Polícial
PMPR Capacita 68 Policiais Militares no Curso de Patrulha Rural Comunitária e Fortalece Integração com outros Estados
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou, nesta quinta-feira (06), a solenidade de encerramento do V Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária – Turma 2026, promovido pela Seção de Polícia Comunitária e Direitos Humanos.
Nesta edição, o curso capacitou 68 policiais militares, sendo 65 da PMPR e três de outras corporações, provenientes da Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Militar de Santa Catarina e Polícia Militar do Acre. A participação interestadual fortaleceu a integração entre as instituições e possibilitou a troca de experiências no enfrentamento aos desafios da segurança pública no meio rural.
O efetivo da PMPR foi composto por patrulheiros rurais de diversas Organizações Policiais Militares (OPMs) do Estado, além de integrantes da Patrulha Costeira do 9º Batalhão de Polícia Militar e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.
As atividades foram realizadas nas dependências da 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (2ª EsFAEP/APMG), em Maringá, com foco no aprimoramento das ações de policiamento comunitário rural, por meio do desenvolvimento de operações especializadas e do fortalecimento de redes de proteção integradas.
A grade curricular contemplou conteúdos teóricos e práticos, incluindo disciplinas como Armamento, Munição e Tiro Policial; Atendimento Pré-Hospitalar de Combate; Doutrina de Emprego do Patrulhamento Rural Comunitário; Defesa Pessoal Policial; Sistema Mobile PMPR – SADE; Interação Comunitária e Cadastro Rural; Direitos Humanos; Atendimento a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade em Ambiente Rural; Legislação Ambiental Aplicada; Ações de Combate aos Crimes Violentos contra o Patrimônio; Conduta de Patrulha em Ambiente Rural; Direção Policial com viaturas 4×4; Técnicas de Abordagem; e Sobrevivência Policial.
A programação também contou com o Seminário de Boas Práticas do Programa Patrulha Rural Comunitária 4.0, espaço voltado à apresentação de experiências e estratégias exitosas desenvolvidas pelas equipes de patrulhamento rural.
Parte das atividades foi realizada em ambientes externos, proporcionando exercícios práticos e simulações voltadas ao aperfeiçoamento das técnicas operacionais, fundamentais para o policiamento em áreas extensas e de difícil acesso.
A realização do curso reafirma o compromisso da Polícia Militar do Paraná com a qualificação contínua de seu efetivo e com o fortalecimento da segurança no meio rural, contribuindo para a proteção da população que vive e trabalha no campo.
Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença!
Fonte: Polícia Militar PR
Polícial
PMPR prende quatro pessoas e recupera veículo furtado em desmanche de Umuarama
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), prendeu quatro pessoas e recuperou um carro furtado na tarde de quinta-feira (2), durante uma ação realizada em Umuarama.
As equipes receberam informações de que um VW/Jetta, furtado na noite anterior em Campo Mourão, estaria escondido em um barracão na cidade. Ao verificar a denúncia, os policiais encontraram o veículo parcialmente desmontado no interior do imóvel.
No local, quatro homens foram flagrados realizando o desmonte do automóvel. Durante a abordagem, eles informaram que o carro havia sido levado ao barracão na noite anterior e alegaram desconhecer sua origem ilícita.
Os suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados, juntamente com o veículo recuperado, à Delegacia da Polícia Civil de Umuarama para os procedimentos de polícia judiciária. O prejuízo estimado ao crime é de aproximadamente R$ 260 mil.
Fonte: Polícia Militar PR
-
Esportes5 dias agoGrêmio vence o Internacional por 3 a 1 e avança às semifinais da Copa do Brasil
-
Política Nacional6 dias agoAumento de pena para furto e roubo de combustíveis vai à sanção
-
Agro7 dias agoAgro exporta R$ 45,6 bilhões e mantém 3º lugar no país
-
Paraná6 dias agoMPPR e Polícia Civil cumprem mandados de busca e apreensão em apuração sobre suposto desvio de donativos para vítimas de tornado em Rio Bonito do Iguaçu
-
Agro7 dias agoAlgodão brasileiro bate recorde de exportação e preço externo sobe 16,8%
-
Agro6 dias agoMinistro André de Paula participa da Agrinordeste nesta sexta-feira (4)
-
Agro5 dias agoDívida rural trava nos bancos e mais de 40 entidades cobram mudanças
-
Política Nacional5 dias agoDavi comemora autorização para busca de petróleo na costa do Amapá
