Paraná
Cinema na Praça continua no Centro-Sul e chega à última semana depois do Carnaval
A temporada de 2024 do Cinema na Praça está perto do fim, mas a carreta com a tela gigante ainda vai passar por 10 municípios paranaenses até 20 de fevereiro. Nesta semana, as exibições ao ar livre acontecem em Rio Azul, Inácio Martins e Rebouças, na região Centro-Sul, até esta sexta-feira (9). As sessões fazem uma pequena pausa para o Carnaval e retornam na semana seguinte para a última rodada, em São João do Triunfo, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Guamiranga, Ivaí, Ipiranga e Coronel Vivida.
Nesta edição, o Governo do Estado está levando o Cinema na Praça a 38 cidades com até 30 mil habitantes. A iniciativa, que teve início em 2019, leva sessões gratuitas de cinema em exibições ao ar livre em cidades ou distritos que não têm salas de cinema comerciais. O circuito itinerante exibe dois filmes por noite: o infantil “Patrulha Canina – O Filme” inicia, às 19h e, na sequência, às 21h, a cinebiografia brasileira “Dois Filhos de Francisco”.
- Casa da memória audiovisual do Paraná, Museu da Imagem e do Som completa 55 anos
-
Shows da Oficina de Música de Curitiba reafirmam Teatro Guaíra como espaço icônico no Paraná
Em “Patrulha Canina – O Filme”, o filhote Ryder e seus amigos têm um grande desafio: impedir o novo prefeito de Adventure City, Humdinger, de causar muitos problemas. A turma ainda ganha uma nova aliada para a missão: a esperta basset Liberty. Juntos e equipados com muita tecnologia, a Patrulha Canina luta para salvar os moradores de Adventure City.
“Dois Filhos de Francisco” conta a história da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, desde a infância pobre até o sucesso nacional na música. O filme destaca a determinação e o amor incondicional de seu pai, Francisco, que luta para transformar os sonhos de seus filhos em realidade, enfrentando obstáculos e provações ao longo do caminho.
Confira o cronograma do Cinema da Praça:
7 de fevereiro
Rio Azul
Praça dos Rodoviários – Rua Getúlio Vargas, 31
8 de fevereiro
Inácio Martins
Praça Central – Rua Sete de Setembro, 400
9 de fevereiro
Rebouças
Praça dos Ferroviários – Rua Antônio Franco Sobrinho, 166
13 de fevereiro
São João do Triunfo
Ao lado da Igreja Matriz – Rua Demétrio Hauage, 59
14 de fevereiro
Fernandes Pinheiro
Praça Doutor Manoel Pedro Correia Lima, Av. Ivo Leão, 360
15 de fevereiro
Teixeira Soares
Praça Ovídio Ismael Gubert – Rua XV de Novembro, 43
16 de fevereiro
Guamiranga
Em frente à Câmara Municipal – Rua José Machado do Nascimento, 56
17 de fevereiro
Ivaí
Praça Miguel Calmon – Rua Cândido de Abreu, 252
18 de fevereiro
Ipiranga
Praça Central – Rua João Ribeiro da Fonseca, 213
20 de fevereiro
Coronel Vivida
Praça Angelo Mezzomo – Rua Marechal Deodoro, 163
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. Além do reforço na segurança, a agenda continua até o final de fevereiro com shows de grandes sucessos nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná. Veja a programação no site www.verao.pr.gov.br.
Fonte: Governo PR
Paraná
Paraná avança na atualização do Plano Aeroviário Estadual com visitas técnicas a aeroportos
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL), por meio do Departamento de Gestão e Planejamento de Infraestrutura e Logística (DGPIL), realiza uma série de visitas técnicas a aeroportos de diferentes regiões do Paraná para atualizar o Plano Aeroviário Estadual (PAE). O documento orienta o planejamento integrado do transporte aéreo e da infraestrutura de interesse estadual nos horizontes de curto, médio e longo prazos.
A iniciativa tem como objetivo revisar informações sobre a malha existente, identificar novas demandas e subsidiar o planejamento de futuras ações e investimentos. O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, destaca que o trabalho é fundamental para garantir que o setor acompanhe o crescimento econômico e social do Paraná.
“O Paraná vive um momento de crescimento econômico e ampliação dos investimentos, o que exige planejamento e visão de longo prazo para a infraestrutura de transportes. A atualização do Plano Aeroviário Estadual é fundamental para identificar demandas, orientar investimentos e garantir que a infraestrutura aeroportuária acompanhe o desenvolvimento das diferentes regiões do Estado”, afirma.
