Connect with us


Paraná

Perguntas tratam de acesso a educação para crianças com deficiência

Publicado em

O MP Responde trata nesta edição de direitos de crianças e adolescentes com deficiência quanto à inclusão nas escolas. Quem esclarece as dúvidas é o promotor de Justiça Felipe Lyra da Cunha, do Ministério Público do Paraná. Confira:

– A escola é obrigada a garantir condições de inclusão para crianças com deficiência? Isso vale para as redes pública e particular?

– Como e a quem posso noticiar o tratamento inadequado oferecido na escola a uma criança com deficiência?

Serviço à população – O MP Responde tem o formato de spot com aproximadamente um minuto de duração, nos quais procuradores e promotores de Justiça respondem perguntas relacionadas ao trabalho do Ministério Público e a assuntos jurídicos.

Os spots podem ser veiculados gratuitamente por qualquer rádio interessada. As perguntas são baseadas em questões da comunidade que chegam ao MPPR, e também é possível sugerir temas. Os contatos são o e-mail: [email protected] ou o telefone (41) 3250-4469.

Podcasts – Os programas de rádio do MPPR também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Clique aqui e acesse.

Leia mais:  Conversa Rosa: servidoras do Estado recebem palestras sobre prevenção do câncer

Edições anteriores:

– Faz três meses que meu ex-marido não paga a pensão alimentícia dos nossos filhos. A quem posso recorrer para resolver a questão?

– Ganho bem, e por isso meu ex-marido diz que não precisa pagar a pensão alimentícia para nossos filhos. Ele tem razão?

– O que é o controle externo da atividade policial? É uma atividade do Ministério Público?

– Posso noticiar ao Ministério Público um caso de abordagem policial violenta?

– As pessoas em situação de rua tem alguma legislação que as ampare? Como noticiar violações de direitos?

– Como o Ministério Público atua em relação aos direitos das pessoas em situação de rua?

Todas as edições

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook

Paraná

Adapar marca presença na 9ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária

Published

on

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) participará da 9ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA), que será entre os dias 16 e 18 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). O evento tem como público alvo engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas, técnicos em agropecuária, auditores e fiscais agropecuários, produtores rurais, professores universitários, estudantes de ciências agrárias, representantes de órgãos públicos, empresários e profissionais do setor agropecuário.

Ao reunir instituições públicas e privadas, além de profissionais que atuam diretamente no segmento da defesa agropecuária em todo o Brasil, a conferência tem o objetivo de promover a troca de experiências e o fortalecimento institucional do setor. A participação da Adapar na conferência mantém o compromisso da agência com a atualização técnica e com o aprimoramento das ações de defesa agropecuária no Paraná. 

A Adapar será representada por 19 servidores, entre fiscais, assistentes de fiscalização, chefes de divisão e departamentos e representantes da diretoria executiva. O diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, estará no evento. Ele avalia a importância da participação da autarquia em uma conferência de nível nacional. 

“Para a Adapar, acompanhar esse tipo de discussão é essencial, uma vez que a defesa agropecuária possui caráter estratégico para a segurança alimentar, para a economia e para a inserção do Brasil no mercado internacional”, pontua.

Leia mais:  PMPR prende cinco pessoas ligadas ao tráfico de drogas em rodovias no Paraná

A participação da autarquia não está resumida apenas ao papel de espectadora, uma vez que três servidores darão suas falas em quatro temáticas durante a conferência. A chefe da divisão de Sementes e Mudas, Camila Ueno, será responsável por falar sobre as estratégias utilizadas pela Adapar na fiscalização de trânsito de materiais propagativos, na tarde do primeiro dia de evento e na quinta-feira, será responsável por uma palestra sobre Amostragem oficial de sementes e combate a plantas invasoras no Paraná.

A engenheira agrônoma avaliou sobre as expectativas de compartilhar as estratégias implementadas pela Adapar.  “Queremos contribuir para o fortalecimento da Defesa Agropecuária em nível nacional, já que nenhum estado atua de forma isolada, pois pragas, fraudes e desafios logísticos não têm fronteiras”, avalia. ​“

“A interação com os diferentes elos é fundamental para a construção de uma defesa moderna e fortalecida e a troca de experiências no CNDA nos permite enxergar gargalos comuns sob diferentes olhares, alinhar entendimentos e absorver inovações, A ideia é formar uma rede de contatos fortalecida e conhecimentos valiosos para aprimorar o serviço que entregamos”, avaliou sobre a troca de experiências interestadual.

O chefe da divisão de Controle de Agrotóxicos, Leandro Dadalt, será o responsável por falar sobre o processo de fiscalização do uso de agrotóxicos no Paraná, dando ênfase nas tecnologias utilizadas durante a aplicação, na manhã do segundo dia de evento. Durante a tarde, o chefe do departamento de Laboratórios, Rubens Chaguri, também irá ministrar uma palestra durante o evento. Em sua fala, o médico veterinário irá abordar a Importância dos laboratórios estaduais nas ações de defesa agropecuária.

Leia mais:  Ação do Programa Mulher Segura orienta moradores e turistas em Morretes

PROGRAMAÇÃO – A programação da 9ª CNDA contempla mais de 201 agendas técnicas com com palestras, mesas-redondas e miniconferências distribuídas nos 28 eixos temáticos: agricultura tropical regenerativa, agrotóxicos, aplicação segura de insumos agrícolas, bem-estar animal, biocombustíveis, bioinsumos, conectividade rural, educação sanitária, exercício profissional, inspeção animal, inspeção vegetal, inteligência artificial na agropecuária, material propagativo, mercado internacional, miniconferência, palestra magna, pesquisa e desenvolvimento, picts universitários, rastreabilidade agropecuária, rede laboratorial, sanidade vegetal, saúde animal, segurança fitossanitária, segurança zoossanitária e tecnologias de ponta.

A agenda também contempla ações sobre saúde e inspeção animal, sanidade e inspeção vegetal, material propagativo, sustentabilidade na agropecuária e mercado internacional. Os debates também irão abranger inovações tecnológicas e as mais recentes normas e regulamentos adotados na área.

Mais informações sobre a programação e inscrições estão disponíveis no site da conferência.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262