Paraná
Paraná tem 6 cidades entre as 20 melhores do Brasil no ranking de saneamento; Sanepar lidera entre empresas
O Paraná é referência nacional em saneamento básico com seis cidades entre as 20 com os melhores indicadores do Brasil. Foz do Iguaçu (9º), Maringá (12º), São José dos Pinhais (13º), Ponta Grossa (15º), Londrina (17º) e Curitiba (19º) se destacam nos indicadores de coleta e tratamento de esgoto, de acordo com o Ranking do Saneamento 2026, divulgado nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Trata Brasil. Além disso, a Sanepar é a empresa de saneamento com maior número de cidades no top 20, as mesmas seis, seguida da Sabesp, de São Paulo, com cinco.
Entre as cidades paranaenses que aparecem em evidência no ranking nacional, São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi a que teve a maior evolução entre 2025 e 2026, com um salto de 12 posições, entrando no top 20. Foi a quarta maior evolução do País, ao lado de Betim (MG), Guarulhos (SP) e Teresina (PI). Maringá cresceu duas posições, de 14º para 12º, assim como Londrina, de 19° para 17º.
Já Curitiba, terceira melhor Capital do índice geral, também lidera o ranking nacional no indicador de coleta de esgoto, com 100% de cobertura. Maringá e Ponta Grossa também aparece entre as vinte melhores cidades do Brasil nesse quesito.
No indicador de tratamento de esgoto, que é um dos mais relevantes do ranking, o Paraná apresenta desempenho ainda mais expressivo, com quatro cidades entre as dez melhores do País: Maringá, Cascavel, Curitiba e Londrina, todas com nota máxima no índice. A Sanepar, que atende 345 cidades, tem 100% de cobertura de tratamento em cima do esgoto coletado.
“Esse novo indicador mostra que o Paraná está evoluindo a cada ano na busca pela universalização. A Sanepar mantém investimentos bilionários nos municípios em novas estações de tratamento e redes de coleta, ampliando as conexões e gerando saúde. Esses investimentos são essenciais para garantir que o Estado continue a figurar como protagonista nesse segmento, que é fundamental para a qualidade de vida”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley,
Segundo o estudo, apenas 56,7% da população brasileira conta com coleta de esgoto, enquanto o índice de tratamento chega a 51,8%. Nos municípios mais bem colocados do Paraná, esses indicadores se aproximam da universalização, com níveis próximos ou superiores a 90% na coleta e acima de 80% no tratamento. De acordo com o levantamento, os 20 melhores municípios do País, grupo que inclui seis cidades paranaenses, têm, em média, 98,08% de coleta de esgoto e 77,97% de tratamento, enquanto os 20 piores têm apenas 28,06% e 28,36%, respectivamente.
- 10 milhões de litros: Sanepar constrói o maior reservatório em aço da América Latina
- Em projeto inédito, Sanepar abre edital para ampliar distribuição de lodo para a agricultura
ÁGUA – De acordo com o ranking, 28 municípios já atingiram a universalização do abastecimento de água conforme as metas do Marco Legal do Saneamento. Desse grupo, 11 registram cobertura total de 100%, entre eles Curitiba, que aparece em terceiro lugar. Foz do Iguaçu, Londrina e Ponta Grossa também têm 100% no Indicador de Atendimento Urbano de Água.
INVESTIMENTOS CONTÍNUOS – Esse desempenho está diretamente ligado ao volume de investimentos realizados no Estado. A Sanepar executa um plano robusto para universalizar os serviços até 2033, em linha com o Marco Legal do Saneamento. A meta é atingir 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto, antecipando o prazo nacional.
Entre 2025 e 2029, estão previstos mais de R$ 13 bilhões em investimentos em obras e projetos em todas as regiões do Paraná, com mais de 500 frentes em andamento. Até 2030, outros R$ 6,75 bilhões devem ser aplicados na expansão e modernização dos sistemas de esgotamento sanitário.
Os resultados já aparecem na prática. Apenas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a Sanepar coletou e tratou 80,6 bilhões de litros de esgoto, evitando que um volume equivalente a mais de 32 mil piscinas olímpicas fosse despejado na natureza. O número representa crescimento de 2,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela ampliação da rede, com mais de 100 mil novas ligações.
RANKING – O Ranking do Saneamento 2026 avalia os 100 municípios mais populosos do Brasil com base em indicadores como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, investimentos e eficiência dos serviços. Os dados utilizados são provenientes do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA).
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público denuncia por cárcere privado e violência psicológica homem que manteve mulher confinada na própria casa em Colombo
O Ministério Público do Paraná denunciou pelo crime de cárcere privado e violência psicológica um homem investigado por manter a mulher com quem convivia confinada, por cerca de um ano, em sua própria residência, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. A vítima, que tem um filho ainda criança, foi resgatada na última sexta-feira, 7 de agosto, após conseguir enviar um e-mail pedindo ajuda a um serviço da Secretaria da Mulher do Município. A denúncia foi oferecida nesta terça-feira, 11 de agosto, pela 3ª Promotoria de Justiça de Colombo.
De acordo com o apurado, o denunciado controlava e restringia a liberdade da mulher, mantendo as grades e janelas da residência fechadas e a porta trancada por fora nas ocasiões em que estava ausente, somente permitindo que ela deixasse o imóvel mediante sua autorização. Ele ainda instalou um sistema de monitoramento por câmeras na residência para vigiá-la, além de controlar o uso de telefone celular, o acesso telefônico e às redes sociais, condições que a impediam de manter contato com amigos ou familiares e dificultavam qualquer tentativa de pedido de ajuda.
Agressões – Durante o período em que manteve a então convivente em cárcere privado, o homem também fez uso de violência física, dentre outras condutas. Com a prática dos atos, o acusado causou grave dano emocional à vítima, prejudicando sua saúde psicológica.
Preso em flagrante na última sexta-feira (7), ele teve a prisão convertida em preventiva, a pedido do Ministério Público do Paraná, que também requereu a aplicação de medidas protetivas de urgência em favor da mulher e da criança. Além da condenação às penas previstas na legislação, o Ministério Público requer, com o oferecimento da denúncia, a fixação da obrigação de pagamento de valor mínimo a título de reparação pelos danos morais causados à vítima.
Processo 0008078-67.2026.8.16.0028 (sob sigilo)
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes7 dias agoAtlético-MG marca nos acréscimos, vence o Juventude e avança às quartas da Copa do Brasil
-
Esportes5 dias agoCorinthians vence, mas é eliminado da Copa do Brasil pelo Internacional
-
Educação6 dias agoMEC divulga período de inscrições para o Observatório da Educação Inclusiva
-
Agro7 dias agoInflação de 0,06% reforça expectativa de Selic a 14% nesta quarta e permite juros menores
-
Agro5 dias agoCasos de raiva bovina avançam e colocam rebanhos em alerta
-
Educação6 dias agoIdeb avança em todas as etapas da educação básica no Rio Grande do Norte
-
Agro5 dias agoEntidade critica nova lei do frete e prevê aumento dos custos no campo
-
Agro5 dias agoExportação recorde de soja pressiona portos e expõe falta de armazéns
