Connect with us


Paraná

Paraná vai sediar pela primeira vez evento nacional sobre Unidades de Conservação

Publicado em

A edição 2024 do Fórum Permanente de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação será realizada em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O evento, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com apoio do Instituto Água e Terra (IAT), é inédito no Estado e ocorrerá entre nos dias 6 e 7 de junho, durante a programação paralela do 19º Festival das Cataratas.

O fórum é o principal espaço de debates e troca de experiências sobre conservação ambiental no Brasil. “Trazer esse evento para Foz, em parceria com o IAT e o Festival Cataratas, é uma grande oportunidade de discutirmos os rumos das áreas protegidas do Brasil no município que sedia o parque nacional mais icônico de nosso País”, destaca o diretor de Áreas Protegidas do MMA, Pedro Cunha e Menezes.

Diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto lembrou que a iniciativa ganha ainda mais importância ao ser integrada ao Festival das Cataratas, considerado um dos maiores eventos de turismo do Brasil. “Cada vez mais, o turismo é parte integrante e estratégica para a conservação da biodiversidade. Por isso, é importante que haja essa integração entre o turismo e a gestão das Unidades de Conservação”, afirma.

Leia mais:  Pessoas privadas de liberdade participam de Semana Cultural, em Cascavel

Segundo ele, o evento é importante também por discutir estratégias, diretrizes e qualificação para o setor. “É um evento anual que reúne os 26 estados do País e o Distrito Federal. Uma integração para discutir a melhoria da qualidade da conservação da biodiversidade do País”, diz Andreguetto.

FESTIVAL – A preocupação socioambiental é também um dos pilares fundamentais do Festival das Cataratas. Para Paulo Angeli, idealizador do evento, ser palco de discussões dentro dessa temática enriquece ainda mais o encontro paranaense. “Promover essa integração entre turismo e meio ambiente está no cerne de nossa missão, e estamos muito satisfeitos com a confirmação deste encontro”, ressalta.

De acordo com os organizadores, ainda há alguns espaços e opções disponíveis para empresas e instituições apresentarem suas marcas, produtos e serviços na tradicional Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3029 6603, WhatsApp (45) 9 9958 0025 ou e-mail [email protected].

Leia mais:  Paraná registra pelo menos um caso de violência contra morador de rua por dia

Serviço:

Fórum Permanente de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Paralelo ao Festival da Cataratas)

Data: 6 e 7 de junho

Local: Rafain Palace Hotel & Convention – Foz do Iguaçu

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Herança maldita de Rafael Greca obriga Curitiba manter cinto apertado

Published

on

Marc Souza, Vitor Puppi, Paulo Martins, Eduardo Pimentel e Marcelo Fachinello (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

A herança maldita deixada pelo ex-prefeito Rafael Greca (PSD) para Curitiba irá exigir que a administração Eduardo Pimentel (PSD) mantenha a austeridade fiscal e a sustentabilidade financeira nos próximos quatros anos, o cofre da cidade não está abarrotado de recursos, como foi contado no ano passado em prosa e em verso.

A situação foi explicada pelo secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, na segunda reunião do secretariado do ano (a primeira foi no dia dois de janeiro), Curitiba manterá o cinto apertado “para cidade manter um plano de investimento robusto e honrar os compromissos a partir do próximo ano.”

Como em 2026 haverá uma nova eleição presidencial, existe a possibilidade da queda de recursos para investimentos no setor privado, que poderá refletir na arrecadação dos impostos na capital do Paraná, devido as especulações que o mercado projeta para a situação do Brasil, com a projeção dos candidatos na liderança pelo Palácio do Alvorada.

Vitor Puppi, que é secretário de finanças pela segunda vez, foi responsável pelo Plano de Recuperação de Curitiba, lançado em 2017, que colocou as contas do município em dia.

Leia mais:  Paraná registra pelo menos um caso de violência contra morador de rua por dia

O secretário de Finanças destacou a necessidade de manter a eficiência nos gastos, a transparência nos processos e a economicidade (minimização dos gastos públicos sem comprometer a qualidade dos serviços).

Para 2025, o município tem o orçamento recorde de R$ 14,5 bilhões e um plano de investimentos de R$ 1,07 bilhão, que serão usados em vários projetos para melhorar a vida da população, como pavimentação, construção de casas, implantação de calçadas e ciclovias, revitalização de parques e bosques, reforma de escolas, ampliação e modernização do parque de iluminação pública.

Nessa lista estão ainda projetos de grande porte: Novo Inter 2, Ligeirão Leste/Oeste, implantação do Parque Cachoeira, reforma e implantação de novas unidades básicas de saúde e o projeto de gestão de risco climático Bairro Novo do Caximba.

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262