Paraná
Oficinas, visitas noturnas e bate-papo musical: confira a agenda de janeiro do MIS-PR
O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) traz a programação do mês de janeiro, com atividades gratuitas promovidas pelo Setor Educativo do Museu. A agenda inclui oficinas, visitas mediadas noturnas e um bate-papo musical com Fábio Elias, lenda do rock curitibano. As atividades são gratuitas e com vagas limitadas. Para participar, basta fazer a inscrição nos links indicados em cada atividade.
Oficina de Fotografia: Ambientes Instagramáveis
Data: 20 de janeiro (terça-feira)
Horário: 14h às 16h
Público-alvo: livre (menores de 18 anos devem apresentar autorização)
Vagas: 20
A oficina propõe uma reflexão sobre a evolução dos espaços preparados para o registro fotográfico, dos estúdios do século XIX aos atuais ambientes digitais. A atividade parte da exploração do acervo do estúdio Foto Brasil, importante referência da fotografia em Curitiba entre 1922 e 2001, e segue com a criação de registros contemporâneos nos espaços do museu. Cada participante utilizará seu próprio celular ou câmera digital, e uma imagem por pessoa será impressa e exposta no Setor Educativo do MIS-PR.
Inscrições: https://forms.gle/F7TmmPEAJjD4jZT76
Visita Noturna – Projeto Cárcere – Exposição: Desse Lado do Muro
Data: 21 de janeiro (quarta-feira)
Horário: 19h às 21h
Público: a partir de 16 anos
Vagas: 30
A visita mediada noturna propõe uma imersão na exposição “Desse Lado do Muro”, instalada na antiga Central de Custódia da Rua Barão do Rio Branco, recentemente anexada ao MIS-PR. A exposição aborda a complexa realidade do sistema prisional latino-americano a partir de fotografias, vídeos, projeções e intervenções espaciais realizadas em 18 presídios de sete países, pelos fotógrafos Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan.
Inscrições: https://forms.gle/3X3948M72zTuhmYV7
Bate-papo Musical com Fábio Elias
Data: 22 de janeiro (quinta-feira)
Horário: 18h
Público-alvo: a partir de 16 anos
Vagas: 20
O MIS-PR promove uma roda de conversa com Fábio Elias, vocalista da banda Relespública, que vai compartilhar experiências sobre o processo criativo, a trajetória do grupo e o cenário do rock paranaense. A atividade inclui uma audição de vinis do acervo do MIS-PR e da coleção pessoal do convidado, proporcionando um encontro entre memória sonora e produção musical contemporânea.
Inscrições: https://forms.gle/TN5rjFXUin53fuEB8
Oficina de Desenho: Desenhando o MIS
Data: 27 de janeiro (terça-feira)
Horário: 14h às 16h
Público-alvo: a partir de 12 anos
Vagas: 15
A oficina convida o público a conhecer a história e a arquitetura do Palácio da Liberdade, sede do MIS-PR desde 1989. Por meio do desenho de observação, os participantes vão registrar detalhes da construção do século XIX, projetada pelo engenheiro Ernesto Guaita. Ao final da atividade, os trabalhos produzidos serão apresentados em uma exposição no espaço do Setor Educativo.
Inscrições: https://forms.gle/5EKtxoLRicAsC9QP8
Visita Guiada Noturna
Data: 28 de janeiro (quarta-feira)
Horário: 19h às 21h
Público-alvo: 16+
Vagas: 30
A visita mediada noturna apresenta a nova expografia do MIS-PR e parte de seu acervo, com mais de 3 milhões de itens. O percurso inclui as exposições “Sinestesia dos Objetos”, “Sala Bicho do Paraná” e “Palácio da Liberdade”, além da mostra Foto Brasil no andar superior, que destaca a história da fotografia, da música, da política e da arquitetura no Paraná.
