Esportes
Coritiba tem sequência de jogos mais ‘tranquilos’
Com praticamente uma semana para trabalhar visando a retomada da Série B do Campeonato Brasileiro, dia 9, diante do Criciúma, em Santa Catarina, o Coritiba terá uma sequência de jogos contra times que estão na parte debaixo da classificação da competição nacional. Mas enfrentar essas equipes que não estão bem colocadas não é sinônimo de facilidade. O Verdão, fora do G4, mas próximo da parte de cima da tabela, sabe da importância de conseguir bons resultados para coloca-lo na briga direta pelas primeiras colocações.
Além do Criciúma, que está na 14ª colocação, o Coritiba terá pela frente dois jogos em casa contra São Bento e Vila Nova, que ocupam atualmente a 12ª e a 16ª posições, respectivamente, e outro embate diante do Operário, em Ponta Grossa, que é o primeiro time dentro da zona de rebaixamento. No entanto, segundo o técnico Umberto Louzer, a primeira meta é vencer o Tigre, em Santa Catarina, emplacar duas vitórias seguidas fora e se posicionar novamente perto ou até dentro do G4.
“Temos primeiro o Criciúma e vamos para lá para fazer um grande jogo e buscar mais um resultado favorável de três pontos. Em dois jogos fora de casa com seis pontos, você recuperaria os pontos perdidos dentro de casa. Depois, temos uma sequência de duas partidas em casa e, confirmando os dois resultados diante da nossa torcida, colocaria o clube dentro do G4, que é o objetivo principal. Vamos focar no Criciúma, canalizar a energia para fazer um grande jogo e conseguir a vitória que é de suma importância para nós nessa retomada”, afirmou Louzer.
Atualmente com 12 pontos conquistados e na 9ª colocação na classificação da Série B, o Coritiba já definiu uma meta de pontos para essa sequência de jogos contra times que estão, por ora, lutando na parte debaixo da tabela. No entanto, o técnico Umberto Louzer prefere se apegar ao trabalho feito nesta intertemporada e projeta duelos complicados pela frente para o Coxa.
“A gente tem conversado internamente. Nós da comissão com o Rodrigo (Pastana executivo de futebol), o presidente e o G5, determinando uma pontuação. Estamos trabalhando sim, mas não vamos nos apegar aos números, a tabela, ao posicionamento dos adversários. Vamos acreditar naquilo que temos feito nas sessões de treinamentos e encarar cada adversário com muita seriedade. Quem está embaixo, está trabalhando para sair dessa situação e é isso que temos que canalizar nossas forças”, emendou o treinador.
A verdade é que o Coritiba deve voltar dessa parada para a Copa América ainda mais pressionado. Além de ter o acesso à primeira divisão como obrigação nessa temporada, o Coxa vai enfrentar times que estão na parte debaixo da classificação. Pressão que o zagueiro Walisson Maia, depois de uma passagem sem sucesso pelo Vitória no ano passado, conhece bem.
“O Coritiba tem uma camisa muito forte, muito pesada. Todos os atletas que vestirem essa camisas precisam estar preparados para essa pressão. O grupo é muito bom, o time tem qualidade e o ambiente é muito bom. Então, todos estão muito confiantes e tenho certeza que, ao final do ano, vamos conquistar a vaga na Série A”, arrematou o defensor alviverde.
Por Redação Tribuna Paraná-Luiz Ferraz
Esportes
Rayan salva Brasil no fim e Seleção empata com a Austrália em estreia após a Copa
Em sua primeira partida depois da eliminação na Copa do Mundo de 2026, o Brasil não convenceu, mas escapou da derrota. A Seleção empatou em 1 a 1 com a Austrália nesta sexta-feira, no Queensland Country Bank Stadium, em Townsville, e só conseguiu evitar o tropeço no último lance da partida, quando Rayan cabeceou para deixar tudo igual. Irankunda, de falta, havia colocado os donos da casa na frente.
O técnico Carlo Ancelotti aproveitou o amistoso para testar e deu chances de estreia a Vitor Reis, Matheuzinho, Mauro Júnior e Jair. As mudanças, porém, não renderam o efeito esperado: a equipe apresentou um futebol pobre e ainda sofreu com as más condições do gramado.
