Paraná
Agências do Trabalhador iniciam a semana com mais de 13 mil oportunidades de emprego
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 13.051 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.200 oportunidades. Na sequência, estão as funções de magarefe, com 543 vagas, operador de telemarketing ativo e receptivo, com 342, e repositor de mercadorias, com 147.
A Região Metropolitana de Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (2.510). Entre as principais, são ofertadas 218 vagas para operador de telemarketing ativo e receptivo, 141 para repositor de mercadorias, 124 para operador de telemarketing apenas respectivo e 105 para auxiliar de linha de produção.
Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 63 vagas para preenchimento urgente, com procura para fiscal de loja (35), carpinteiro (15), encanador industrial (07), eletrotécnico (05) e biomédico (01).
A região de Toledo aparece em seguida, com 2.234 oportunidades. São ofertadas 692 vagas para auxiliar de linha de produção, 130 para abatedor de porcos, 20 para magarefe e 15 para safrista.
Nas demais regionais do Interior são destaques Cascavel (1.424), Umuarama (790), Maringá (752), Pato Branco (682) e Foz do Iguaçu (682). Em Cascavel, as funções que lideram as ofertas são auxiliar de linha de produção, com 458 vagas, magarefe, com 218, servente de obras, com 77, e pedreiro, com 35 oportunidades.
Em Umuarama, os destaques são para auxiliar de linha de produção (425), costureiro (40), magarefe (40) e auxiliar de costura (17).
Em Maringá, há oferta de emprego para auxiliar de linha de produção, com 163 oportunidades, magarefe, com 155, trabalhador da cultura de cana-de-açúcar, com 50, e alimentador da linha de produção, com 26.
Na região de Foz do Iguaçu são 245 vagas para auxiliar de linha de produção, 103 para operador de caixa, 94 para repositor em supermercados e 22 para açougueiro.
Em Pato Branco há procura por profissionais para as vagas de auxiliar de linha de produção (146), operador de processo de produção (33), ajudante de pátio de sucata (30) e supervisor em seção de serviços gerais (30).
Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.
Fonte: Governo PR
Paraná
Em Londrina, Ministério Público do Paraná expede recomendação administrativa ao Município para preservação da arborização urbana
O Ministério Público do Paraná, por meio da 20ª Promotoria de Justiça de Londrina, no Norte Central do estado, expediu nesta quinta-feira, 13 de agosto, recomendação administrativa que trata da necessidade de aprimoramento dos processos de avaliação, poda e erradicação de árvores no Município de Londrina, bem como da revisão do Plano Diretor de Arborização Urbana do Município (Lei Municipal 11.996/2013).
Áudio da promotora de Justiça Révia Aparecida Peixoto de Paula Luna
A medida decorre de apuração de um caso concreto de corte de árvores na Avenida Henrique Mansano, ocorrido em agosto de 2023, em que se constatou que as avaliações técnicas que embasaram a autorização de erradicação eram precárias — anotações manuscritas, sem identificação adequada dos exemplares e sem observância dos critérios técnicos exigidos pela legislação municipal. Além disso, avaliação técnica do Conselho Municipal do Ambiente (Consemma) constatou indícios de que parte das árvores removidas estava saudável.
Ao expedir a recomendação, a Promotoria de Justiça destaca os efeitos da urgência climática e os impactos da falta de arborização adequada sobre a saúde pública e o conforto térmico da população, citando estudos científicos e dados de organismos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que associam o calor extremo ao aumento de mortes por doenças cardiovasculares e respiratórias, com maior impacto sobre idosos, crianças e populações vulneráveis. Também é mencionada pesquisa sobre o fenômeno das “ilhas de calor” em Londrina, que identificam maior temperatura de superfície nas regiões mais urbanizadas e com menor cobertura vegetal.
O Ministério Público destaca ainda, que, em 2025 o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publicou o Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU 2025), que estabelece parâmetros e metas nacionais para a arborização das cidades brasileiras, a exemplo da chamada “regra 3-30-300” — garantir que cada morador veja ao menos três árvores de sua residência, que cada bairro tenha no mínimo 30% de cobertura de copas, e que ninguém resida a mais de 300 metros de uma área verde de qualidade.
Entre as medidas recomendadas está a de que a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) institua, em 90 dias, procedimento operacional padrão para avaliação de risco e autorização de erradicação de árvores. Em até 30 dias, o Município de Londrina deve comprovar o andamento do processo de revisão do Plano Diretor de Arborização Urbana, já iniciado por meio de Grupo de Trabalho instituído por portaria da secretaria Municipal do Ambiente.
Além disso, a recomendação administrativa orienta que sejam adotados, em caráter permanente, o princípio da não regressividade da cobertura arbórea e a prioridade pela manutenção das árvores existentes em obras públicas e privadas, em detrimento do simples corte seguido de replantio. Também devem ser aprimorados os mecanismos de fiscalização quanto ao cumprimento, pelos proprietários de lotes urbanizados, do dever legal de plantio e conservação de árvores nos passeios públicos.
A recomendação administrativa teve como destinatários o Município de Londrina, com cópia à Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), à Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) e à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), além de cópia ao Conselho Municipal do Ambiente (Consemma) e à Procuradoria-Geral do Município.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Brasil6 dias agoMinistro da Saúde realiza visitas técnicas em Santa Casa de Curitiba e Hospital Angelina Caron, em Campina do Sul (PR)
-
Esportes6 dias agoFluminense reage no segundo tempo, empata com o Botafogo, mas amplia jejum no Brasileirão
-
Esportes6 dias agoAtlético-MG e Remo ficam no empate em 2 a 2 no Mangueirão pelo Brasileirão
-
Agro6 dias agoColheita do café chega a 84% apesar do atraso provocado pelo clima
-
Agro4 dias agoSimpósio mostra como elevar o lucro da pecuária a pasto
-
Esportes6 dias agoSão Paulo perde de virada para o Grêmio e chega ao oitavo jogo sem vencer no Brasileirão
-
Entretenimento6 dias agoLorena Maria exibe corpo definido de biquíni e mostra resultado de cirurgias plásticas
-
Entretenimento6 dias agoMariana Rios fala sobre perda gestacional e reforça fé em Deus: ‘Coração em paz’
