Connect with us


Paraná

Com dez novos leitos, centro cirúrgico do Hospital Regional de Guarapuava inicia atendimentos

Publicado em

O Hospital Regional de Guarapuava, na 5ª Regional de Saúde do Estado, começou neste fim de semana os primeiros atendimentos de seu centro cirúrgico. A unidade, que recentemente passou por processos de adequação, disponibilizou dez novos leitos de urgência e emergência, o que permitiu a admissão de pacientes que necessitem de serviços de baixa e média complexidade.

“É um hospital importante e temos realizado diversas ações para garantir a ampliação da sua capacidade de atendimento. Os novos atendimentos não beneficiam apenas Guarapuava, mas todos os municípios da 5ª Regional de Saúde, que passam a contar com mais aporte para suas demandas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Em maio deste ano, equipes técnicas da Sesa vistoriaram a unidade para identificar inconformidades na execução da obra por parte da empresa contratada que inviabilizavam a utilização integral do hospital. Com isso, um processo de reestruturação foi assumido pelo Estado, o que permitiu a realização dos primeiros serviços do centro cirúrgico, até então desativado. A primeira cirurgia foi no sábado (1.º), sendo um procedimento de apendicectomia. Outras três cirurgias aconteceram durante o fim de semana.

Leia mais:  MPPR realiza ação inédita para a prevenção de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em escolas de 67 comarcas

“Temos feito um grande trabalho para efetivar a capacidade máxima do hospital, e a iniciação de novos serviços demonstra que estamos no caminho certo. Em breve, devemos ter ainda mais avanços para essa unidade que é fundamental para a região”, disse o diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), Marcello Machado.

Atualmente, o hospital conta com 60 leitos, o que garante um volume de pelo menos 120 procedimentos ao mês, entre cirurgias eletivas, cirurgias gerais, atendimentos de psiquiatria, endoscopia, colonoscopia e ultrassom.

HISTÓRICO – A construção do hospital que possui 16 mil metros quadrados começou em 2015. Durante a pandemia, teve suas obras aceleradas para servir de maneira emergencial para atendimento da Covid-19, assumindo uma posição de referência para o tratamento, juntamente com outros dois hospitais regionais do Estado: Ivaiporã e Telêmaco Borba. Registrou mais de 3,6 mil atendimentos até junho de 2022, quando passou a ter gestão da Funeas.

Leia mais:  PMPR reforça segurança durante Concurso Público Nacional Unificado em nove cidades

Quando assumiu o hospital, a Funeas disponibilizou mais 20 leitos de enfermaria para atendimento de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), somando mais de dois mil atendimentos até o momento.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

PR-092 em Doutor Ulysses será interditada devido a risco de deslizamento de terra

Published

on

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que a PR-092 vai ser interditada a partir deste domingo (26) às 8h da manhã entre o km 121 e km 127 em Doutor Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba.

O bloqueio total de tráfego se deve à previsão de fortes chuvas para o local nos próximos dias e risco de deslizamento de terra no trecho da serrinha, onde o morro está sem cobertura vegetal, devido à obra de pavimentação em andamento na rodovia.

A rodovia vai permanecer interditada enquanto durarem as chuvas e o solo permanecer saturado de água, o que pode levar de 7 a 10 dias. A medida é imprescindível para garantir a segurança de todos os usuários.

DESVIO – Durante esse período, veículos de passeio, veículos de emergência e caminhões de pequeno porte de até 6 toneladas deverão utilizar o desvio pelo bairro Figueira, na altura do km 121 da PR-092.

Esse desvio não comporta caminhões de grande porte (como caminhões madeireiros), ficando proibida a sua passagem.

Leia mais:  TV Paraná Turismo exibe no Natal e Ano-Novo concerto dos 40 anos da Orquestra Sinfônica

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262