O jogo
O primeiro susto, aliás, veio dos australianos. Aos seis minutos, Irankunda arriscou de longe e obrigou Hugo Souza a fazer boa defesa. O Brasil, atrapalhado pelo campo irregular de Townsville, demorou a se encontrar e só chegou com perigo aos 25 minutos, em chute de Estêvão para fora. Aos 37, Vinicius Júnior disparou em contra-ataque e serviu Raphinha, que finalizou por cima, com desvio. Estêvão ainda comemorou um gol aos 45 minutos, mas o tento foi anulado após revisão do VAR, por falta de Bruno Guimarães na origem da jogada.
O segundo tempo começou no mesmo ritmo lento. Sem conseguir criar, o time brasileiro só voltou a assustar aos 17 minutos, quando Vini Jr. lançou Raphinha, que invadiu a área e chutou cruzado, com muito perigo.
A Austrália soube capitalizar a fraca atuação brasileira. Aos 22 minutos, Irankunda cobrou falta com força, no alto, sem chances de defesa para Hugo Souza, e abriu o placar.
A Seleção partiu para o tudo ou nada na reta final e foi premiada no último lance. Raphinha cobrou escanteio com precisão para Rayan, que cabeceou firme. A bola desviou no goleiro Beach, tocou o travessão e entrou, garantindo o empate.
O Brasil volta a campo na terça-feira, 29, para o segundo amistoso contra a Austrália, às 7h (de Brasília), no Suncorp Stadium, em Brisbane.
| Austrália 1 x 1 Brasil | |
|---|---|
| Competição | Amistoso |
| Local | Queensland Country Bank Stadium, em Townsville (Austrália) |
| Data | 25 de setembro de 2026 (sexta-feira) |
| Horário | 7h (de Brasília) |
| Placar | Austrália 1 x 1 Brasil |
| Cartões amarelos | Irvine (Austrália) |
| Cartões vermelhos | Nenhum |
| ARBITRAGEM | |
|---|---|
| Árbitro | Ryo Tanimoto (JAP) |
| Assistentes | Kota Watanabe (JAP) e Kohe Ando (JAP) |
| VAR | Yusuke Araki (JAP) |
| GOLS | |
|---|---|
| Irankunda | Aos 22 minutos do 2º tempo (Austrália) |
| Rayan | Aos 49 minutos do 2º tempo (Brasil) |
| ESCALAÇÕES | |
|---|---|
| Austrália | Beach; Italiano (Geria), Circati, Souttar, Herrington e Behich; Irvine (Yazbek) e Okon-Engstler (O’Neill); Metcalfe (Younis), Irankunda (McGree) e Yengi. Técnico: Tony Popovic |
| Brasil | Hugo Souza; Matheuzinho, Marquinhos, Vitor Reis (Jair) e Douglas Santos (Mauro Júnior); Danilo e Bruno Guimarães (Douglas Luiz); Raphinha, Estêvão (Rayan), Vini Jr. (Samuel Lino) e Endrick (Pedro). Técnico: Carlo Ancelotti |
Fonte: Esportes
-
Paraná2 dias agoEm Marialva, homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná por estuprar e engravidar a própria filha adolescente é condenado a quase 56 anos de reclusão
-
Esportes5 dias agoBrasileirão: 28ª rodada tem líder em campo e clássicos na briga pelo topo
-
Paraná2 dias agoMPPR ajuíza ação para a suspensão de contratações temporárias na Secretaria Estadual de Saúde e convocação de candidatos aprovados em concurso público
-
Política Nacional7 dias agoLei proíbe prisão de candidatos e eleitores durante período de votação
-
Educação7 dias agoEdital cria rede nacional de pesquisa em Educação Especial Inclusiva
-
Economia7 dias agoGT reúne setor produtivo para debater competitividade e melhoria do ambiente de negócios
-
Esportes6 dias agoMirassol vence o Botafogo na estreia de Tite e se afasta da zona de rebaixamento
-
Esportes6 dias agoSantos vence o Remo no fim e chega à quarta vitória consecutiva no Brasileirão
