Paraná
Paraná realiza Dia D da Vacinação em todos os municípios do Estado
Buscando aumentar a cobertura vacinal e expandir a imunidade da população, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove, neste sábado (15), o Dia D de Vacinação. O evento, que conta com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), acontece nos 399 municípios para atualização da carteirinha e abrange as campanhas vigentes no Paraná (Covid e Influenza), além de outras 19 vacinas de rotina.
O secretário de Estado da Saúde, César Neves, acompanhou a vacinação na Unidade Mãe Curitibana, na capital do Estado, e avaliou a campanha como fundamental para garantir o bem-estar dos paranaenses.
“Hoje é um dia de proteção e sobretudo de conscientização, de levar até as pessoas a importância de estar com carteira de vacinação atualizada. Temos uma grande meta em todo o Estado do Paraná e não tenho dúvidas de que será um dia marcante para a saúde pública”, destacou.
Para a realização das ações, o Estado organizou cerca de 5 mil profissionais de saúde, servidores estaduais e municipais, que estarão a postos, das 8h às 17h, nas mais de 1,3 mil salas de vacinas distribuídas nos 399 municípios. Ao todo, a mobilização estima alcançar 800 mil aplicações ao longo do dia.
APROVAÇÃO – Edgar Cavalcanti, de 79 anos, aproveitou o dia para receber as vacinas da Gripe e Covid convidou outros paranaenses para se vacinarem. “Essa é uma grande oportunidade, principalmente por ser em um dia mais acessível para a população. A vacina é segura, gratuita e muito importante para nossa saúde, por isso convido a todos para que busquem o local mais próximo de vacinação”, comentou.
De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal considerada ideal para os imunizantes de rotina (BCG, Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, Meningocócica C, Pentavalente, Pneumocócica, Poliomielite, Rotavírus e Tríplice Viral) é de 95%, com exceção da BCG e Rotavírus, que possuem meta de 90%. Em ambos os casos, a cobertura atual está abaixo destas metas e o Dia D pode ser uma estratégia essencial para assegurar mais proteção aos paranaenses. Um exemplo é o imunizante de Poliomielite, que hoje possui uma adesão de apenas 66,63% no Estado.
O servidor público Emerson Morato Santos, pai da pequena Lívia de treze meses, levou sua filha até o Mãe Curitibana para a aplicação da vacina da Covid. “Desde criança, sabemos da importância da vacinação para garantir nossa imunidade. Durante a pandemia, esse exemplo ficou ainda mais claro e esse ato nos dá uma garantia de mais proteção” comentou.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, também esteve na capital acompanhando o evento e elogiou o protagonismo do Estado.
“O Paraná é o primeiro Estado a realizar um Dia D da multivacinação neste ano. Este é um momento valioso não somente para a proteção dos paranaenses mas também para servir de exemplo a toda a federação. Ainda travamos grandes lutas contra a desinformação e essas ações são ferramentas primordiais para a conscientização coletiva”, destacou.
PARCERIAS – O dia de vacinação conta com o apoio de várias entidades e órgãos federal, estadual e municipais, como o Ministério da Saúde, Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, Associação das Associações e Consórcios Municipais de Saúde, Associação dos Municípios do Paraná, Associação Comercial do Paraná, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-Pr), Apaes, Escolas Municipais e Creches, Entidades Religiosas (católica, evangélicas, entre outras), Grupo Cinco “S”, Fecomércio, Fiep, Cooperativas e Conselhos Profissionais e Entidades de Classe.
Fonte: Governo PR
Paraná
Seminário debaterá metodologia BIM para promover qualificação e eficiência na construção civil
Arquitetos, urbanistas e gestores públicos de todo o Estado participam em 23 de junho, em Curitiba, do Seminário Estadual BIM & Inovação. Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) em conjunto com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), o evento foca na disseminação da modelagem BIM, com o objetivo de impulsionar a qualificação e o aperfeiçoamento do exercício profissional. O Estado já desponta no cenário nacional por possuir uma das políticas públicas mais avançadas em termos de inovação e tecnologia aplicada à infraestrutura.
O encontro visa preparar os profissionais para atender às novas exigências legais e normas técnicas que tornam mandatória a entrega de projetos com essa metodologia junto a prefeituras e órgãos estaduais. Diferente do modelo tradicional de representação gráfica em papel, o sistema integra em um único ecossistema dados complexos de orçamento, manutenção e detalhamento técnico de ponta.
