Paraná
Estação Sanepar e mascote Sane vão levar diversão e informações ao Interior
A partir desta segunda-feira (4) e durante todo o mês de março, a Estação Sanepar e a mascote Sane vão fazer paradas ambientais em diversos municípios do Estado. As atividades estão relacionadas ao saneamento e aos recursos hídricos. O objetivo é repassar informações sobre as importantes questões ambientais e de saneamento de forma lúdica e divertida.
A Estação Sanepar leva aos estudantes jogos de tabuleiro, quebra-cabeça, jogo de cartas, jogo da memória para as crianças da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a fim de despertar a consciência ambiental e criar uma nova postura em relação aos hábitos de consumo de água, de poluição ambiental, do desperdício, de preservação ambiental e da importância do saneamento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
- Rede pública de ensino e CRAS de Iretama passam por capacitação em saneamento
-
Obras da Sanepar vão ampliar em 25% produção de água em Ivaiporã
Nessas atividades, estão sendo priorizadas as escolas das cidades que estão com obras em andamento ou previstas de implantação ou ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto, como é o caso dos distritos de Floriano e Iguatemi, no município de Maringá, no Noroeste.
O projeto de educação ambiental e de sustentabilidade está sendo aplicado por empresa contratada pela Sanepar: a JPR Ambiental, que está definindo o cronograma das atividades em parceria com as secretarias municipais.
Confira a programação:
MARINGÁ (Noroeste) – Na tarde de segunda-feira (4), a atividade será na Escola Municipal Lázara Ribeiro Vilella, no distrito de Floriano. Na terça (5), na Escola Paulo Freire, no distrito Iguatemi. E na quarta-feira (06), será a vez da Escola Municipal Dona Angelina Meneguetti, na cidade.
CAMPO MOURÃO (Centro-Oeste) – Dias 7 e 8 de março, os trabalhos serão nas escolas municipais Mário de Miranda Quintana e Florestan Fernandes.
CORUMBATAÍ DO SUL (Centro-Oeste) – Dia 11 de março, na Escola Municipal Cecília Mereiles.
BARBOSA FERRAZ (Centro-Oeste) – Dia 12 de março, na Escola Municipal Jacira Momesso de Almeida Peternelli.
FAROL (Centro-Oeste) – Dia 13 de março, no Centro Municipal de Educação Infantil; e no dia 14, a Escola Municipal Casimiro de Abreu.
SÃO JORGE DO PATROCÍNIO (Noroeste) – Dia 20 de março, na Escola Municipal João Batista de Melo.
Nos últimos dias de março, serão atendidas escolas em Roncador, Pérola, Maria Helena, Umuarama, Guairaçá e Paranavaí.
VERÃO MAIOR PARANÁ – A Estação Sanepar registrou 13.364 atendimentos, de dezembro a fevereiro, em Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná, dentro da programação do Verão Maior Paraná. Sempre com a presença da mascote Sane, a equipe interagiu com adultos e crianças na abordagem de assuntos ambientais e de saneamento.
Fonte: Governo PR
Paraná
Copel realiza mutirão de regularização de cabos de telecom em Cambé e em Arapongas
A Copel, em parceria com a prefeitura e as operadoras de internet e telefonia, promove nesta segunda-feira, dia 22 de junho, um mutirão de regularização de cabeamento de telecomunicações em situação irregular na região do Jardim Ana Rosa, em Cambé, Norte do Paraná. Já na terça-feira (23), o mutirão será realizado em Arapongas.
De acordo com o gerente de Compartilhamento de Estruturas da companhia, Fabrício Salmazo, “a Copel notificou 19 operadoras de telecomunicações e dados que atuam em Cambé a participar do mutirão. A escolha do local foi definida em conjunto com a prefeitura”.
As intervenções contemplam 58 postes na Avenida Antônio Raminelli, ao longo de oito quarteirões, do trecho da PR-445 até a Rua Antônio Mantovani, rotatória do Ginásio de Esportes. O trabalho será executado das 9h às 16h e conta com o apoio da prefeitura na organização do trânsito. A atividade será efetuada somente com boas condições climáticas.
De janeiro a maio deste ano, em mutirões semelhantes em Cambé, foram removidas mais de uma tonelada de cabos em desacordo com as normas de instalação e segurança, em atividades realizadas na área central e no Jardim Novo Bandeirantes.
A Copel ressalta que a manutenção da fiação telefônica e de internet dentro das normas de instalação e de padrões de segurança é de responsabilidade das operadoras de telecomunicações, conforme determinam normas legais que regem o tema, em resoluções conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), relativas ao compartilhamento de postes.
Cabe às distribuidoras de energia elétrica fiscalizar a correção dessas instalações e notificar as empresas responsáveis, em caso de desacordo, para que os serviços de recomposição do cabeamento nos postes sejam feitos dentro dessas normas.
A Copel alerta que, por segurança, a população nunca deve encostar em fios soltos. Situações de instalações em desacordo ou que ofereçam riscos às pessoas devem ser comunicadas à Copel via telefone 0800 51 00 116.
ARAPONGAS – Uma equipe da Copel vai fazer fiscalização de cabos de telefonia e internet na terça-feira (23), na Avenida Maracanã, em Arapongas. Todas as 13 operadoras que atuam na via foram notificadas. Os fios que estiverem em desacordo com as normas técnicas e de segurança serão removidos. O serviço, das 9h às 16h, conta com o apoio da prefeitura, por meio da Guarda Municipal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por se tratar do trecho urbano da BR-369, e da Defesa Civil Municipal. A atividade será iniciada a partir do trecho com a Rua Pica Pau Velho e seguirá sentido centro da cidade.
Fonte: Governo PR
-
Esportes7 dias agoAlemanha revive placar histórico e atropela Curaçao na estreia da Copa do Mundo
-
Esportes7 dias agoHolanda e Japão empatam em duelo eletrizante na Copa
-
Entretenimento6 dias agoAndréa Sorvetão investe em estética após perder 20 quilos e mudar estilo de vida
-
Esportes7 dias agoCosta do Marfim vence o Equador no fim e estreia com força na Copa do Mundo
-
Paraná4 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Esportes7 dias agoAustrália bate a Turquia na estreia e larga bem no Grupo D da Copa do Mundo
-
Agro5 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Paraná6 dias agoEstado firma acordo e novo Viaduto do Orleans será construído pela Ecorodovias
