Paraná
Sanepar realiza ações de sustentabilidade com estudantes em manancial de Bituruna
Duas escolas da cidade de Bituruna estão participando do Programa Sustentabilidade: da Escola ao Rio, criado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) com o objetivo de estimular a conscientização sobre a importância da água e da preservação ambiental. Entre as atividades estão a capacitação de professores, a observação crítica e a análise da água do Rio Herval, manancial da cidade, e a construção de soluções para as situações encontradas.
Nesta semana, alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Santa Bárbara fizeram coletas de água no Herval. Com o kit educativo da Sanepar, os estudantes fazem análise das coletas, considerando padrões físicos, químicos e microbiológicos em pontos diferentes de amostragem.
“Pelo programa, fazemos duas análises, em momentos diferentes, para que os estudantes percebam vários aspectos, como a influência de chuvas nos resultados das análises, por exemplo”, explica a gestora ambiental da Sanepar Luciana Garcia, que coordena as atividades em Bituruna.
Luciana explica que o programa, criado em 2013, relaciona conteúdos estudados nas escolas com atividades práticas essenciais para a mobilização da comunidade em prol dos mananciais e que, após as análises, os participantes também elaboram planos de ação.
“Se observarem lixo descartado incorretamente, por exemplo, os estudantes pensam em soluções práticas para a sua realidade. A escola, como um farol, leva as ideias do programa de modo amplo e envolvente para muitas outras pessoas e instituições movimentando a cidade para a questão ambiental”, afirma.
Em Bituruna, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Cívico-Militar Novo Milênio também participam do Programa Sustentabilidade.
OBRAS – As atividades integram as ações socioambientais ligadas às obras de saneamento em Bituruna. Na cidade, ocorre a ampliação da rede coletora de esgoto, com a implantação da rede para atender 1.375 imóveis nas vilas Mariana e São Vicente, o que representa quase 38% da área urbana do município.
Fonte: Governo PR
Paraná
Equipamentos laboratoriais apreendidos em operação do Gaeco serão doados pelo MPPR ao Departamento de Química da UEL
O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), destinou à Universidade Estadual de Londrina (UEL) materiais e equipamentos laboratoriais apreendidos em operação realizada pela instituição. A entrega do acervo de itens foi realizada nesta terça-feira, 6 de outubro, após autorização do Juízo da 2ª Vara Criminal de Londrina. A UEL recebeu vidrarias (recipientes e instrumentos de vidro), equipamentos de medição, lacradores, insumos e consumíveis técnicos, que serão destinados ao Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas da instituição.
Áudio do Delegado de Polícia Ricardo Jorge Rocha Pereira Filho
Álbum com imagens dos itens doados
Retorno à sociedade – Os materiais foram apreendidos no âmbito da Operação Corium, realizada entre junho e julho de 2024, que desarticulou um esquema de falsificação de produtos terapêuticos e medicinais (anabolizantes ilegais) mantido por um policial militar. Após a condenação do réu, os equipamentos laboratoriais puderam ter a nova destinação.
Para viabilizar a doação, o Gaeco de Londrina oficiou inicialmente a chefia do Departamento de Química da UEL, questionando a respeito do interesse em receber os materiais. Após a confirmação, foi feito o pedido ao Juízo que, ao deferir a solicitação, feita de forma conjunta pelo MPPR e pela Polícia Civil, manifestou-se no sentido de que a custódia judicial de bens apreendidos somente se justifica enquanto houver interesse para a investigação ou instrução processual. Encerrada essa etapa, “a destinação dos bens a uma universidade pública confere finalidade científica e educacional aos objetos, evita custos inerentes à manutenção da custódia e atende diretamente ao interesse público”, enfatizou a decisão.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes4 dias agoSantos vence o São Paulo no Morumbis e emenda quinta vitória seguida
-
Agro6 dias agoChuva trava colheita enquanto mercado internacional paga mais pelo produto
-
Paraná4 dias agoMPPR celebra termo de ajustamento de conduta para organizar acolhimento de crianças e adolescentes em Joaquim Távora, Guapirama e Quatiguá
-
Agro5 dias agoChuva falha no Centro-Oeste e sobra no Sul na largada da safra
-
Política Nacional6 dias agoConfira o que pode e o que não pode até o dia da votação
-
Agro2 dias agoChuva forte pode atrasar plantio e colheitas no Centro-Sul
-
Educação6 dias agoPronatec oferta 290 vagas verdes para qualificação profissional no MA
-
Política Nacional5 dias agoCCS debate audiovisual e comunicação pública na segunda-feira (5)
