Litoral
Voluntários levam comida para famílias de pescadores que moram em ilhas no litoral do Paraná

Voluntários estão levando comidas para famílias de pescadores que moram emilhas do Paraná, nas baías de Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba.
De acordo com os voluntários, essas comunidades precisam de ajuda urgente.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, os pescadores têm enfrentado dificuldade para vender os produtos pescados.
Desde 2 de abril, quando a ação começou, pouco mais de 200 famíliasforam ajudadas.
As cestas doadas contém os seguintes alimentos:
- Óleo vegetal
- Arroz
- Feijão
- Macarrão
- Farinha de trigo
- Polenta
- Biscoito
- Açúcar
- Café
- Sal
- Molho de tomate
Quem quiser ajudar com a doação de comida, pode entrar em contato com os voluntários nas redes sociais:
Santana, que é um dos voluntários, explicou que o acesso para as ilhas é difícil, porque depende de boas condições – das marés, do vento e da chuva – para ocorrer.
Por essa razão, não é sempre que as viagens de barco podem ser realizadas.

Litoral
Chuva no Litoral deixa cidade embaixo d’água

Intensas chuvas causaram alagamentos em várias áreas de Paranaguá, no litoral do Paraná, deixando moradores presos em suas casas nesta madrugada de quinta-feira (09). O volume de chuva na região ultrapassou os 100 mm até as primeiras horas do dia, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). Em Antonina, o índice foi menor, com 39,8 mm acumulados até as 8h30.
11 chamados relacionados aos alagamentos foram recebidos pelo Corpo de Bombeiros, mas apenas quatro foi atendido. Apesar das dificuldades, os resgates foram realizados para evitar que os moradores tivessem contato com água contaminada. Não foram registrados casos de desalojados ou desabrigados.
Entre os bairros mais afetados estão Emboguacu, Santos Dumont, Vila Horizonte e Serraria Rocha. Segundo o Simepar, a nebulosidade no litoral do Estado deve persistir, com possibilidade de chuvas ocasionais ao longo do dia. A previsão aponta para continuidade da chuva em Paranaguá até sábado, o que pode agravar a situação em áreas já atingidas.