Esportes
No Paraná, futebol americano também é para elas
Um esporte em que jogadores se empurram, bloqueiam, perseguem uns aos outros usando da força bruta, da velocidade, da agilidade e da capacidade tática. Há quem ache que o futebol americano é (ou deveria ser) um esporte exclusivamente masculino, dada a sua violência. Mas em Curitiba, um grupo cada vez maior de mulheres tem feito questão de quebrar esses paradigmas para mostrar que o esporte também é para elas.
Uma prova disso é que no último sábado a Capital recebeu a primeira edição do Araucária Bowl, a final do Campeonato Paranaense Feminino de Futebol Americano (o Paraná, inclusive, é o único estado da federação que possui um campeonato estadual feminino da modalidade). Em campo, decidiram o título as equipes Curitiba Silver Hawks e Cold Killers FA, que também irão representar o Paraná no próximo Campeonato Brasileiro – duas das oito equipes que disputarão a competição são do Paraná.
Uma das fundadoras e hoje presidente do Curitiba Silver Hawks, clube que surgiu em janeiro de 2017 como uma equipe independente (a primeira equipe feminina da Capital), Amanda Carstens Ramos comenta que chega a se surpreender com o crescimento do esporte entre elas. A primeira edição do Campeonato Paranaense, por exemplo, contou com a participação de três equipes e cerca de 150 atletas.
Esportes
Athletico-PR vence o Botafogo por 3 a 2 e se aproxima do Flamengo no Brasileirão
O Athletico-PR venceu o Botafogo por 3 a 2 na noite desta segunda-feira (24), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Furacão chegou ao nono jogo consecutivo sem derrota e se manteve na terceira colocação.
Viveros foi o destaque da equipe paranaense ao marcar duas vezes. João Cruz também balançou as redes para os visitantes. Pelo Botafogo, Santiago Rodríguez marcou os dois gols da reação alvinegra.
O resultado levou o Athletico-PR aos 44 pontos, apenas um atrás do Flamengo, vice-líder da competição. O Botafogo permanece com 30 pontos, na 11ª posição.
O jogo
O Athletico abriu o placar aos 10 minutos do primeiro tempo. Jádson avançou pela direita, entrou na área e finalizou forte. O goleiro Gabriel Batista defendeu, mas, no rebote, João Cruz cabeceou para colocar o Furacão em vantagem.
Pouco depois, aos 13 minutos, Dantas recuperou a bola no campo de ataque e acionou Viveros. O colombiano finalizou colocado, na saída do goleiro, e ampliou a vantagem paranaense.
Na etapa final, o Athletico voltou a marcar aos 33 minutos. Kerwin Vargas abriu a jogada pela direita para Viveros, que invadiu a área e bateu cruzado, fazendo o terceiro gol dos visitantes. Com os dois gols na partida, o atacante assumiu de forma isolada a artilharia do Campeonato Brasileiro.
O Botafogo reagiu nos minutos finais. Aos 39, após cobrança de escanteio, Santiago Rodríguez arriscou de fora da área e diminuiu a diferença. Já aos 47, Danilo Pereira desviou a bola para a pequena área em outra cobrança de escanteio, e o uruguaio apareceu para marcar novamente.
Apesar da pressão no fim, o Botafogo não conseguiu buscar o empate, e o Athletico confirmou mais uma vitória na competição.
Próximos compromissos
Pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo enfrentará o Flamengo no domingo (30), às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
O Athletico-PR receberá o Fluminense no mesmo dia, às 11h, na Arena da Baixada, em Curitiba.
| FICHA TÉCNICA | ||
|---|---|---|
| Placar | Botafogo 2 x 3 Athletico-PR | |
| Competição | Campeonato Brasileiro — 24ª rodada | |
| Local | Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ) | |
| Data e horário | 24 de agosto de 2026, segunda-feira, às 20h (de Brasília) | |
| Cartões amarelos | Kauan Toledo e Edenilson (Botafogo); Dantas (Athletico-PR) | |
| Cartões vermelhos | Nenhum | |
| Gols | João Cruz | Aos 11 minutos do 1º tempo — Athletico-PR |
| Gols | Kevin Viveros | Aos 13 e aos 33 minutos do 1º tempo — Athletico-PR |
| Gols | Santiago Rodríguez | Aos 39 e aos 47 minutos do 2º tempo — Botafogo |
| Árbitro | Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG) | |
| Assistentes | Leone Carvalho Rocha (GO) e Joverton Wesley de Souza Lima (RO) | |
| VAR | Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN) | |
| Escalação | Botafogo | Gabriel Batista; Vitinho, Ferraresi, Gabriel Justino e Alex Telles; Allan (Huguinho), Cristian Medina (Kadir Barría) e Montoro (Matheus Martins); Kauan Toledo (Júnior Santos), Edenilson (Santiago Rodríguez) e Danilo Pereira. Técnico: Rodrigo Bellão. |
| Escalação | Athletico-PR | Santos; Dantas, Aguirre e Arthur Dias; Benavídez, Jádson, Luiz Gustavo (Juan Portilla), João Cruz (Dudu) e Mendoza; Leozinho (Kerwin Vargas) e Kevin Viveros (Renan Peixoto). Técnico: Odair Hellmann. |
Fonte: Esportes
-
Paraná6 dias agoEm Campina Grande do Sul, Ministério Público do Paraná denuncia por homicídio culposo médica que dirigia UTI pediátrica na qual morreram seis crianças em 2024
-
Agro6 dias agoEmpresas do agro têm até 31 de agosto para declarar “projetos do bem”
-
Economia5 dias agoPortaria interministerial amplia alcance do Move Brasil – Táxi Aplicativos
-
Esportes5 dias agoPalmeiras vence Cerro Porteño no Paraguai e avança às quartas de final da Libertadores
-
Esportes6 dias agoSão Paulo vence Bolívar no MorumBIS e avança às quartas de final da Sul-Americana
-
Entretenimento7 dias agoAtriz Laura Cardoso morre aos 98 anos em São Paulo: ‘Obrigada por tudo, guerreira’
-
Esportes4 dias agoSantos segura empate no Equador e avança às quartas da Copa Sul-Americana
-
Política Nacional4 dias agoMulheres com implante contraceptivo banido pedem política de assistência
