Paraná
Em encontro do Cosud com Haddad, Ratinho Junior destaca saúde financeira do Paraná
Os governadores dos estados integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) se encontraram nesta terça-feira (26) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Brasília. O governador Carlos Massa Ratinho Junior, presidente do consórcio, apresentou a pauta de renegociação das dívidas dos estados e ressaltou que o Paraná está com boa saúde financeira do Paraná. O estado saiu da oitava maior Dívida Consolidada Líquida (DCL) do País em 2018 para se tornar segundo ente da federação com a menor dívida líquida em 2023.
Em cinco anos, através de instrumentos de boa gestão fiscal, o Estado saiu de R$ 14,5 bilhões de Dívida Consolidada Líquida (DCL) em 2018 para a segunda melhor situação entre os estados em 2023, com dívida líquida de R$ -2,87 bilhões. Com isso, o Paraná é um dos únicos quatro estados com dívida líquida negativa em todo o Brasil. Os outros são Espírito Santo, Mato Grosso e Paraíba.
Ter dívida líquida negativa significa que o Estado tem disponibilidade financeira superior à dívida de longo prazo. Na prática, isso representa sustentabilidade nas contas e garante que o Estado tenha condições de executar programas de governo e realizar investimentos nas mais diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura e segurança, por exemplo, ao invés de gastar com o pagamento de juros.
A gestão responsável das contas públicas do Paraná tem sido uma referência nacional para os demais estados brasileiros. O Estado também figura na liderança do Índice de Liquidez do Ranking de Competitividade dos Estados de 2023. O indicador avalia a capacidade que os estados têm de cumprir suas obrigações financeiras com base nos recursos disponíveis.
- PIB do Paraná cresce o dobro da média nacional em 2023, com alta de 5,8%
- 4,6 milhões de paranaenses passaram a ter coleta de esgoto nos últimos anos, aponta estudo
PAUTA DO ENCONTRO – Os governadores apresentaram ao Ministério da Fazenda propostas de renegociação das dívidas dos estados com a União, com foco na região Sul-Sudeste. Dos 27 estados brasileiros, 23 têm dívidas de longo prazo. Dos sete estados do Cosud, cinco estão entre as seis maiores DCLs vigentes, e apenas Paraná e Espírito Santo têm dívidas líquidas negativas.
Entre as propostas discutidas está revisão do indexador das dívidas e da taxa de juros, o que, a médio e longo prazo, ajudaria a sanar as finanças dos estados endividados. “Essa não é uma pauta regional, apenas dos estados do Cosud, mas que interessa a todos os estados do Brasil. Se você tem estados com saúde financeira, isso colabora com a economia e com o desenvolvimento de todo o País”, disse o governador Ratinho Junior.
“Estamos trabalhando na construção de soluções para os estados que têm problemas de dívidas feitas no passado, que hoje acarretam dificuldades financeiras para alguns deles. Não são todos. Nós temos estados que estão com as contas equilibradas e que compõem o Cosud, mas todos são solidários àqueles que precisam dessa construção e solução junto ao Ministério da Fazenda”, complementou Ratinho Junior.
O governo federal estabeleceu um cronograma de 60 dias para definir os termos finais de uma proposta, que será encaminhada ao Congresso Nacional.
Fonte: Governo PR
Paraná
Empresários do turismo podem participar de mais duas feiras junto ao Viaje Paraná
O Viaje Paraná, vinculado à secretaria estadual do Turismo, está com seleção aberta para a participação de empresários e representantes do setor em duas feiras nos meses de julho e agosto. Os eventos acontecem em Ponta Grossa (04 e 05/07) e Ribeirão Preto (SP), em 21 e 22/08.
O primeiro evento é do segmento do turismo sobre rodas, o Festival Rota 01, que reúne motos, música, gastronomia e exposição, uma grande oportunidade de mostrar o potencial do turismo paranaense. O Festival comemora a primeira viagem de moto da América do Sul, em 1923. As inscrições para expor produtos e serviços no estande do Viaje Paraná devem ser feitas até 23 de junho neste link. Acesse o Chamamento Público.
O segundo é a 28ª Feira de Turismo AVIRRP 2026, que promove conexões entre profissionais do turismo em nível nacional e internacional, com oportunidades comerciais, apresentação de destinos e atualização sobre as tendências do mercado. As inscrições para participar do estande seguem até 28 de junho e podem ser feitas neste link. O chamamento público está disponível AQUI.
FESTIVAL ROTA 01 – O evento representa um marco importante para o Paraná, em comemoração à Rota 01, que possui um trajeto de 400 km (ida e volta), com início em Ponta Grossa (Campos Gerais) e seguindo até Antonina (Litoral). Nesse percurso, os viajantes passam por atrativos que incluem turismo de natureza e restaurantes com culinária típica paranaense.
Fazem parte desse roteiro atrativos nas cidades de Ponta Grossa, Palmeira, Balsa Nova (São Luiz do Purunã), Campo Largo, Curitiba, Pinhais, Piraquara, Morretes, Antonina e também na Serra do Mar, que possui o maior remanescente preservado de Mata Atlântica do Brasil, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade.
“A Rota 01 foi criada antes da estrada mais famosa do mundo, a Rota 66, localizada nos Estados Unidos. Eventos do turismo sobre rodas, como este, são fundamentais para atrair turistas de todo o Brasil e até mesmo do Exterior, justamente por essa particularidade do nosso Estado”, disse o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapua Cortes.
O trajeto paranaense ficou conhecido em 1923 como o primeiro passeio de mototurismo do Brasil. A Rota 66, localizada nos Estados Unidos, foi instituída em 1926 e tornou-se mundialmente conhecida nos anos 50 e 60, ao unir o sentimento de liberdade idealizado pelos jovens americanos que em suas motos Harley Davidson e Indian aventuraram-se em busca das praias do Pacífico.
O evento acontece no Sesc Estação Saudade, em Ponta Grossa, nos dias 04 e 05 de julho, e tem entrada gratuita.
AVIRRP 2026 – Este é o segundo ano em que o Viaje Paraná apresenta o turismo do Estado na feira que reúne, nesta edição, mais de 300 marcas do turismo nacional e internacional e cerca de 60 coexpositores já confirmados com a expectativa de atingir mais de 5,7 mil visitantes em dois dias.
“É um espaço importante para expor nossos produtos e serviços e, para os coexpositores, uma forte rede de networking e geração de negócios. É um ambiente ideal para conectar agentes de viagens, operadoras, fornecedores e destinos”, destaca Irapuan Cortes.
O evento será no Hotel Tryp by Wyndhan e no Taiwan Centro de Eventos, em Ribeirão Preto (SP), em 21 e 22 de agosto, com Feira de Negócios, palestras e treinamentos.
Fonte: Governo PR
-
Educação7 dias agoMEC debate cooperação em educação com países lusófonos
-
Política Nacional7 dias agoSenado analisa propostas de agenda legislativa sobre direitos das mulheres
-
Brasil6 dias agoMinistério da Saúde e fãs da banda BTS se unem para incentivar a doação de sangue
-
Política Nacional7 dias agoComissão aprova proibição de leilão e penhora de espaços culturais tombados
-
Esportes5 dias agoAlemanha revive placar histórico e atropela Curaçao na estreia da Copa do Mundo
-
Brasil7 dias agoSeminário destaca avanço da parceria do SUS com hospitais de excelência para ampliar o acesso à saúde
-
Esportes6 dias agoBrasil empata com Marrocos em estreia nervosa na Copa do Mundo
-
Agro5 dias agoEmbargo exige ampliar rastreabilidade e controle de medicamentos
