Paraná
Centrais de Relacionamento da Sanepar em 28 cidades estarão abertas aos sábados
As Centrais de Relacionamento de 28 cidades do Estado vão passar a funcionar aos sábados a partir do próximo dia 17. O atendimento será das 8 horas da manhã ao meio-dia. O objetivo é facilitar o acesso dos clientes que preferem o contato presencial ou que encontram dificuldade em utilizar os meios digitais. Nessas 28 cidades, as Centrais também já estão atendendo em horário ampliado durante a semana – das 8h às 20h. Nas demais cidades, o horário continua o mesmo.
Nesses atendimentos, os clientes têm a oportunidade de negociar débitos atrasados com a Companhia, por meio do programa Reclip, que possibilita o parcelamento em até 60 meses. E também podem aderir ao programa Água Solidária, que reduz em 77% o valor da tarifa.
O parcelamento do débito, a adesão ao programa Água Solidária e demais serviços podem ser feitos em outros canais: telefone 0800 200 0115, pelo WhatsApp (41) 99544-0115, pelo email [email protected] ou no próprio site www.sanepar.com.br.
Todas as cobranças pelos serviços da Sanepar são feitas diretamente na fatura mensal. Mesmo nas negociações de débitos, com parcelamentos, os valores constam da fatura. Não há cobrança em dinheiro por nenhum empregado da Companhia, nem pedido de transferência para contas bancárias.
CENTRAIS DE RELACIONAMENTO
REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA
Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Pinhais, Colombo, Curitiba (Bairro Novo, Boa Vista, Cajuru, Carmo, Fazendinha, Pinheirinho, Rui Barbosa e Santa Felicidade), Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais.
REGIÃO SUDESTE
Guarapuava, União da Vitória, Ponta Grossa e Telêmaco Borba
REGIÃO SUDOESTE
Foz do Iguaçu, Cascavel (centro), Toledo, Francisco Beltrão e Pato Branco.
REGIÃO NORDESTE
Londrina (Rua Sergipe / Av. Saul Elkind), Cambé, Apucarana, Arapongas, Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina.
REGIÃO NOROESTE
Maringá (Av. Prudente de Morais), Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí
Condições para adesão ao Reclip:
– Dispensa de valor mínimo de entrada, exceto para ligação inativa sem religação;
– Reduzida a taxa de juros de parcelamento de 1,30% para 0,3% ao mês;
– O parcelamento em até 60 vezes, com dispensa de valor mínimo por parcela
Condições para adesão ao Água Solidária:
– Imóvel com área construída de até 70 m²;
– Consumo mensal de água deve ser de até 10m³/mês. Para famílias com mais de quatro pessoas, será considerado o consumo de até 2,5m³/mês por morador;
– Renda de até meio salário mínimo por pessoa ou de até dois salários mínimos para imóveis com até quatro ocupantes.
Fonte: Governo PR
Paraná
Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil
O Paraná alcançou a maior taxa de frequência escolar líquida do Brasil no ensino médio em 2025, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Educação, divulgados sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mede o percentual de estudantes que frequentam a etapa de ensino adequada para a própria idade, uma das principais referências para avaliar o acesso, a permanência e a progressão escolar.
No ensino médio, a taxa paranaense saltou de 78,7% em 2024 para 86,6% em 2025, crescimento de 7,9 pontos percentuais em apenas um ano. O resultado colocou o Estado na liderança do ranking nacional, superando a média brasileira, de 80,6%. Em 2024, o Paraná ocupava a sétima colocação entre as unidades da federação.
“Nosso objetivo é garantir que o estudante permaneça na escola, aprenda mais e tenha condições de construir um futuro melhor. Por isso investimos em alimentação escolar de qualidade, em escolas mais modernas e confortáveis, em tecnologia, material pedagógico e na melhoria dos ambientes de aprendizagem. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
“Esse avanço acompanha outros resultados importantes da educação paranaense nos últimos anos. O Paraná assumiu a liderança nacional no IDEB após sair da sétima colocação, ampliou a oferta de ensino integral e investiu fortemente na modernização das escolas. São indicadores que mostram que estamos criando as condições necessárias para que os estudantes permaneçam na escola, aprendam mais e tenham mais oportunidades no futuro”, acrescentou.
