Connect with us


Paraná

Novo hit: primeira edição do Festival de Inverno termina com sucesso de público no Litoral

Publicado em

Com um clima de agitação, energia e alegria, o Litoral sediou a segunda etapa dos Jogos de Aventura e Natureza, o Festival de Inverno, que aconteceu de 7 a 23 de julho. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e com o apoio das prefeituras e das federações esportivas.

Durante 16 dias foram 40 modalidades esportivas acontecendo em Guaratuba, Antonina, Paranaguá, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. Essa foi a maior etapa dos Jogos de Aventura e Natureza, que tem como objetivo incentivar o esporte e fomentar a economia regional, além de levar lazer à população. Cerca de 7 mil pessoas participaram das competições e os atendimentos gerais durante o Festival de Inverno chegaram a mais de 45 mil pessoas.

“A intenção dessa etapa dos JANS era movimentar o Litoral também no inverno e foi o que fizemos nos últimos finais de semana, com hotéis e restaurante lotados, o comércio bem movimentado. Mais uma vez o esporte foi usado como indutor do turismo e gerador de emprego e renda para os paranaenses”, disse Helio Wirbiski, secretário estadual do Esporte.

Segundo o diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria, Tiago Campos, o Festival de Inverno vai virar um marco no Paraná. “Nós fechamos essa etapa de uma maneira espetacular, batemos recorde de número de atletas e de modalidades e movimentamos o Litoral com diversas atrações”, contou. “Foi muito gratificante porque tivemos competições de nível estadual, nacional e até internacional, com atletas de diversos estados do Brasil e também de fora vindo prestigiar essa festa”.

Entre as disputas estiveram o Circuito Paranaense de Vôlei de Praia, o Campeonato Brasileiro de Bodyboarding, o Campeonato Paranaense de Motocross, o Circuito Paranaense de Águas Abertas, o Campeonato Paranaense de Handebol de Areia e o Campeonato Paranaense de Enduro Equestre.

JOGOS DE AVENTURA E NATUREZA – As próximas etapas são os JANs Corredor das Águas (setembro/outubro) – Porto Rico, São Pedro do Paraná, Paranavaí, Marilena, Maringá e Terra Rica; e JANs Angra Doce (outubro) – Siqueira Campos, Jacarezinho, Carlópolis, Ribeirão Claro, Tomazina e Tibagi.

Confira os destaques do Festival de Inverno em cada cidade:

Leia mais:  Com aporte de R$ 27 milhões, nova estrutura dos Bombeiros de Foz do Iguaçu está quase finalizada

PARANAGUÁ – O Festival da Família reuniu mais de 2 mil pessoas entre os dias 8 e 9 de julho, no Aeroparque, em Paranaguá. O evento foi organizado em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e Secretaria de Cultura. O evento levou esporte e cultura para crianças e adultos e contou com diversas atrações, como oficinas de beisebol, voo de balão, parede de escalada, tirolesa, tiro com arco, futevôlei, tênis de mesa, teqball, perna de pau, além da apresentação da banda curitibana Blindagem.

O Aeroparque também foi sede dos Crossgames e do Campeonato Paranaense de Street Skate, que contou com 150 atletas. Na segunda semana do Festival de Inverno, o Aeroparque recebeu o Circuito Paranaense de Vôlei de Praia, que contou com 153 duplas inscritas e aproximadamente 300 atletas de diversas cidades do Paraná, e também a 2ª etapa do Campeonato Paranaense Basquete 3×3, que contou com a participação de mais de 200 atletas.

PONTAL DO PARANÁ – Nos dias 8 e 9, Pontal do Paraná recebeu a primeira etapa do Circuito Escolar de Taekwondo, que aconteceu em parceria com a Federação de Desporto Escolar (FPDE). Já a 3ª etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador 2023 foi realizada pelo ASPP Resgate, com a Supervisão da Federação Paranaense de Surf, Prefeitura de Pontal do Paraná e Governo do Estado.

A 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Bodyboarding foi a grande atração na Praia de Ipanema no final de semana de 15 e 16 de julho. O evento aconteceu pela primeira vez em águas paranaenses e recebeu 127 atletas de nove estados do Brasil, além de um público estimado de mais de 1.500 pessoas assistindo a competição. 

Pontal do Sul recebeu uma das grandes novidades dos Jogos de Aventura e Natureza com a 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Enduro Equestre. Ao todo foram 62 conjuntos (cavalo e cavaleiro) competindo em provas de regularidade (20km e 40km) e provas de velocidade (60km e 80km). A 5ª etapa do Campeonato Paranaense de Motocross aconteceu em Pontal do Sul, durante o último final de semana, o evento contou com mais de 300 atletas, que competiram em 19 categorias.

Leia mais:  Sanepar retirou 108,8 toneladas de resíduos das praias desde 16 de dezembro

Praia de Leste foi sede do Campeonato Paranaense de Capoeira, que aconteceu no ginásio do Colégio Ezequiel. O evento reuniu 150 capoeiristas de diversas idades e de várias regiões.

