Paraná
Estado convida entidades a participar das discussões do Plano de Desenvolvimento da RMC
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) convida todas as entidades representativas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) a se cadastrarem no Edital de Chamamento Público para participarem ativamente das discussões do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). Até 5 de agosto, podem se inscrever por meio do formulário no site do plano (www.pduirmc.com.br/chamamento-publico) movimentos populares, entidades sindicais, setor produtivo organizado, conselhos profissionais, entidades acadêmicas e organizações não governamentais.
Serão validadas as inscrições de entidades legalmente constituídas com atuação na RMC, em uma ou mais Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs) priorizadas no PDUI.
Para o cadastramento, são requeridas cópias das documentações da entidade e do representante legal. Além disso, é possível indicar representantes para cada FPIC de interesse da entidade, como descrito na introdução do formulário.
Essa iniciativa visa garantir a representatividade dos diferentes segmentos da sociedade civil organizada e a construção coletiva do planejamento regional, como previsto na Lei Federal nº 13.089/2015, o Estatuto da Metrópole.
A partir desse processo, as entidades inscritas serão convidadas a compor a Equipe de Acompanhamento da Sociedade Organizada (EASO) e poderão participar de eventos como reuniões e oficinas técnicas para aprofundar os debates do Plano.
ENGAJAMENTO REGIONAL – As equipes da Amep e do Consórcio PDUI-RMC Sustentável realizaram visitas aos 28 municípios que atualmente integram a RMC em junho.
Nesses encontros de mobilização, os gestores e técnicos municipais foram convidados a participar do processo de elaboração do PDUI, além de receberem orientações acerca dos temas e conceitos abordados pelo Plano.
Entre os temas prioritários tratados pelo PDUI estão as questões metropolitanas relacionadas com a habitação de interesse social; mobilidade e transporte público; desenvolvimento socioeconômico; planejamento territorial e uso do solo; meio ambiente e recursos hídricos.
PLANO – O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Grande Curitiba vai receber investimento R$ 7,6 milhões, sendo o maior deste tipo na história do Paraná. Com a assinatura do contrato com o consórcio Urbetc Technum, vencedor do processo licitatório, a previsão é que o PDUI da RMC seja concluído em 18 meses. Mais informações sobre o PDUI-RMC e a publicação oficial do Edital de Chamamento Público N.º 01/2023/Amep estão disponíveis no site www.pduirmc.com.br.
Fonte: Governo PR
Paraná
Carreta Saúde da Mulher chega a Congonhinhas para atender cinco cidades da região
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), leva nesta semana a Carreta Saúde da Mulher 2026 para Congonhinhas, no Norte Pioneiro. A unidade móvel ficará na Avenida Manoel Ribas, 587, de terça a sábado (16 e 20), atendendo mulheres dos municípios de Congonhinhas, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Nova Santa Bárbara e Nova Fátima.
A iniciativa integra as ações do programa Paraná Rosa e foi viabilizada por meio do Paraná Competitivo, com investimento de R$ 10 milhões. Durante a semana serão ofertados exames e consultas gratuitos para prevenção e diagnóstico precoce de doenças que afetam a saúde da mulher. Entre os serviços disponíveis estão mamografias, exames citopatológicos (papanicolau), ultrassonografias de mama, transvaginal e de tireoide, além de consultas médicas presenciais e atendimentos por telemedicina.
A expectativa é realizar mais de 1.800 procedimentos durante os cinco dias, entre eles 400 mamografias, 400 ultrassonografias, 400 consultas médicas presenciais e 225 exames citopatológicos. Todos os atendimentos são agendados previamente pelas equipes de gestão municipal para garantir a organização e a agilidade no acesso aos serviços de saúde.
Também serão feitas 400 teleconsultas, que incluem acolhimento e avaliação clínica inicial. Durante esse atendimento, é feita a anamnese completa e são abordados os fatores de risco, queixas e necessidades de saúde, além de orientar sobre prevenção e cuidados.
