Paraná
Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso de Curitiba expedem recomendação administrativa para garantir funcionamento adequado de ILPIs
Em Curitiba, o Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª e da 2ª Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso da Capital, expediu recomendação administrativa dirigida às Instituições de Longa Permanência para Idosos que atuam na cidade. O MPPR busca garantir que as ILPIs atentem a todas as disposições da Lei 10.741/2003 (Estatuto da Pessoa Idosa) e da Resolução RDC 502/2021 da Agência nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bem como estejam cientes das consequências legais decorrentes do descumprimento desses dispositivos.
No documento, o MPPR destaca vários itens a serem observados pelos estabelecimentos, de documentos básicos – como, por exemplo, alvará de funcionamento, licença sanitária e certificados do Corpo de Bombeiros e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – a registros de gestão, como lista com informações completas sobre os idosos acolhidos, contratos firmados com os moradores, livro de registros de ocorrências e regimento interno, entre outros. Foi indicado que a recomendação deve ser acatada de imediato e que “o descumprimento será objeto de apuração, ensejando a adoção das medidas administrativas e judiciais cabíveis, com o objetivo de garantir a efetiva proteção dos interesses indisponíveis das pessoas idosas”.
Atuação – As Promotorias de Justiça realizam, entre suas atribuições, inspeções periódicas nas entidades para verificar questões formais e estruturais para o funcionamento, além dos serviços prestados e da situação dos idosos abrigados, notadamente quanto às condições de higiene, salubridade e segurança. Conforme levantamento do MPPR, há 414 ILPIs cadastradas no Paraná, sendo 161 só no Município de Curitiba – a cidade detém aproximadamente 39% do número total de entidades existentes em todo o estado.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4469
Fonte: Ministério Público PR
Paraná
Eduardo Pimentel e os 18 dias na prefeitura
A posse do novo prefeito de Curitiba deu sangue novo no Palácio 29 de Março, o clima entre o funcionalismo mudou da água para o vinho, todas as manhãs quando encontra servidores a primeira coisa que Eduardo Pimentel (PSD) faz é dar o tradicional bom dia, acompanhado de um sorriso.
Até o ano passado o clima na prefeitura era pesado e a chegada de Eduardo Pimentel afastou a aura escura presente no local depois de oito anos.
Nos primeiros 18 dias de Eduardo Pimentel o governo dele sinalizou que será voltado para consolidar a cidade como o quarto maior polo econômico do Brasil, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, trabalho difícil com as concorrências de Salvador e Porto Alegre.
-
Curitiba6 dias ago
Homem é atacado por abelhas em Curitiba; com mais de 100 picadas é encaminhado a hospital
-
Curitiba4 dias ago
Projeto de Lei pode usar radares para evitar roubos
-
Paraná6 dias ago
Prefeitura fixa em 5,34% reajuste do IPTU 2025 em Paranavaí
-
Norte do Estado2 dias ago
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu
-
Paraná6 dias ago
Trabalhador é socorrido em estado grave após cair de telhado de shopping, em Curitiba
-
Polícial6 dias ago
EXCLUSIVO: Com braço quebrado e outras lesões, homem denuncia PMs por suposto excesso
-
Política Paraná4 dias ago
SISMUP se reúne com a prefeita de Antonina para discutir a valorização dos servidores públicos
-
Paraná6 dias ago
Acima da média nacional: indústria paranaense cresceu 4,2% em 2024