Durante as visitas, a equipe técnica realiza levantamentos sobre pistas e terminais, áreas patrimoniais, serviços oferecidos, condições operacionais e potencial de crescimento dos aeroportos. As informações coletadas servem de base para a atualização do PAE e para o aprimoramento das estratégias voltadas à aviação regional.
“As visitas técnicas permitem atualizar informações sobre a infraestrutura existente, os serviços prestados e o potencial de crescimento de cada aeroporto. Esses levantamentos são essenciais para subsidiar a revisão do Plano Aeroviário Estadual e contribuir para o planejamento de futuras melhorias e investimentos no sistema aeroportuário paranaense”, explica Eduardo Tsukuda, técnico da Coordenação de Gestão de Planos e Programas de Infraestrutura e Logística da DGPIL/SEIL-PR.
INTEGRAÇÃO – Além da importância para a economia, os aeroportos desempenham papel estratégico na integração das diferentes regiões do Paraná, facilitando a mobilidade de pessoas e cargas. O sistema também serve como apoio a operações de segurança pública e atendimentos na área da saúde, incluindo missões aeromédicas e o transporte de órgãos para transplantes.
O inventário aeroportuário do Paraná integra o Plano Aeroviário Estadual e contempla o mapeamento de 37 aeródromos públicos e 50 privados em todo o território paranaense. A revisão periódica do documento permite adequar as metas às novas demandas e ampliar as oportunidades de expansão dos terminais.
Ao longo deste ano, a equipe técnica já realizou vistorias nos aeroportos de Andirá, Bandeirantes, Cascavel (Coronel Adalberto Mendes da Silva), Cornélio Procópio (Francisco Lacerda Junior), Internacional de Foz do Iguaçu (Cataratas), Francisco Beltrão (Paulo Abdala), Goioerê, Ibaiti, Marechal Cândido Rondon (Ruben Berta), Medianeira (atualmente em construção), Palmas, Palotina, Realeza, Toledo (Luiz Dalcanale Filho), Umuarama (Orlando de Carvalho) e União da Vitória (José Cleto).
Para os próximos meses, novas agendas estão programadas nos terminais de Apucarana (Capitão João Busse), Arapongas (Alberto Bertelli), Arapoti, Campo Mourão (Coronel Carlos Borges), Castro, Centenário do Sul, Cianorte (Engenheiro Gastão de Mesquita Filho), Internacional Afonso Pena (em São José dos Pinhais), Bacacheri (em Curitiba), Guaíra, Guarapuava (Tancredo Thomas de Faria), Guaratuba, Loanda, Governador José Richa (em Londrina), Manoel Ribas, Regional Sílvio Name Júnior (em Maringá), Santos Dumont (em Paranaguá), Edu Chaves (em Paranavaí), Comandante Antonio Amilton Beraldo/Sant’Ana (em Ponta Grossa), Sertanópolis, Siqueira Campos e Telêmaco Borba.
O cronograma preliminar prevê que a próxima visita ocorra no dia 26 de junho, no Aeroporto Professor Juvenal Loureiro Cardoso, em Pato Branco.
O trabalho faz parte da estratégia do Governo do Estado para fortalecer o planejamento logístico e garantir que a rede de aeroportos acompanhe o desenvolvimento das diversas regiões do Paraná.
Fonte: Governo PR
-
Agro6 dias agoDia dos Namorados impulsiona floricultura no Brasil: criatividade em buquês deve elevar vendas em até 8%
-
Política Nacional5 dias agoCAS aprova identificação biométrica de mães e bebês após o parto
-
Agro7 dias agoPreço do diesel cai quase 4% em maio e reduz custos do transporte no Brasil
-
Esportes4 dias agoAlisson iguala marca histórica de Gylmar e Taffarel ao iniciar sua terceira Copa como titular
-
Entretenimento7 dias agoLuma Cesar mostra presentes trazidos do Japão pelos pais e se declara: ‘Amo vocês’
-
Agro6 dias agoPreço do feijão recua com avanço da segunda safra, mas mercado segue sustentado em 2026
-
Paraná5 dias agoGaeco cumpre mandados em Morretes e Antonina em investigação de possíveis crimes com participação de advogada e servidor terceirizado da Polícia Penal
-
Paraná4 dias agoEstado promove encontro de turismo rural e gastronomia regional em Foz do Iguaçu