“A Carreta Saúde da Mulher amplia o acesso aos exames preventivos e facilita o diagnóstico precoce, especialmente para as mulheres de municípios menores. É uma ação que aproxima os serviços especializados da população e fortalece o cuidado com a saúde da mulher em todo o Paraná”, afirmou o secretário estadual da Saúde, César Neves.
RESULTADOS EM WENCESLAU BRAZ – Durante as duas semanas de atendimentos em Wenceslau Braz, a Carreta Saúde da Mulher realizou 3.896 procedimentos e consultas. Ao todo, foram atendidas 1.173 mulheres, totalizando 872 consultas presenciais e 866 atendimentos por telemedicina. Também houve 781 exames de mamografia, 353 exames citopatológicos (papanicolau) e 1.024 ultrassonografias.
A ação contemplou mulheres de 11 cidades da região: Wenceslau Braz, São José da Boa Vista, Salto do Itararé, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Quatiguá, Joaquim Távora, Ibaiti, Tomazina, Santana do Itararé e Pinhalão.
CARRETA SAÚDE DA MULHER 2026 – A edição atual da Carreta Saúde da Mulher prevê 19 paradas e mais de 50 mil atendimentos e procedimentos em pelo menos 95 municípios até dezembro. O programa busca criar um ambiente permanente de prevenção, autocuidado e mobilização pela saúde da mulher em todo o território paranaense.
Na Carreta, são oferecidos exames de mamografia bilateral para rastreamento (40 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico, o papanicolau (25 a 64 anos) e ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide, além de orientações de promoção de saúde e autocuidado.
PRODUTIVIDADE – O Relatório Consolidado de Produtividade da Carreta Saúde da Mulher registra o atendimento de 1.512 mulheres e a realização de 4.908 procedimentos, o que representa 8,96% de atingimento da meta anual total de 54.750 procedimentos. Os números referem-se às ações em Wenceslau Braz e Adrianópolis.
A distribuição das atividades demonstra equilíbrio operacional, sendo composta por 55% de exames diagnósticos (2.713 procedimentos, com destaque para ultrassonografias e mamografias) e 45% de atendimentos clínicos – 2.195 procedimentos, divididos entre consultas presenciais e telemedicina).
Diante desses resultados, a operação evidencia consistência e evolução linear na execução de todos os seus cinco pilares procedimentais, garantindo o avanço progressivo em direção às metas institucionais estabelecidas.
PARANÁ ROSA – A Carreta Saúde da Mulher integra as ações do Paraná Rosa, campanha voltada à ampliação da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças femininas. Iniciada em 2019, a iniciativa visa ampliar as ações no território paranaense, criando um ambiente permanente de prevenção, autocuidado e mobilização pela saúde da mulher. Ela engloba uma série de ações de conscientização, exames, palestras e atividades em todo o Paraná, com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama e o câncer do colo do útero.
Fonte: Governo PR
-
Agro6 dias agoDia dos Namorados impulsiona floricultura no Brasil: criatividade em buquês deve elevar vendas em até 8%
-
Política Nacional5 dias agoCAS aprova identificação biométrica de mães e bebês após o parto
-
Agro7 dias agoPreço do diesel cai quase 4% em maio e reduz custos do transporte no Brasil
-
Esportes4 dias agoAlisson iguala marca histórica de Gylmar e Taffarel ao iniciar sua terceira Copa como titular
-
Entretenimento7 dias agoLuma Cesar mostra presentes trazidos do Japão pelos pais e se declara: ‘Amo vocês’
-
Agro6 dias agoPreço do feijão recua com avanço da segunda safra, mas mercado segue sustentado em 2026
-
Paraná5 dias agoGaeco cumpre mandados em Morretes e Antonina em investigação de possíveis crimes com participação de advogada e servidor terceirizado da Polícia Penal
-
Paraná4 dias agoEstado promove encontro de turismo rural e gastronomia regional em Foz do Iguaçu
