Política Nacional
Izalci Lucas pede sessão com pauta única para votar veto da dosimetria
O senador Izalci Lucas (PL-DF), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (8), defendeu a convocação de sessão do Congresso Nacional com pauta única para votação e derrubada do veto presidencial ao projeto de lei da dosimetria (PL 2.162/2023), aprovado no Congresso em dezembro de 2025.
Segundo ele, a presença de matérias paralelas pode desviar o foco da sessão e impedir a análise do tema principal, comprometendo a deliberação sobre as penas relacionadas aos atos de 8 de janeiro de 2023, em que as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.
— Qual é o impasse que nós temos hoje? Colocando na pauta a dosimetria, automaticamente alguém vai pedir para fazer a leitura da CPI do Master. Isso não significa que não vai ter [leitura da CPI] do Banco Master. Só que nós vamos ter que aguardar uma reunião marcada pelo presidente [do Congresso] para isso. Mas a ideia e a proposta é que a gente vote apenas a dosimetria, o único item da pauta — afirmou.
O parlamentar afirmou que a proposta busca dar cumprimento ao texto aprovado pelo Congresso. Pediu apoio de líderes partidários para assegurar a convocação da sessão.
— Conseguimos aprovar aqui a dosimetria. Infelizmente, o presidente Lula vetou; então nós precisamos derrubar os vetos. Conversei com vários líderes e acredito que a grande maioria votará pela derrubada do veto — disse.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
Política Nacional
Davi prega ‘serenidade’ no debate político
Ao elogiar o pronunciamento do senador Renan Filho (MDB-AL) no Plenário nesta terça-feira (6), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pregou “serenidade” no debate político. Ele criticou os ataques pessoais, que, em seu entender, comprometem a qualidade da discussão de propostas.
Davi comentou que o Brasil e o mundo vivem um “drama civilizatório”. Ele lamentou que agentes políticos muitas vezes prefiram “agredir colegas em vez de apresentar uma alternativa para o Brasil”, e cobrou uma postura de serenidade dos senadores, mesmo diante de agressões infundadas.
— Que a gente possa ter a consciência, a tranquilidade, a serenidade de não cair, porque, a partir do momento em que a gente passar a ofender os outros que a gente critica, a gente vai passar a ser um deles — ponderou.
O presidente do Senado classificou Renan Filho — que, em seu pronunciamento, tratou do fim da escala 6×1 (PEC 221/2019) — como um dos melhores representantes da nova geração de políticos, e destacou a importância de sua atuação à frente do Ministério dos Transportes para o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária do país.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
-
Esportes4 dias agoSantos vence o São Paulo no Morumbis e emenda quinta vitória seguida
-
Agro7 dias agoChuva trava colheita enquanto mercado internacional paga mais pelo produto
-
Paraná5 dias agoMPPR celebra termo de ajustamento de conduta para organizar acolhimento de crianças e adolescentes em Joaquim Távora, Guapirama e Quatiguá
-
Agro6 dias agoChuva falha no Centro-Oeste e sobra no Sul na largada da safra
-
Agro3 dias agoChuva forte pode atrasar plantio e colheitas no Centro-Sul
-
Política Nacional7 dias agoConfira o que pode e o que não pode até o dia da votação
-
Política Nacional2 dias agoPiauí elege Marcelo Castro e Júlio César para o Senado
-
Agro7 dias agoProdutor pode perder área arrendada antes do fim do contrato, decide STJ
