Esportes
Palmeira bate Atletico-PR em casa por 2 a 0 e conquista a Recopa
Campeão da Libertadores 2021, Palmeiras recebeu a equipe do Athletico-PR, campeã da Copa Sul-Americana 2021, na noite desta quarta-feira (02), no Allianz Parque, pelo jogo de volta da decisão da Recopa Sul-Americana – o jogo de ida foi 2 a 2 na Arena da Baixada (na ocasião, o Verdão buscou o empate duas vezes com gols de Jailson e Raphael Veiga, no fim). E no jogo do título, o placar de 2 a 0, com gols de Zé Rafael, de falta, aos quatro minutos do segundo tempo, e de Danilo, aos 42, garantiu ao Maior Campeão do Brasil o caneco até então inédito da Recopa.
Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!
Este foi o quinto título conquistado pelo Alviverde no Allianz Parque. Inaugurada neste atual formato em 2014, a nova arena do Verdão já registrou o seu primeiro título conquistado em 2015, o da Copa do Brasil, sobre o Santos, nos penais; depois em 2016, o Alviverde garantiu o Brasileirão em vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense em 27/11. A terceira conquista foi em cima do maior rival, o Corinthians, em 08 de agosto de 2020, em decisão por penalidades; já a quarta foi a Copa do Brasil de 2020, cuja final fora disputada no início de 2021, teve como adversário o Grêmio, e o Verdão venceu por 2 a 0 com gols de Crias da Academia (gols de Wesley e Gabriel Menino).
Vale lembrar que, além dos quatro títulos que o Verdão conquistou no Allianz Parque, levantou também a taça do Brasileirão de 2018 na última rodada daquela edição do Nacional, contra o Vitória. Entretanto, o título foi, de fato, consumado uma rodada antes, contra o Vasco da Gama, no São Januário.
Além disso, o título desta noite reforçou outra estatística favorável do Verdão em decisões: das cinco finais de mata-mata disputadas no Allianz Parque (ou seja, a segunda de eventuais jogos de ida a e volta), quatro foram vencidas pelo Alviverde: além da Recopa de hoje, houve a Copa do Brasil de 2015 e de 2020, e o Paulista de 2020 – ficou com o vice apenas no Paulista de 2018, em jogo marcado por uma arbitragem polêmica. Vale lembrar, no entanto, que houve ainda outras duas disputas de finais na arena palmeirense, mas que não foram os duelos de volta decisivos (e sim os de ida): contra o Santos, pela final do Paulista de 2015 (venceu por 1 a 0 em casa) e diante do São Paulo, pela final do Paulistão de 2021 (empatou sem gols no duelo de ida, no Allianz Parque).
Este duelo contra o Furacão pode ser considerado histórico também pelo fato de que esta foi a primeira final de uma competição internacional realizada na história do Allianz Parque. No antigo estádio Palestra Italia, antes da reforma – iniciada em 2010 e concluída em 2014 -, o Verdão participou de quatro decisões em competições internacionais: três de Copa Mercosul (1998, vitória do Palmeiras; 1999, vitória do Flamengo; e 2000, vitória do Vasco da Gama), além de uma final da Copa Libertadores da América (1999, vitória do Palmeiras). Já considerando a Recopa, Portanto, são três títulos em cinco disputas internacionais na história do estádio, porém, coube a esta Recopa a primazia de ser somente considerando o formato Allianz Parque (a partir de 2014).
E as ótimas marcas do Palmeiras realçadas por esta conquista inédita não param por aí. Em sua casa, o Verdão melhorou ainda seu retrospecto em jogos de mata-mata: considerando a Era Allianz Parque (desde 2014), este foi o trigésimo duelo decisivo (ou seja, a segunda de eventuais jogos de ida a e volta) e, deste total, na grande maioria das vezes o Verdão saiu vencedor, avançando de fase ou conquistando o título 23 vezes, contra apenas sete vezes em que ficou pelo caminho ou com o vice-campeonato.
