Polícial
Primeira-dama do Paraná recebe convite para histórica formatura policiais militares
Nesta terça-feira (05), o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, e o Diretor de Ensino e Pesquisa da PMPR, coronel Roberto Francisco Cardoso, realizaram uma visita de grande significado à primeira-dama do Estado e presidente do Conselho de Ação Solidária do Paraná, Luciana Saito Massa. O propósito da visita foi entregar pessoalmente à primeira-dama um convite especial para a formatura do Curso de Formação de Praças da PMPR, um evento histórico que ocorrerá no próximo dia 12 deste mês na capital do estado.
O destaque desta formatura é a inclusão de um número sem precedentes de mulheres policiais militares. Aproximadamente 500 delas estarão se formando, sendo o maior contingente de mulheres a se formar simultaneamente nos Cursos de Formação da instituição. A presença significativa das mulheres nos quadros da PMPR reflete uma tendência de maior inclusão e diversidade em todas as esferas da Polícia Militar do Paraná.
O comandante-geral da PMPR expressou o significado deste marco histórico. “Uma formatura com um número tão expressivo de mulheres policiais militares é extremamente gratificante para nós e significativa, não apenas para a PMPR mas para o estado do Paraná, como um todo. Isso demonstra a importância das mulheres em nossa instituição, ocupando cada vez mais posições de destaque e participando ativamente de nossa formação, gestão, atividades e missões”, afirmou o comandante-geral.
As formaturas do Curso de Formação de Praças da PMPR ocorrerão em várias cidades do estado, a partir do dia 12 de setembro. A expressiva inclusão das mulheres, em todas as etapas deste processo, representa um avanço notável para a igualdade de gênero e a diversificação dos quadros da PMPR. Esse evento histórico ressalta o compromisso contínuo da instituição em promover a igualdade de oportunidades e fortalecer a presença feminina na Polícia Militar do Paraná.
Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR

Polícial
PCPR deflagra operação contra grupo que praticou arrastões e roubos na BR-376

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas desde o começo da manhã desta quinta-feira (6) para cumprir três mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma associação criminosa que atua em roubos e furtos de carga na BR-376. Os mandados estão sendo cumpridos em Guaratuba, no Litoral, Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e Garuva (SC), no norte de Santa Catarina.
A investigação apurou que o grupo realizou dois arrastões durante congestionamentos na rodovia, nos dias 8 e 16 de fevereiro, na altura de Guaratuba, no Litoral do Paraná.
Na ocasião, os criminosos armados abordaram motoristas e passageiros de carros e caminhões, subtraindo pertences pessoais, como carteiras, celulares e relógios. Segundo as investigações, eles chegaram a efetuar disparos contra veículos para intimidar as vítimas.
A PCPR identificou três suspeitos. Além dos crimes patrimoniais, eles também atuariam na receptação e distribuição dos produtos roubados. As diligências desta quinta-feira visam localizar os investigados e apreender elementos que auxiliem na continuidade da investigação.
“O grupo criminoso agia de forma violenta, se aproveitando dos congestionamentos para cometer os crimes. Em ambos os casos, os assaltantes estavam armados e efetuaram disparos para intimidar as vítimas. Nossa investigação permitiu identificar três suspeitos envolvidos tanto na prática dos roubos quanto na receptação e distribuição dos produtos furtados”, afirmou o delegado Gabriel Caldeira.
A operação conta com a atuação de policiais civis que integram o Verão Maior Paraná, reforçando o trabalho da PCPR no Litoral. As equipes desempenham ações de investigação e repressão qualificada, garantindo mais segurança para moradores e turistas na região.