Connect with us


Paraná

Com regularização, IAT acaba com impasse ambiental de 35 anos em Guaratuba

Publicado em

O Instituto Água e Terra (IAT), por meio da regional do Litoral, resolveu um impasse que se arrastava por 35 anos em Guaratuba, no Litoral. O órgão ambiental, com suporte da Prefeitura de Guaratuba, emitiu neste mês a Licença Ambiental que regulariza o loteamento Castel Novo, um dos mais antigos do município. A medida foi possível graças a um acordo judicial que envolveu também a RAT Incorporações e Empreendimentos, empresa responsável pelo terreno de 17,32 hectares (cerca de 20 campos de futebol).

O Castel Novo foi autorizado pelo município na década de 1990, antes da existência da Lei da Mata Atlântica, que é de 2006; da criação do Parque Estadual do Boguaçu, de 1998, e pouco depois da implantação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba, em 1992, todos territórios protegidos nas cercanias do loteamento. Com isso, o local ficou por mais de três décadas no limbo jurídico, impactando diretamente no meio ambiente de toda a região.

Engenheiro responsável pela sede de Guaratuba do IAT, Leandro Duarte destacou que a regularização do imóvel passa a ser considerado um marco para o Litoral, região que passa por forte expansão econômica e imobiliária em decorrência de obras estruturantes implementadas pelo Governo do Paraná, como a revitalização da Orla de Matinhos e a Ponte de Guaratuba.

Leia mais:  Projeto da PCPR é campeão de concurso nacional de inovação no setor público

“A ocupação estava aumentando muito em loteamentos que foram aprovados anteriormente à lei da Mata Atlântica, como é o caso do Castel Novo. A legalização nos permite uma série de benefícios, como as condicionantes ambientais destacadas pelo próprio licenciamento”, diz.

Entre as compensações que terão de ser implementadas pela incorporadora está a manutenção de uma área florestal que será destinada à criação de uma unidade de conservação municipal. A prefeitura de Guaratuba também será contemplada com a destinação de 178 lotes, que servirão para a construção de moradias populares, creches, praças e outras estruturas urbanas, conforme aprovado no acordo judicial.

Há, também, contrapartidas sociais, com impacto direto para a população, já que, com o licenciamento, o empreendimento passa a contar com parâmetros claros de ocupação, abrangendo áreas públicas, lotes da incorporadora e espaços comuns, além da exigência de que cada nova construção apresente projetos adequados de esgotamento sanitário. Também foi determinada a eventual realocação de famílias que ocupam áreas irregulares para terrenos dentro do próprio loteamento.

Leia mais:  Promotoria de Justiça de Curitiba denuncia por maus-tratos homem que mantinha cão preso a corrente curta e com cadarço apertado no pescoço

“Temos a garantia que todos os sistemas necessários, como o sistema de esgoto, de água, iluminação, drenagem e pavimentação, serão executados pela empresa, trazendo assim uma qualidade de vida melhor”, afirma o chefe regional do Instituto Água e Terra, Altamir Hacke.

Outra medida compensatória é a construção, pela incorporadora, de uma base de apoio ao Parque Estadual do Boguaçu, em Guaratuba, área administrada pelo IAT.

Para a chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba, Célia Cristina Lima Rocha, a regularização ambiental do Loteamento Castel Novo representa um avanço decisivo para o ordenamento territorial da região. “Reforça a proteção de áreas sensíveis e garante o uso adequado do solo. A criação do parque municipal também é muito importante, pois vai proteger a biodiversidade e oferecer à comunidade um espaço voltado à educação ambiental e ao uso público controlado”, destaca. 

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

PMPR e IAT apreendem 95 aves e aplicam mais de R$ 400 mil em multas em Guarapuava

Published

on

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), e o Instituto Água e Terra (IAT) apreenderam 95 aves silvestres e aplicaram R$ 400,7 mil em multas durante a Operação Voo Livre, realizada entre esta segunda e quinta-feira (15 e 18), em Guarapuava, na região Central do Estado.

A ação fiscalizou 40 criadores amadores de passeriformes e teve como objetivo verificar a regularidade da manutenção de aves silvestres em cativeiro. Durante as vistorias, os agentes identificaram diversas irregularidades relacionadas à criação e manutenção dos animais.

Das 95 aves apreendidas, 25 foram imediatamente devolvidas à natureza. Outras 11 foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) para avaliação e recuperação. As demais permaneceram sob responsabilidade do Instituto Água e Terra, em parceria com o centro especializado.

Segundo o comandante da 4ª Companhia de Polícia Ambiental, capitão Leandro Warde Fonseca, a atuação integrada dos órgãos reforça o combate aos crimes ambientais e garante a destinação adequada dos animais resgatados. “A integração entre a Polícia Militar Ambiental, o Instituto Água e Terra e o Cetras reforça o compromisso conjunto no combate aos maus-tratos e ao tráfico de animais silvestres, garantindo a recuperação e a destinação adequada daqueles apreendidos”, destacou.

Leia mais:  Fim de semana será de sol e calor pelo Paraná, prevê o Simepar

De acordo com a coordenadora de Fiscalização do Escritório Regional do IAT em Guarapuava, Caroline Rech, as ações também contribuem para a preservação da fauna nativa. “Além de garantir o cumprimento da legislação ambiental, essas ações fortalecem a proteção da biodiversidade, promovem a rastreabilidade dos animais e contribuem para a conservação das populações naturais de aves silvestres”, afirmou.

A manutenção irregular de aves silvestres em cativeiro e os maus-tratos aos animais podem causar impactos significativos ao meio ambiente, comprometendo a reprodução das espécies, a dispersão de sementes e o equilíbrio ecológico. Por isso, a fiscalização desses plantéis é considerada fundamental para a proteção da biodiversidade e da saúde única.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262