Coube ao Maior Campeão do Brasil ainda duplicar seu número de conquistas internacionais em um período de dois anos: além de um título inédito, a Recopa Sul-Americana foi o sexto troféu internacional do Verdão, juntando-se ao Mundial de 1951, Tri da Libertadores (1999, 2020 e 2021) e Copa Mercosul (1998). Apenas com Abel, foram as Libertadores de 2020 e 2021 – portanto, essa taça representa o terceiro título internacional do Alviverde em menos de dois anos (ou seja, 50% das conquistas desta natureza em toda a história palmeirense).
E quando o assunto é competição internacional, o Palmeiras tem tradição. Esta foi simplesmente a 14ª final de competição internacional de sua história (sem levar em conta troféus de ocasião e torneios amistosos, como o Ramón de Carranza, por exemplo). Ao todo, são seis conquistas e oito vices, tendo vencido o Mundial de Clubes de 1951, a Copa Mercosul de 1998, e as Libertadores de 1999, 2020 e 2021 e, agora, a Recopa Sul-Americana 2022; e ficando com o vice das Libertadores de 1961, 1968 e 2000, das Copas Mercosul de 1999 e 2000, do Mundial de Clubes de 1999 e 2021, e da Recopa Sul-Americana de 2021.
Individualmente, Abel Ferreira e sua comissão técnica seguem detentores de marca avassaladora no retrospecto de jogos decisivos: agora venceram 16 de 23 disputas (ou seja, considerando que valiam acesso à próxima fase ou título de qualquer competição), enquanto ficaram pelo caminho ou com o vice em apenas sete ocasiões – saldo extremamente favorável.
Abel, aliás, com a disputa da Recopa 2022, ultrapassou Vanderlei Luxemburgo em números de finais disputadas pelo Palmeiras e se isolou na segunda colocação, chegando à sua oitava decisão, contra sete de Luxa – o português venceu quatro (Libertadores de 2020 e 2021, a Copa do Brasil de 2020 e Recopa Sul-Americana 2022) e perdeu quatro (Paulista de 2021, Recopa Sul-Americana de 2021, Supercopa do Brasil de 2021 e agora o Mundial de Clubes 2021), enquanto Luxa venceu seis (Paulistas de 1993, 2008 e 2020, Brasileiros de 1993 e 1994 e Rio-São Paulo de 1993) e perdeu uma (Copa do Brasil de 1996). Ambos estão atrás apenas do recordista Felipão, com 10 (cinco títulos e cinco vices).
Engana-se quem pensa que as marcas de Abel Ferreira param por aí. Após esta final, o português se igualou a Felipão com o maior número de finais em torneios internacionais pelo Alviverde. Além da decisão da Recopa Sul-Americana 2022, Abel chegou na decisão da Copa Libertadores de 2020 e 2021, da própria Recopa em 2021, além do Mundial Interclubes em 2021. Scolari decidiu os títulos da Libertadores em 1999 e 2000, da Copa Mercosul em 1998 e 1999, e do Mundial Interclubes, em 1999. Desta forma, ele se tornou o treinador mais vitorioso em competições internacionais na história do Verdão (duas Libertadores e uma Recopa), seguido de Felipão, com duas conquistas (uma Copa Mercosul e uma Libertadores).
Por fim, ao ter conduzido o time à conquista da Recopa, Abel Ferreira igualou os uruguaios Humberto Cabelli e Ventura Cambon como o quarto técnico com mais títulos na história do Palmeiras: quatro no total (à frente deles, só Felipão, com seis títulos; Brandão, com sete; e Luxemburgo, com oito). E além de ter se tornado o quarto treinador mais vitorioso da história do clube em termos de títulos, Abel virou, de quebra, o estrangeiro mais vitorioso da história do Palmeiras, ao lado dos uruguaios Humberto Cabelli e Ventura Cambon, todos com quatro títulos.
fonte: https://www.palmeiras.com.br/noticias/palmeiras-bate-athletico-pr-em-casa-por-2-a-0-e-conquista-inedita-recopa/
Esportes
Brasil vence Escócia e marca retorno de Neymar
A Seleção Brasileira confirmou sua força na Copa do Mundo de 2026 ao derrotar a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira, no Hard Rock Stadium, em Miami. Com o resultado, o time comandado por Carlo Ancelotti garantiu a liderança do Grupo C e agora se prepara para o início do mata-mata. A partida foi marcada pelo protagonismo de Vinícius Júnior, autor de dois gols, e pelo aguardado retorno de Neymar aos gramados.
