Paraná
Ratinho Junior se reúne com governadora de Iowa, estado americano com vocação agrícola
O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta terça-feira (25) com a governadora do Iowa, Kim Reynolds, para trocar experiências entre o Paraná e o estado norte-americano em áreas como agronegócio e educação. A agenda faz parte da missão internacional liderada por Ratinho Junior à América do Norte, com reuniões e eventos no Canadá e nos Estados Unidos para prospectar novos negócios e buscar iniciativas que possam ser replicadas no Estado.
Uma das principais regiões agrícolas dos Estados Unidos, localizado no chamado cinturão do milho, o estado do Iowa tem muitas similaridades com o Paraná, afirmou Ratinho Junior. “Assim como o Paraná, Iowa é um grande produtor de alimentos e tem o agronegócio como o principal propulsor da economia. É um estado menor que o nosso, com uma população de 3,1 milhões de habitantes, mas que tem um PIB que supera US$ 200 bilhões, baseado principalmente na produção agrícola”, afirmou.
“Viemos aqui para trocar experiências, para conhecer as iniciativas que deram certo para que essa produção seja tão forte e também para mostrar as expertises do Paraná. Iowa é um grande produtor de milho, chega a colher 400 sacas por hectare, e o Paraná tem grande habilidade na produção de soja, tendo alcançado a maior safra da história neste verão”, disse o governador.
Outra semelhança, destacou Ratinho Junior, é no trabalho das cooperativas agroindustriais, que investem na diversidade da produção e também na industrialização dos alimentos. “O trabalho das cooperativas dos dois estados é muito semelhante, com as companhias investindo na verticalização. Elas produzem grãos e também porco, frango e peixe, como também é feito pelas cooperativas paranaenses”, salientou. “Isso demonstra que estamos no caminho certo para, assim como Iowa, nos consolidarmos com uma força econômica muito grande”.
“Somos um estado pequeno, mas um grande produtor nos Estados Unidos. Produzimos 10% dos alimentos do País neste pequeno território, comercializando para o mundo inteiro”, afirmou a governadora Kim Reynolds. “Há muitas semelhanças entre Iowa e o Paraná, pois ambos se destacam na produção de grãos, suínos, aves, peixe. Há uma diversidade na produção dos dois estados e também um grande processo de industrialização dos alimentos”.
Nesta terça-feira, a comitiva também participou de uma palestra com Bevan Everett, economista-chefe da Stone X, sobre o crescimento na produção de grão e etanol. A empresa de serviços financeiros atua principalmente no mercado de commodities. O governador e as lideranças da Invest Paraná, agência de prospecção de negócios ligada à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, devem participar, ainda, de reuniões com a Stine Seed Company, a maior empresa privada de sementes do mundo, e com a cooperativa Landus.
GANHANDO O MUNDO – Ratinho Junior também apresentou à governadora de Iowa o programa Ganhando o Mundo, que leva alunos da rede estadual de ensino, inclusive das escolas agrícolas, para um intercâmbio fora do País para aprender um novo idioma. A Secretaria de Estado da Educação já iniciou a convocação dos estudantes para uma nova fase. No primeiro semestre do ano que vem, mil alunos vão estudar nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Inglaterra e Nova Zelândia.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público do Paraná manterá atendimento presencial permanente à população em Rio Bonito do Iguaçu a partir desta quarta-feira, 12 de novembro
A partir desta quarta-feira, 12 de novembro, o Ministério Público do Paraná, por meio das Promotorias de Justiça de Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do Estado, manterá atendimento descentralizado permanente à população no município de Rio Bonito do Iguaçu. O serviço será prestado todos os dias úteis, das 13 às 18 horas, na Rua Guarapuava, 51, Centro, Rio Bonito do Iguaçu.
Serão atendidas demandas urgentes da população e prestadas orientações jurídicas. As equipes das Promotorias de Justiça também farão o acompanhamento da efetividade das ações de recuperação e assistência em andamento na cidade. O atendimento descentralizado permanente será mantido enquanto houver a necessidade da prestação do serviço à população.
A medida busca atender às necessidades emergenciais da população do município, diante da gravidade da situação decorrente do tornado que atingiu a cidade na última sexta-feira, 7 de novembro, e que levou à decretação de calamidade pública pelo Governo do Estado.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Polícial4 dias agoMissão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
-
Educação3 dias agoRedação do Enem aborda o envelhecimento na sociedade brasileira
-
Paraná5 dias agoEnem 2025: 195 mil estudantes do Paraná realizam a prova neste domingo
-
Brasil2 dias agoMinistro Celso Sabino participa da abertura da Freezone e apresenta a cultura amazônica para os visitantes da COP30 em Belém (PA)
-
Paraná2 dias agoHistórias comoventes: moradores de Rio Bonito do Iguaçu começam a reconstruir a vida
-
Brasil4 dias agoMinistério da Saúde detalha entrega nacional de 3 mil kits de telessaúde para ampliar atendimentos a distância em UBSs de todo país
-
Polícial6 dias agoMissão Paraná: Ponta Grossa sedia lançamento de ação integrada das forças de segurança
-
Brasil7 dias agoA poucos dias da COP30, 81% dos belenenses esperam impacto econômico positivo com o evento
