Paraná
Dia D promove vacinação contra a Influenza na Capital
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Prefeitura de Curitiba lançaram, na tarde deste sábado (28), a mobilização da 28ª Campanha de Vacinação contra a Influenza na capital paranaense. A ação na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho deu continuidade ao cronograma oficial iniciado pela manhã em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, consolidando o esforço conjunto entre Estado e municípios para ampliar a cobertura vacinal em todo o território paranaense.
A visita técnica e o ato de lançamento na capital contaram com a presença do diretor-geral da Sesa, Cesar Neves, da secretária municipal de Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, e da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde no Paraná, Mariângela Simão.
As autoridades acompanharam o atendimento aos grupos prioritários, destacando que a integração entre as esferas municipal, estadual e federal é o que garante a capilaridade e a força do SUS no Paraná.
Em Curitiba, a mobilização contou com 19 unidades de saúde abertas e nove pontos de drive-thru, funcionando neste sábado das 8h às 17h. A oferta do sistema de vacinação sem sair do carro é a grande novidade desta 28ª campanha na Capital, com o objetivo de facilitar o acesso de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.
Além das 332 mil doses iniciais já distribuídas para este Dia D, o Paraná recebeu um novo reforço de 880 mil doses da vacina contra a Influenza. Esse novo lote será enviado às 22 Regionais de Saúde ao longo desta semana, garantindo a continuidade da campanha em todos os municípios.
Durante a mobilização, o diretor-geral César Neves ressaltou a agilidade do Estado em garantir que o imunizante chegue rapidamente aos braços dos paranaenses, aproveitando as condições climáticas favoráveis para o início da campanha.
“O Estado já distribuiu 332 mil doses para todo o Paraná e hoje recebemos a excelente notícia de que o Ministério da Saúde nos enviou mais 880 mil doses, que já no início da semana estarão sendo descentralizadas para o Estado inteiro. É uma grande oportunidade para o nosso povo se proteger. Hoje é um dia glorioso, um dia de sol para fazermos acontecer a maior campanha de vacinação contra a influenza da nossa história”, afirmou CÈsar Neves.
O diretor-geral ressaltou ainda que o Paraná iniciou a campanha precocemente para garantir a proteção antes da queda das temperaturas, celebrando a retomada da adesão da população às unidades de saúde. Com quase mil salas abertas no Estado e a expectativa de atingir até 95% de cobertura.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, elogiou o protagonismo paranaense e reforçou que o sucesso das campanhas depende da união técnica e política entre as esferas de governo.
“O Paraná mantém historicamente um dos maiores índices de vacinação do País. Esse engajamento, tanto da Secretaria de Estado quanto da Secretaria Municipal de Curitiba, é extremamente importante para abranger todo o território. O SUS detém o maior programa de imunização pública do mundo e ele só funciona plenamente quando o Governo Federal trabalha de forma articulada com os estados e municípios”, afirmou Mariângela.
A secretária municipal de Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, destacou o esforço logístico para facilitar o acesso da população e alertou para as consequências graves da baixa cobertura vacinal.
“A grande novidade este ano em Curitiba são os nove pontos de drive-thru, pensados especialmente para o paciente idoso e pessoas com dificuldade de locomoção. Além das 19 unidades abertas hoje, teremos 109 unidades à disposição a partir de segunda-feira. A vacina é um ato de cuidado: no ano passado, registramos óbitos por influenza em Curitiba onde 75% das vítimas não estavam vacinadas. São perdas que poderiam ter sido evitadas com uma simples dose”, alertou Tatiane.
VACINA SALVA VIDAS – Entre os paranaenses que compareceram à Unidade Ouvidor Pardinho para garantir a proteção estava o analista Fabrício Rodrigues, de 55 anos. Integrante do grupo prioritário como pessoa com deficiência, ele recebeu a dose na sala de vacinação e destacou a confiança histórica da sua família nos imunizantes.
“Sempre acreditei na vacina e, nos últimos anos em que tenho me vacinado contra a gripe, não tenho ficado doente. É fundamental que as pessoas aproveitem essa oportunidade, pois ela previne os casos mais graves. Gostaria que todo mundo tivesse esse acesso e viesse se vacinar”, afirmou o analista.
SAÚDE E CIDADANIA EM LONDRINA – Na região Norte, por exemplo, a vacinação foi integrada à VI Feira de Saúde de Londrina. O evento multisetorial reuniu diversos órgãos e entidades públicas, oferecendo à população uma série de atividades e serviços além da imunização. A estratégia buscou aproveitar o grande fluxo de pessoas na feira para facilitar o acesso à vacina contra a gripe e atualizar o calendário vacinal em um ambiente de promoção integral à saúde e cidadania.
CAMPANHA – A partir de segunda-feira (30), a vacinação segue em todas as unidades básicas de saúde dos 399 municípios do Paraná. Nesta fase inicial da campanha, o foco principal são os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com mais de 60 anos e gestantes.
A vacina também será ofertada a puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, pessoas com doenças crônicas ou com deficiência, além de professores, profissionais de saúde, das forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, portuários e dos Correios. A lista inclui ainda a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens sob medidas socioeducativas.
Simultaneamente à imunização contra a Influenza, os municípios paranaenses realizam a ação de multivacinação. O objetivo é atualizar a situação vacinal da população com a oferta de diferentes imunizantes do calendário nacional em um único momento, reforçando a proteção contra diversas doenças antes do período de maior circulação viral.