O jogo
O domínio brasileiro começou cedo. Logo aos seis minutos de jogo, Rayan pressionou a saída de bola escocesa e interceptou um passe de Robertson. A sobra ficou com Vinícius Júnior, que driblou o goleiro Gunn e abriu o placar. O Brasil chegou a balançar as redes novamente aos 21 minutos, mas o VAR anulou o lance por falta de Vini Jr. no início da jogada. Antes do intervalo, a pressão brasileira surtiu efeito novamente: aos 48 minutos, Bruno Guimarães cruzou com precisão para Vinícius Júnior cabecear e ampliar a vantagem.
No segundo tempo, a Seleção manteve o ritmo e chegou ao terceiro gol aos 14 minutos. Após lançamento de Casemiro e assistência de Bruno Guimarães, Matheus Cunha finalizou para as redes. Na comemoração, o atacante simulou estar surfando, uma homenagem à Tempestade Brasileira que transformou o surfe mundial. Aos 30 minutos da etapa final, o estádio aplaudiu a entrada de Neymar, que substituiu Matheus Cunha. Recuperado de uma lesão na panturrilha que o afastou por um mês, o camisa 10 teve tempo de criar boas jogadas e exigir uma defesa difícil do goleiro adversário.
Com a vitória, o Brasil encerrou a fase de grupos com sete pontos, seguido por Marrocos, que também avançou com sete pontos na segunda colocação. A Escócia terminou em terceiro, com três pontos, e aguarda a definição das outras chaves para saber se conseguirá uma vaga entre os melhores terceiros colocados. O Haiti se despediu da competição na lanterna, sem pontuar.
O próximo desafio da Seleção Brasileira será na segunda-feira, às 14 horas (de Brasília), no NRG Stadium, em Houston. O adversário das oitavas de final sairá do Grupo F, com Holanda, Japão e Suécia como possíveis oponentes.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Placar Final | Brasil 3 x 0 Escócia |
| Competição | Copa do Mundo (3ª rodada do Grupo C) |
| Data e Horário | 24 de junho de 2026 (quarta-feira), às 19h (de Brasília) |
| Local | Hard Rock Stadium, em Miami (EUA) |
| Gols (Brasil) | Vinicius Júnior (6′ 1ºT, 48′ 1ºT) e Matheus Cunha (15′ 2ºT) |
| Cartões Amarelos | Danilo, Fabinho (Brasil); Christie (Escócia) |
| Cartões Vermelhos | Nenhum |
| Arbitragem | Cesar Ramos (MEX); Assistentes: Alberto Morin e Marco Bisguerra (MEX) |
| Brasil | Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos (Alex Sandro); Casemiro (Fabinho), Bruno Guimarães e Paquetá (Gabriel Martinelli); Rayan (Endrick), Matheus Cunha (Neymar) e Vinicius Júnior |
| Escócia | Gunn; Patterson (Ralston), McKenna, Hendry e Robertson (Tierney); Lewis Ferguson, McTominay, McGinn (Curtis) e McLean; Gannon-Doak (Christie) e Shankland (Adams) |
Fonte: Esportes
-
Paraná5 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Esportes7 dias agoGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
Esportes7 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Educação5 dias agoPND poderá ser usada em seleções de 2.031 redes de ensino
-
Brasil5 dias agoGoverno do Brasil lança chamada para remunerar mais de 2,3 mil famílias de povos e comunidades tradicionais da Amazônia
-
Brasil5 dias agoGoverno Federal lança campanha que alerta para relação entre álcool e violência contra a mulher durante a Copa do Mundo
-
Educação6 dias agoMEC realiza oficina sobre metas do PNE para educação infantil
-
Educação5 dias agoSancionado piso salarial para professores da educação básica
