Paraná
Jogos Escolares do Paraná definem os classificados para fase macrorregional
A regional de Curitiba dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) definiu os classificados para a fase macrorregional da competição. A etapa da Capital reuniu mais de 5 mil participantes, representando 93 escolas públicas e 46 instituições particulares.
As disputas envolveram estudantes de 12 a 17 anos nas modalidades de futsal, handebol, basquete, vôlei, xadrez, atletismo, tênis de mesa e vôlei de praia. Somando a primeira regional, a segunda regional e a etapa de Curitiba, os Jogos Escolares do Paraná de 2026 já ultrapassam 60,6 mil participantes em todo o Estado.
As equipes campeãs de cada regional garantiram vaga para a Fase Macrorregional, que acontecerá entre os dias 10 e 14 de junho em oito municípios: Paranaguá, São Mateus do Sul, Dois Vizinhos, Palotina, Pitanga, Terra Boa, Ivaiporã e Siqueira Campos. (Confira os classificados abaixo).
PROMOÇÃO – Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio das secretarias da Educação (SEED) e do Esporte (SEES), em parceria com os Núcleos Regionais de Educação (NREs), Escritórios Regionais do Esporte (EREs), prefeituras municipais e a Federação Paranaense do Desporto Escolar.
As classificações finais, resultados das modalidades individuais e demais documentos oficiais da competição estão disponíveis no portal da Secretaria de Estado do Esporte.
Nas modalidades coletivas, os classificados de Curitiba foram:
Basquete Feminino 12 a 14 anos: Dom Bosco Batel
Basquete Masculino 12 a 14 anos: Positivo Jardim Ambiental
Basquete Feminino 15 a 17 anos: Dom Bosco Batel
Basquete Masculino 15 a 17 anos: Marista Santa Maria
Futsal Feminino 12 a 14 anos: Colégio Estadual do Paraná
Futsal Masculino 12 a 14 anos: EE Dona Carola
Futsal Feminino 15 a 17 anos: Colégio Estadual do Paraná
Futsal Masculino 15 a 17 anos: Marista Santa Maria
Handebol Feminino 12 a 14 anos: Dom Bosco
Handebol Masculino 12 a 14 anos: Marista Santa Maria
Handebol Feminino 15 a 17 anos: Bom Jesus Lourdes
Handebol Masculino 15 a 17 anos: Marista Santa Maria
Vôlei Feminino 12 a 14 anos: Dom Bosco
Vôlei Masculino 12 a 14 anos: Dom Bosco
Vôlei Feminino 15 a 17 anos: Marista Paranaense
Vôlei Masculino 15 a 17 anos: Bom Jesus Lourdes
Vôlei de Praia Feminino 12 a 14 anos: EE Dona Carola
Vôlei de Praia Masculino 12 a 14 anos: CE Maria Montessori
Vôlei de Praia Feminino 15 a 17 anos: Colégio Estadual do Paraná
Vôlei de Praia Masculino 15 a 17 anos: Colégio Estadual do Paraná
Fonte: Governo PR
Paraná
Portos do Paraná moderniza iluminação do Pátio de Triagem com aporte de R$ 7,7 milhões
A Portos do Paraná concluiu a implantação do novo sistema de iluminação do Pátio de Triagem, que vai trazer mais economia, segurança e eficiência às atividades do local. Ao todo, foram investidos mais de R$ 7,7 milhões entre o projeto e a execução das obras.
O Pátio de Triagem, que em 2025 recebeu mais de meio milhão de caminhões carregados com grãos e farelos, ganhou 26 superpostes de 25 metros de altura, que se somam aos 17 já existentes, além de outros 32 postes de 10 metros cada. Também foram instalados 332 refletores e 92 luminárias viárias, além de quatro transformadores e uma série de equipamentos e insumos necessários para o funcionamento do sistema.
Os superpostes receberam luminárias em LED, substituindo as antigas lâmpadas de vapor de mercúrio, que consomem mais energia e possuem menor eficiência luminosa. Por conta da altura das estruturas, os equipamentos também receberam Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
Outra novidade é a automação do sistema, com supervisão remota e controle por aplicativo. A tecnologia traz informações em tempo real sobre o funcionamento de cada ponto de iluminação. A ferramenta informa tensão, corrente, potência e consumo de energia de cada equipamento.
De acordo com o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, o sistema possibilita ações preventivas por parte das equipes de manutenção, agiliza eventuais reparos e auxilia na gestão do consumo de energia, gerando redução de custos.
“Com todo esse controle, além da economia, a vida útil dos equipamentos será maior, garantindo mais conforto e segurança para caminhoneiros e trabalhadores”, destacou.
A modernização integra o conjunto de investimentos da Portos do Paraná voltados à melhoria da infraestrutura logística e operacional.
Fonte: Governo PR
-
Esportes6 dias agoCruzeiro vence o Goiás e garante vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil
-
Esportes5 dias agoJuventude elimina o São Paulo da Copa do Brasil
-
Esportes5 dias agoSantos vence o Coritiba fora de casa e avança às oitavas da Copa do Brasil
-
Agro4 dias agoMercado de terras agrícolas em Santa Catarina dispara em 2025 com força do agronegócio
-
Política Nacional5 dias agoComissão debate proposta de redução da maioridade penal; participe
-
Esportes5 dias agoPalmeiras atropela Jacuipense e avança às oitavas da Copa do Brasil
-
Agro6 dias agoAcordo começa a valer e Brasil amplia exportações de carne e cachaça com tarifa zero
-
Esportes6 dias agoFluminense supera o Operário-PR no Maracanã e avança às oitavas da Copa do Brasil
