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Norte do Estado

Após contaminação em lago, carpas do Parque do Japão vão ser transferidas para novo tanque

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A Prefeitura de Maringá, no norte do Paraná, retirou cerca de 300 carpas que estavam no lago do Parque do Japão depois de mais de 500 animais aparecerem mortos. Há indícios de que a água foi contaminada. O lago foi esvaziado e, mesmo não estando tão bonito como antes, o parque continua recebendo os visitantes. O local está tomado por máquinas pesadas.

As carpas que sobreviveram foram transferidas para uma outra lagoa isolada. Amostras da água e dos peixes foram coletadas para identificar a causa do problema. Uma análise preliminar apontou que o lago foi contaminado por produtos químicos.

Para fazer a limpeza, as máquinas estão retirando toda a terra e as pedras que ficavam no fundo do lago. A previsão é que o trabalho seja concluído em 30 dias.

A lagoa para onde as carpas foram transferidas também passará pelo mesmo processo. Um novo tanque está sendo construído de forma emergencial. O espaço vai receber água de um poço artesiano para abrigar as carpas que continuam no parque.

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“O trabalho com as máquinas no fundo termina essa semana. Já a limpeza, é um trabalho mais minucioso, tem que retirar uma profundidade de 50 centímetros, depois temos que descontaminar as pedras, reconstruir e colocar os filtros nas nascentes”, explicou Maria Ligia Guedes, diretora do Parque do Japão.

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Duplicação de Londrina a Mauá da Serra terá investimento de R$ 148 milhões

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Duplicação de Londrina a Mauá da Serra terá investimento de R$ 148 milhões

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) divulgou nesta segunda-feira (22) o resultado final da licitação para duplicar a PR-445 entre Mauá da Serra e o distrito de Lerroville, de Londrina, na região Norte. O consórcio DT PR 445, composto pelas empresas Dp Barros Pavimentação e Construção Ltda. e Tríade Pavimentações S.A., foi declarado vencedor por ter feito a proposta de preço mais vantajosa à administração pública, de R$ 148.032.561,17, e por ter toda a sua documentação habilitada. As demais participantes têm cinco dias úteis, até as 18h do dia 26 de novembro, para protocolarem recursos quanto ao resultado da licitação, seguido por outros cinco dias para contrarrazões, caso algum recurso seja interposto. Na sequência será publicada a homologação do resultado e adjudicação da realização da obra à vencedora, seguidas por trâmites internos para assinatura do contrato. Estão previstas a duplicação de 27,07 quilômetros da PR-445, implantação de um viaduto no acesso ao município de Tamarana, vias marginais entre Tamarana e Lerroville, uma rótula no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas, e restauração da pista existente. A pista nova terá duas faixas de rolamento de 3,60 m cada, em sentido único, e acostamento externo de 2,50 m, separada da pista atual por um canteiro central de 7 m a 9 m de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho. No local onde não será possível o canteiro, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto New Jersey, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura em cada lado. O prazo para concluir a obra é de 18 meses após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço. Serão beneficiados diretamente os mais de 25 mil habitantes de Mauá da Serra e Tamarana, além de todo o tráfego de veículos entre Londrina e Curitiba, ou entre Londrina e Paranaguá.

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