Inscrições: https://forms.gle/KT68iECCJ2P4vnqg7
As inscrições para todas as atividades são gratuitas e devem ser feitas previamente por meio de formulários online. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Fonte: Governo PR
Paraná
Porto de Paranaguá concentra 70% das exportações brasileiras de óleo de soja no 1º trimestre
O Porto de Paranaguá movimentou 70% das exportações brasileiras de óleo de soja entre janeiro e março de 2026, de acordo com o Comex Stat, sistema do governo federal que reúne dados sobre o comércio exterior, divulgados pela Portos do Paraná nesta terça-feira (21). No período, o porto paranaense embarcou 386,3 mil toneladas do produto. .
Segundo o centro de estatísticas da Portos do Paraná, o volume representa um crescimento de 38% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram exportadas 280 mil toneladas. Os principais mercados compradores estão concentrados na Ásia e na África.
Somente no mês de março, a participação de Paranaguá nas exportações nacionais de óleo de soja atingiu 75,3%, com 135 mil toneladas embarcadas.
GRANÉIS SÓLIDOS – Em volume, a soja em grão foi a commodity que mais cresceu em movimentação nos portos paranaenses no primeiro trimestre de 2026. Foram 4,6 milhões de toneladas exportadas, segundo dados da Autoridade Portuária e do Comex Stat, o que representa uma em cada cinco toneladas das exportações brasileiras do produto.
O volume embarcado de soja em grão registrou crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram exportadas 4,1 milhões de toneladas.
“O nosso controle de qualidade e toda a dinâmica operacional garantem o reconhecimento internacional e a busca constante do mercado pelos portos paranaenses”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Com o envio de 1,3 milhão de toneladas, o farelo de soja também se destacou nas exportações do trimestre, representando 25,6% do volume nacional — o segundo maior do país, mesmo com uma ligeira queda se comparado com o mesmo período de 2025.
Somente em março, foram embarcadas 700 mil toneladas, principalmente para a Ásia e a Europa, volume equivalente a mais de 30% das exportações brasileiras.
IMPACTOS – No acumulado até março, os portos paranaenses movimentaram 16,7 milhões de toneladas, volume 3,9% inferior ao registrado no mesmo período de 2025.
Entre os fatores que influenciaram o resultado está a redução nas exportações de açúcar, impactadas pela queda nos preços internacionais e pelo aumento dos estoques globais.
A exportação de milho também apresenta retração, já que parte da produção tem sido direcionada ao mercado interno para a fabricação de etanol, combustível alternativo ao petróleo. Esse movimento está relacionado ao cenário internacional, marcado por tensões geopolíticas, como o conflito entre Estados Unidos e Irã.
Essas condições internacionais também começam a impactar a importação de fertilizantes. O Paraná é a principal porta de entrada desses insumos no Brasil. No primeiro trimestre do ano passado, foram importadas 2,7 milhões de toneladas, enquanto, no mesmo período de 2026, o volume caiu para 2,2 milhões de toneladas.
Por outro lado, a importação de malte registrou alta de 227%, enquanto a cevada cresceu 10%. Já os derivados de petróleo apresentaram aumento de 9% nas importações em relação a 2025.
Fonte: Governo PR
-
Agro6 dias agoIPCF sobe em março e indica piora no poder de compra de fertilizantes para o produtor rural
-
Política Nacional7 dias agoCAE aprova piso de R$ 13.662 para médicos e cirurgiões-dentistas
-
Esportes5 dias agoCorinthians vence Santa Fe e domina Grupo E da Libertadores
-
Esportes5 dias agoFluminense perde de virada para Independiente Rivadavia e se complica na Libertadores
-
Paraná6 dias agoGaeco de Maringá desarticula organização criminosa que fabricava anabolizantes em laboratório clandestino e simulava grife europeia
-
Paraná5 dias agoNova atualização do Monitor de Secas aponta para continuidade da estiagem no Paraná
-
Agro6 dias agoAbertura da Colheita da Oliva no RS estreia feira focada em negócios e inovação
-
Paraná4 dias agoParaná tem redução de 10% nos homicídios e 22% nos roubos no 1º trimestre de 2026
