Polícial
PCPR cumpre buscas em operação internacional contra o abuso sexual infantojuvenil
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em apoio à Polícia Federal (PF), cumpriu dois mandados de busca e apreensão durante uma operação nacional deflagrada para o combate a crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes. A ofensiva aconteceu na manhã desta terça-feira (28), em 27 estados brasileiros e em 13 países.
No Paraná, a PCPR cumpriu as ordens judiciais nos bairros Campo Comprido e Água Verde, em Curitiba. Nos endereços, os policiais apreenderam computadores e celulares que serão periciados para subsidiar a continuidade das apurações sobre os crimes de produção e armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.
Nacionalmente, a ofensiva contou também com as polícias civis do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.
Além do Brasil, a ação está ocorrendo de forma simultânea em 12 países, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em múltiplas jurisdições. No cenário internacional, foram cumpridos 50 mandados na Argentina; sete no Panamá; cinco no Paraguai; quatro na Costa Rica; Porto Rico e Honduras, com um mandado cada; três no Peru; Uruguai e Guatemala, com cinco mandados cada; sete na República Dominicana; três na Espanha; e um na França.
A Operação Nacional Proteção Integral IV compõe um esforço internacional coordenado, denominado Operação Internacional Aliados pela Infância VI, voltado ao enfrentamento de crimes transnacionais que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes.
A ação busca integrar forças policiais nacionais e internacionais no combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil, reforçando, no contexto do Maio Laranja, o compromisso com a prevenção e repressão dessas práticas. Em 2026, a Polícia Federal, por meio dos Grupos de Capturas, já cumpriu ao menos 450 mandados de prisão de foragidos por crimes sexuais, reforçando a atuação integrada da instituição no enfrentamento a esses delitos.
As instituições envolvidas na operação reforçam a importância da prevenção e orientam pais e responsáveis a acompanhar o uso da internet por crianças e adolescentes como forma de reduzir riscos e proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.
Fonte: PJC PR
Polícial
PMPR salva bebê engasgada durante atendimento emergencial em Imbaú
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) salvou uma bebê de aproximadamente 10 a 12 meses após um episódio de engasgamento na noite de sábado (25), em Imbaú, às margens da BR-376.
A equipe do Batalhão de Polícia Rodoviária, do posto de Telêmaco Borba, estava em horário de refeição em um restaurante quando foi acionada por duas mulheres em estado de desespero. Uma delas carregava a criança, que havia se engasgado com um alimento e não conseguia respirar.
Diante da situação, os policiais iniciaram imediatamente a manobra de Heimlich adaptada para lactentes, técnica utilizada para desobstrução das vias aéreas. O procedimento foi realizado com sucesso, fazendo com que a bebê voltasse a respirar e reagisse, esboçando choro.
Após o atendimento, a criança foi entregue aos cuidados da mãe, que acompanhou toda a ação.
A bebê seguiu viagem em segurança com a família, sem necessidade de encaminhamento médico imediato.
Fonte: Polícia Militar PR
-
Política Nacional6 dias agoComissão aprova proposta para estimular uso de jogos eletrônicos na educação básica
-
Esportes7 dias agoCorinthians vence o Barra e abre vantagem na Copa do Brasil
-
Entretenimento7 dias agoGeorgina Rodríguez exibe mansão de R$ 45 milhões em festa intimista da filha: ‘Bella’
-
Agro4 dias agoPreço do leite sobe em 2026 e pressiona mercado lácteo no Brasil, aponta Cepea
-
Esportes5 dias agoPalmeiras goleia o Jacuipense e encaminha vaga às oitavas da Copa do Brasil
-
Esportes7 dias agoSão Paulo vence o Juventude no Morumbis, mas sai sob vaias e clima de pressão
-
Economia6 dias agoCorrente de comércio brasileiro chega a US$ 12 bi na 3° semana de abril
-
Esportes3 dias agoInter empata com Botafogo em duelo movimentado no Beira‑Rio