A coordenadora da Estratégia BIM PR na SEIL, Lorreine Vaccari, reforçou o compromisso com a transformação digital. “Desde 2019, quando o Governo do Estado instituiu a Estratégia BIM PR, temos coordenado ações para a adoção gradual da metodologia. O seminário estadual reflete a cooperação técnica com o CAU/PR para engajar profissionais na aplicação do BIM”, disse. “O evento abordará desde conceitos fundamentais e ações governamentais até o uso de tecnologias como GIS e BIM em concursos públicos, estimulando a inovação para melhorar a gestão pública e a qualidade das obras”, acrescentou ela.
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Walter Gustavo Linzmeyer, destacou que o papel da entidade vai muito além da fiscalização do exercício legal e da conduta ética, concentrando-se fortemente no suporte prático aos profissionais.
“O BIM é uma metodologia que exige um conhecimento técnico, muitas vezes, longe da qualidade que o profissional possa ter no dia a dia. Um curso ou uma capacitação é um momento que a gente encontra para explicar que estamos atendendo uma norma técnica, uma lei que visa praticamente todos os trabalhos dos arquitetos e urbanistas na entrega de um projeto, de um serviço que está sendo feito às prefeituras e ao Governo do Estado”, disse Linzmeyer.
IMPACTO PRÁTICO – De acordo o presidente do conselho, os resultados práticos da difusão desse conhecimento estruturam uma cadeia de valorização mútua entre os profissionais e a própria sociedade civil. Para os arquitetos, o domínio da plataforma retira o profissional do mercado comum e o insere em um grupo seleto de alta qualificação técnica.
Por outro lado, o investimento técnico blinda o erário e o consumidor final. A precisão gerada pela automação reduz drasticamente a necessidade de auditorias, evita aditivos contratuais por erros de cálculo e mitiga a modificação de valores ao longo da execução da obra.
“Ganha o profissional que se capacita e ganha a sociedade, com uma qualidade de serviço melhor e também e custos menores. E ganha-se a segurança de que as obras e aquele investimento que está sendo feito, seja no particular ou no público, aconteça da melhor forma possível”, concluiu o presidente do CAU/PR.
INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO – Os profissionais, estudantes e gestores públicos interessados em participar do Seminário Estadual BIM & Inovação devem se inscrever na plataforma Sympla. Como a entrada é gratuita e as vagas são limitadas, a orientação é que façam o credenciamento prévio no site do CAU/PR. O encontro será no Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer.
A grade de atividades foi estruturada em quatro módulos estratégicos que cobrem desde o alinhamento conceitual até as aplicações mais complexas da tecnologia no urbanismo. Na parte da manhã, os debates estarão concentrados no panorama governamental, com destaque para as ações de fomento do Governo do Estado e os parâmetros do Protocolo BIM PR.
O período da tarde será dedicado ao mercado privado, trazendo discussões sobre a implementação da metodologia em escritórios de arquitetura, habitação de interesse social e a inovadora integração entre os sistemas BIM e GIS. O evento será encerrado com uma mesa-redonda voltada ao uso da modelagem em concursos públicos de Arquitetura e Urbanismo.
Fonte: Governo PR
-
Agro7 dias agoDia dos Namorados impulsiona floricultura no Brasil: criatividade em buquês deve elevar vendas em até 8%
-
Política Nacional6 dias agoCAS aprova identificação biométrica de mães e bebês após o parto
-
Política Nacional3 dias agoSenado analisa propostas de agenda legislativa sobre direitos das mulheres
-
Esportes4 dias agoAlisson iguala marca histórica de Gylmar e Taffarel ao iniciar sua terceira Copa como titular
-
Paraná5 dias agoEstado promove encontro de turismo rural e gastronomia regional em Foz do Iguaçu
-
Agro7 dias agoPreço do feijão recua com avanço da segunda safra, mas mercado segue sustentado em 2026
-
Política Nacional5 dias agoRede de comunicação de MT e federação de fomento comercial serão homenageadas
-
Paraná5 dias agoGaeco cumpre mandados em Morretes e Antonina em investigação de possíveis crimes com participação de advogada e servidor terceirizado da Polícia Penal
