Connect with us


Paraná

Paraná fecha 2025 como maior empregador da Região Sul e 4º maior do Brasil

Publicado em

O Paraná fechou o ano de 2025 como o maior empregador da região Sul e o quarto maior do Brasil, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foram 80.665 novas vagas com carteira assinada criadas no Estado no ano passado, o que equivale a 43,3% de todos empregos formais abertos no último ano no Sul.

Apenas estados mais populosos tiveram saldos de vagas mais altos do que o Paraná. São Paulo atingiu saldo de 311.228 postos, Rio de Janeiro abriu 100.920 vagas e a Bahia 94.380. Na região Sul, foram 186.126 novas vagas, com saldo de 59.184 novos empregos em Santa Catarina e 46.277 no Rio Grande Sul. O Brasil terminou o ano com saldo de 1.279.498 postos de trabalho.

O saldo positivo do Paraná é resultado da diferença entre as 2.037.949 admissões e 1.957.284 desligamentos feitos no período. Com o resultado positivo, o Paraná terminou 2025 com um estoque de 3.299.272 pessoas trabalhando com carteira assinada.

Leia mais:  Sanepar investe R$ 40 milhões para ampliar o abastecimento de água em Medianeira

“Celebramos mais um ano com destaque na criação de empregos no Paraná, fruto do bom momento econômico do nosso Estado e das nossas políticas de atração de investimentos, que movimentam o mercado de trabalho em todas as regiões”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Nosso foco é garantir que esse crescimento continue chegando a todas as regiões do Estado, ampliando renda, dignidade e qualidade de vida para a população”, completou o governador.

Com exceção de dezembro, quando há retração no mercado de trabalho em todos os estados por causa das movimentações de fim de ano, o Estado teve saldo positivo na geração de emprego em todos os meses de 2025. Foram 16.490 vagas em janeiro, 38.980 em fevereiro – o maior saldo do ano –, 6.261 em março, 16.582 em abril, 6.727 em maio, 9.453 em junho, 8.490 em julho, 6.442 em agosto, 12.277 em setembro, 8.784 em outubro, 1.266 em novembro e -51.087 em dezembro.

SETORES – Todos os setores da economia tiveram saldo positivo nas contratações no ano passado, com destaque para o de Serviços, que respondeu por quase 60% de todas as vagas criadas em 2025. Foram 48.278 novos postos no setor, alavancados principalmente no segmento de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, que atingiu saldo de 21.865 no ano.

Leia mais:  FPT Beach Series 1500 - Portos do Paraná chega ao fim após três dias de competição

Na sequência, está o Comércio, que abriu 14.401 novas vagas no ano, seguido de perto pela Indústria, que teve saldo de 13.831 postos formais. Os setores da construção e da Agropecuária também tiveram saldo positivo, com 2.150 e 1.985 vagas respectivamente.

“Esse resultado consolida o Paraná como um Estado que gera oportunidades de forma consistente e sustentável. São mais de 80 mil novos empregos formais em um único ano, reflexo direto de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, à qualificação da mão de obra e ao fortalecimento do setor produtivo”, salientou o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Ministério Público do Paraná esclarece sobre interrupção de sessão do Tribunal do Júri de Curitiba ocorrida nesta quinta-feira, 10 de setembro

Published

on

A respeito dos fatos ocorridos nesta quinta-feira, 10 de setembro, em sessão do Tribunal do Júri realizada em Curitiba (Autos 0001590-19.2022.8.16.0196), o Ministério Público do Paraná informa:

O Conselho de Sentença, que atuava desde quarta-feira, 9 de setembro, na sessão de julgamento de um acusado pelos crimes de homicídio qualificado consumado e sete tentativas de homicídio, ocorridos em Curitiba em maio de 2022, foi dissolvido ontem, quinta-feira, 10, por decisão do Juízo da 1ª Vara de Crimes Dolosos contra a Vida de Curitiba, após um evento ocorrido no interior da carceragem, envolvendo o réu, que foi atendido por bombeiro civil do Tribunal do Júri e depois pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após o atendimento, ficou constatado que “(…) o réu não apresentava lesões no pescoço e seus sinais estavam normais, sendo possível o retorno à unidade prisional de origem sem a necessidade de atendimento hospitalar (…)”, de acordo com o boletim de ocorrência elaborado pela Polícia Militar.

O Ministério Público do Paraná, por meio do Promotor de Justiça que atua no caso e sua respectiva equipe, procurou, de pronto, depois de observar que a situação na carceragem se mostrava controlada, prestar atendimento a uma das vítimas do caso, que acompanhava a sessão de julgamento, bem como à testemunha que prestava depoimento no momento do ocorrido.

Leia mais:  Carreta da Inovação leva atividades a Nova Fátima e Corbélia nesta semana

Foi determinada a instauração de inquérito policial para apurar o ocorrido e o Ministério Público requereu avaliação psiquiátrica do acusado por médicos do Complexo Médico Penal, onde ele se encontra custodiado, a fim de subsidiar a apuração.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262