Connect with us


Agro

Ministro André de Paula recebe representantes da Rede ILPF no Mapa

Publicado em

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, recebeu nesta quarta-feira (6), representantes da Associação Rede ILPF para reunião sobre os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e a atuação da entidade na promoção de tecnologias integradas de produção agropecuária no país.

Durante o encontro, o ministro destacou a importância de iniciativas voltadas à inovação, à sustentabilidade e ao fortalecimento da produção agropecuária brasileira. André de Paula também afirmou que o Ministério da Agricultura e Pecuária seguirá apoiando ações voltadas ao desenvolvimento do setor com base em ciência, tecnologia e recuperação produtiva de áreas.

Participaram da reunião o presidente executivo da Associação Rede ILPF, Francisco Matturro; o diretor executivo da entidade, Rui Pereira Rosa; o vice-presidente de Relações Governamentais e Sustentabilidade da Syngenta, Filipe Geraldo e o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Syngenta, Luis Guaraná.

Durante a apresentação, foram compartilhados dados sobre a expansão dos sistemas integrados de produção no Brasil e os impactos das tecnologias voltadas à sustentabilidade e à produtividade no campo.

“As três grandes evoluções do agro brasileiro foram o plantio direto, a segunda safra e os sistemas integrados de produção ILPF”, afirmou Matturro.

Leia mais:  Mapa quer R$ 3,5 bilhões no orçamento 2024 para socorrer produtores rurais

Criada em 2012, a Associação Rede ILPF consolidou uma parceria público-privada iniciada em 2006 entre a Embrapa, a cooperativa Cocamar e empresas do setor privado. A entidade atua na promoção dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em diferentes regiões do país, com ações voltadas à capacitação técnica, transferência de tecnologia e difusão de práticas sustentáveis no agro.

Segundo a associação, os sistemas integrados já ultrapassam 21 milhões de hectares no Brasil. O modelo combina atividades agrícolas, pecuárias e florestais em uma mesma área, buscando ampliar a produtividade, recuperar áreas degradadas e otimizar o uso do solo com sustentabilidade.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook

Agro

GT do El Niño entrega relatório final ao ministro André de Paula

Published

on

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, recebeu, nesta quinta-feira (24/09), o relatório final do Grupo de Trabalho (GT) do El Niño. O documento reúne iniciativas técnicas e de gestão de riscos para reduzir os impactos do fenômeno climático sobre a produção agropecuária nacional, além de propor estratégias de mitigação, adaptação e proteção ao produtor rural, no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

De acordo com o relatório, a resposta do governo federal deve combinar três horizontes de atuação: ações imediatas para a safra 2026/2027; medidas voltadas às próximas safras; e iniciativas de caráter permanente, como a criação de um núcleo de gestão de riscos climáticos extremos para monitoramento e análise de riscos.

A estrutura proposta contará com um painel agroclimático para integrar informações, coordenar ações e apoiar a implementação de estratégias de mitigação, adaptação e proteção do produtor rural.

O ministro André de Paula destacou que o trabalho realizado pelo GT integra os esforços do governo federal, sob coordenação da Casa Civil, para o enfrentamento do El Niño. “Essa é uma questão que não é mais excepcional e veio para ficar. Precisamos de planejamento, dotando o Ministério de instrumentos permanentes para enfrentar as situações decorrentes desse cenário”, afirmou.

Entre as medidas apontadas como prioritárias para acelerar a resposta governamental aos efeitos do El Niño está o fortalecimento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), com o objetivo de assegurar a disponibilidade dessa ferramenta antes da intensificação do plantio da safra de verão.

Leia mais:  Soja ganha força com alta do óleo e petróleo, mas mercado enfrenta ajustes e pressão da safra sul-americana

Outro ponto destacado pelo coordenador do GT, Bruno Leite, é a aceleração da implementação do Plano ABC+ e do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (Caminho Verde), considerados políticas estruturantes de adaptação e mitigação. “Dessa maneira, podemos ampliar a adoção de tecnologias produtivas resilientes, a assistência técnica, a capacitação e o financiamento”, destacou.

O secretário-executivo do Mapa, Cleber Soares, ressaltou a importância da iniciativa para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas e para o fortalecimento das políticas de adaptação e mitigação no setor agropecuário.

ESTRATÉGIAS E AÇÕES

Para a safra 2026/2027, a prioridade indicada no relatório é reduzir perdas por meio da disseminação de tecnologias de comprovada eficiência, já disponibilizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com ações como assistência técnica, orientações regionalizadas e monitoramento agroclimático para a adoção de práticas de manejo adequadas às condições de cada região.

Para as próximas safras, as recomendações incluem ampliar a adoção de sistemas produtivos resilientes, fortalecer a segurança hídrica e aperfeiçoar o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), com integração a Boas Práticas Agrícolas (BPAs), crédito rural, seguro rural e Proagro.

Entre as ações de caráter permanente está a consolidação, no Mapa, de uma estrutura de gestão de riscos climáticos apoiada por um painel integrado de informações. A proposta prevê articulação institucional, monitoramento e análise de riscos, produção de boletins e alertas, apoio técnico à implementação das ações, inclusive em parceria com os estados, e avaliação dos resultados.

Leia mais:  Brado registra recorde histórico de cargas agrícolas e florestais no terminal de Rondonópolis

Entre as ações de caráter permanente está a consolidação, no Mapa, de uma estrutura de gestão de riscos climáticos apoiada por um painel integrado capaz de reunir informações climáticas e orientações de manejo em formato acessível a quem precisa. A proposta prevê articulação institucional, monitoramento e análise de riscos, produção de boletins e alertas, apoio técnico à implementação das ações, inclusive em parceria com os estados, e avaliação dos resultados.

GT DO EL NIÑO

O GT do El Niño foi instituído pela Portaria nº 928/2026. O grupo foi composto por representantes de cinco secretarias do Mapa, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Entre as atribuições previstas estava a identificação das regiões e cadeias produtivas mais vulneráveis aos efeitos do fenômeno.

O grupo recebeu da Embrapa um conjunto de 163 medidas sistematizadas para apoiar a gestão de riscos climáticos na agropecuária. As recomendações consideram os possíveis impactos associados ao El Niño na safra 2026/2027 e propõem ações permanentes de prevenção, adaptação e redução de riscos no campo.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262