Fonte: Governo PR
Paraná
Fundação Araucária e Confap têm 5 editais para levar a pesquisa paranaense ao exterior
Por meio da parceria entre a Fundação Araucária (FA) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), pesquisadores do Paraná têm a oportunidade de experienciar a pesquisa em instituições internacionais de excelência. No momento, estão abertas cinco chamadas em parceria com a União Europeia, relacionadas ao programa de pesquisa e inovação “Horizon Europe”. A iniciativa concentra-se em financiar projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).
Com o objetivo de fortalecer a inovação e pesquisa, as ações internacionais conectam experiências que contribuem para estimular o desenvolvimento não só no Paraná, mas também no exterior, a partir da troca transnacional de técnicas e conhecimentos. De acordo com a assessora de Relações Internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati, a parceria da entidade, que pertence ao Governo do Estado, e o Confap fortalecem as ações de internacionalização da Araucária com a possibilidade de submissões de projetos multilaterais.
“Os pesquisadores do Paraná que são contemplados recebem nosso cofinanciamento e viabilizam a participação em iniciativas com instituições do exterior, fortalecendo ainda mais a cooperação internacional na formação de redes de impacto e de qualificação científica”, ressalta a assessora. Com essa parceria, pesquisadores vinculados a instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTIs) com sede e CNPJ no Estado podem se inscrever em editais que potencializam o alcance de suas pesquisas para além do Paraná.
Conheça os editais abertos para inscrição:
O programa apoia projetos focados nas florestas, silviculturas e no setor de base florestal. Diante dos problemas ambientais causados pelas mudanças climáticas, o edital incentiva a sustentabilidade florestal, a adaptação climática e o fortalecimento da bioeconomia circular. No Paraná, dois projetos podem ser escolhidos para receber financiamento de até 66 mil euros cada, com recursos próprios da Fundação Araucária.
As inscrições para a chamada estão abertas até o dia 2 de dezembro de 2026.
O edital, “Construindo uma Economia Azul sustentável e inovadora: aproveitando oportunidades digitais e promovendo a resiliência”, prioriza projetos que incluam a sustentabilidade, estratégia de abordagem na utilização e exploração de recursos e a economia relacionada aos oceanos. Para elegibilidade, é necessário que as propostas de pesquisa e inovação envolvam no mínimo duas bacias marítimas europeias, avaliando a resposta do projeto nas outras diversas bacias.
Para esse edital, um projeto será selecionado para ser apoiado pela Fundação Araucária, recebendo o auxílio de 90 mil euros para o desenvolvimento da pesquisa.
Inscrições abertas até 16 de outubro de 2026
Pesquisadores de instituições paranaenses têm a oportunidade de trabalhar em projetos de pesquisa em conjunto com pesquisadores da Bélgica, na região da Valônia-Bruxelas. Entre os âmbitos de pesquisa explorados estão: saúde, energia, materiais e habitats sustentáveis; cadeia agroalimentar do futuro e gestão ambiental inovadora; aeronáutica, espaço e defesa e Amazônia.
Dois projetos serão escolhidos para serem financiados pela Fundação Araucária, cada um com o apoio financeiro de R$ 320.000.
Inscrições abertas até 30 de outubro de 2026
Chamada Transnacional Conjunta Biodiversa+ (BiodivFuture) 2026-2027, investe em projetos voltados à biodiversidade e ecossistemas emergentes, somados às consequências sociais e ecológicas das ações de impacto na natureza. A proposta do projeto pode envolver o estudo de ambientes de qualquer região do mundo, contanto que sejam ecossistemas emergentes e que os resultados das pesquisas tenham relevância transnacional.
A Fundação Araucária contribui com o financiamento de 3 projetos no Paraná com o valor máximo de investimento de 300 mil reais para cada uma das pesquisas selecionadas.
Inscrições até o dia 10 de novembro de 2026.
Nesse edital, o foco é a gestão sustentável dos recursos hídricos e demais ações que resultem no uso responsável e ecológico da água. Nele, são abordados temas como a gestão de bacias hidrográficas e águas subterrâneas, resiliência hídrica, monitoramento integrado da água e gestão de dados e outras soluções positivas para problemas que envolvem os recursos hídricos.
Dois projetos transnacionais vão ser escolhidos para receberem auxílio da Fundação Araucária, cada um com um valor de no máximo 300 mil reais.
Inscrições até o dia 10 de novembro de 2026.
Para conferir mais detalhes de todos os editais disponíveis para a inscrição, visite a aba “programas abertos” no site da Fundação Araucária.
Fonte: Governo PR
-
Política Nacional6 dias agoPiauí elege Marcelo Castro e Júlio César para o Senado
-
Agro7 dias agoChuva forte pode atrasar plantio e colheitas no Centro-Sul
-
Educação5 dias agoPodMEC debate neurociência e educação
-
Paraná4 dias agoProdutores rurais têm até 11 de outubro para adquirir fertilizante da Sanepar
-
Paraná3 dias agoCredenciamento da Fomento Paraná permite que municípios subsidiem juros de microcrédito
-
Política Nacional6 dias agoFlávio Bolsonaro e Lula disputam o segundo turno das eleições para presidente
-
Política Nacional6 dias agoTSE destaca normalidade no 1º turno e redução das denúncias de desinformação
-
Esportes2 dias agoSavarino faz três, Fluminense goleia o Coritiba e assume o terceiro lugar do Brasileirão