- Paraná chega a 1,8 milhão de adultos com ensino superior completo e amplia escolaridade da população
ENSINO FUNDAMENTAL – O avanço também foi registrado nos anos finais do ensino fundamental, etapa que atende estudantes de 11 a 14 anos e que, no Paraná, tem a gestão do Governo do Estado nas escolas públicas.
Neste segmento, a taxa de frequência escolar líquida do Paraná passou de 88,5% para 90,7% entre 2024 e 2025, aumento de 2,2 pontos percentuais. Com o resultado, o Estado avançou da 14ª para a 8ª colocação nacional e ultrapassou a média brasileira, que ficou em 90,1%.
Os dados indicam que um número cada vez maior de estudantes está frequentando a série adequada para sua idade, reduzindo situações de atraso escolar e fortalecendo as condições para a aprendizagem ao longo da trajetória educacional.
PERMANÊNCIA ESCOLAR – A taxa de frequência escolar líquida mede o percentual de estudantes matriculados e frequentando a etapa de ensino adequada para a própria idade. Por isso, é considerada um dos principais indicadores da capacidade do sistema educacional de garantir acesso à escola, permanência dos alunos e progressão regular ao longo da educação básica.
Quando os estudantes frequentam as séries compatíveis com sua idade, aumentam as chances de aprendizagem adequada, conclusão dos estudos e continuidade da formação profissional e universitária. O indicador também está relacionado à redução da evasão escolar, da defasagem idade-série e do abandono dos estudos.
Paraná reduz taxa de analfabetismo para 3,3% e reforça trajetória de queda iniciada em 2019
INCENTIVOS DO ESTADO – O avanço da frequência escolar ocorre em paralelo a uma série de políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado para melhorar as condições de permanência dos estudantes nas escolas.
Uma das iniciativas é o programa Mais Merenda, que ampliou a oferta de alimentação escolar na rede estadual, garantindo três refeições por turno aos estudantes. Além do aumento da quantidade de refeições servidas, a iniciativa promoveu melhorias no valor nutricional dos cardápios, com ampliação da oferta de proteínas, inclusão de novos alimentos e acompanhamento permanente de nutricionistas responsáveis pela elaboração das refeições.
Desde 2019, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 2,8 bilhões na alimentação escolar, diversificando os cardápios e ampliando a qualidade nutricional das refeições oferecidas aos estudantes da rede estadual. A iniciativa contribui para a permanência dos alunos no ambiente escolar e reduz fatores associados à evasão e ao abandono.
Outra frente importante foi a expansão da educação em tempo integral, que saltou de 73 escolas para mais de 400 unidades em sete anos, ampliando significativamente o número de estudantes atendidos em todas as regiões do Estado. O modelo amplia a permanência dos alunos no ambiente escolar, com jornada estendida, reforço pedagógico e atividades complementares nas áreas de esporte, cultura, tecnologia e formação cidadã.
AMBIENTE ESCOLAR – Nos últimos anos, o Governo do Estado também ampliou investimentos em reformas e construção de escolas, substituição de estruturas antigas de madeira, climatização das salas de aula, modernização de laboratórios e aquisição de novos mobiliários. Somente entre 2019 e 2026, foram investidos R$ 525,7 milhões na compra de mais de 665 mil itens de mobiliário para as escolas estaduais, incluindo carteiras, cadeiras, mesas, armários, estantes e equipamentos utilizados em salas de aula, bibliotecas, laboratórios e espaços administrativos.
As ações também incluem a instalação de milhares de aparelhos de ar-condicionado, melhorias estruturais e a modernização dos ambientes de aprendizagem, tornando as escolas mais confortáveis e adequadas para estudantes e professores.
“Quando o aluno encontra uma escola segura, bem equipada e com estrutura adequada, ele permanece mais tempo estudando e consegue desenvolver melhor seu potencial. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, avaliou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
Fonte: Governo PR
-
Entretenimento7 dias agoAndréa Sorvetão investe em estética após perder 20 quilos e mudar estilo de vida
-
Paraná5 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro7 dias agoBrasil, Guiana e IICA fortalecem cooperação regional no Caribe
-
Esportes7 dias agoEspanha decepciona em estreia e para no goleiro de Cabo Verde
-
Agro6 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Paraná7 dias agoEstado firma acordo e novo Viaduto do Orleans será construído pela Ecorodovias
-
Esportes6 dias agoIrã e Nova Zelândia fazem jogo movimentado e empatam por 2 a 2
-
Economia7 dias agoMDIC divulga seleção do InovAtiva de Impacto 2026