GUARATUBA – Nos dias 8 e 9, Guaratuba foi palco de eventos de kart, triathlon e pesca embarcada. O kart reuniu um público de mais de mil pessoas, já o triathlon contou com a participação de 195 atletas.

Na segunda semana do Festival de Inverno, a 2ª etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas levou mais de 70 atletas para nadar nas águas de Guaratuba. Os nadadores competiram em três provas: 1500 metros, 750 metros e 400 metros.

Também em Guaratuba, o Campeonato Pan-americano de Patinação em Velocidade teve a participação de 70 atletas do Brasil, Chile, Argentina e Venezuela e contou com um público de aproximadamente 400 pessoas. 

MATINHOS – No primeiro final de semana, Matinhos recebeu um curso de capacitação de beach tennis. A Praia Mansa também recebeu o Campeonato de Canoagem, que contou com disputadas das categorias Menor, Infantil, Cadete, Júnior, Sênior, Master e por equipes.

Entre os dias 15 e 16, Matinhos recebeu o Campeonato Paranaense de Handebol de Areia e o Campeonato de Beach Tennis. No handebol foram mais de 100 atletas competindo e no beach tennis, uma das grandes atrações do momento, foram mais de 200 duplas de todo o Estado.

ANTONINA – Antonina recebeu a Taça Brasil de Ciclismo XCO entre os dias 8 e 9 de julho. Com um percurso desafiador em áreas urbanas, foram 56 participantes. O público também assistiu as manobras dos pilotos em uma apresentação de wheeling.

MORRETES – No dia 15 de julho, Morretes recebeu a 3ª etapa do Campeonato Paranaense de Corrida de Aventura, em duas categorias (discovery e adventure). O evento contou com a participação de 44 equipes.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Rede de manejo que atua em desastres amparou 2,3 mil animais em Rio Bonito do Iguaçu

Published

on

A Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastres (Remad) atendeu 2,3 mil animais, entre espécies domésticas e silvestres, desde sábado (8) em Guarapuava e Rio Bonito do Iguaçu, municípios atingidos pelo tornado da semana passada. A organização é coordenada pela Defesa Civil do Estado e conta com a participação do Instituto Água e Terra (IAT).

A médica veterinária Leticia Koproski é uma das servidoras do IAT que esteve na linha de frente do atendimento animal em Rio Bonito do Iguaçu. Ela conta que paralelamente ao trabalho de reconstrução da cidade, 90% destruída pelo fenômeno climático, se formou uma grande rede de solidariedade em prol da fauna – ao menos 70 pessoas estão envolvidas com os procedimentos emergenciais.

“A atuação dos protetores, principalmente voluntários da comunidade, tem sido essencial. ONGs da proteção animal e grupos especializados no atendimento de animais em desastres também têm executado um trabalho muito importante”, afirma.

Leia mais:  Paraná gerou 31,3 mil empregos para mulheres no 1° semestre, melhor resultado do Sul

Os casos mais simples envolvendo cães e gatos são encaminhados para lares temporários cedidos pela própria comunidade após o tratamento inicial. Os mais graves vão para clínicas veterinárias ou para o Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) de Guarapuava.

Animais de produção estão sendo atendidos, em sua maioria, nas propriedades atingidas. Já as espécies silvestres, por sua vez, contam com o suporte do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), também da Unicentro e referência em atendimento à fauna nativa.

“Estamos trabalhando com prioridades, que vão desde o resgate, atendimento primário, organização de cadastro de voluntários até o direcionamento de medicação e alimentos. Todos têm ajudado muito”, acrescenta.

Letícia cita a necessidade de uma série insumos para que o grupo possa intensificar a prestação de socorro: vermífugos, vacinas, antipulgas, ração, milho, feno, pallets, barracas, caixa de transporte e potes de comida. “Mas qualquer ajuda é muito bem-vinda. É o momento de todos colaborarem”, destaca.

Leia mais:  Orquestra Sinfônica do Paraná volta ao MON com o quarto concerto da série Mostly Mozart

Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastres (REMAD) já atendeu mais de 2.300 animais na região destruída pelo tornado da semana passada

Foto: IAT

RECONSTRUÇÃO E SOLIDARIEDADE – Desde o fim de semana, o Governo do Estado mantém equipes da Defesa Civil, Polícia Militar e Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, além de outras áreas, em Rio Bonito do Iguaçu. As ações incluem apoio logístico, limpeza de vias, distribuição de kits de assistência humanitária, colchões, cobertores e telhas, além do acompanhamento psicossocial das famílias atingidas.

O Governo do Paraná já anunciou que atua em diferentes frentes para ajudar as famílias com moradias. O governador anunciou a construção emergencial de 320 casas. As obras terão início assim que as equipes de engenharia concluírem os diagnósticos técnicos e estruturais dos terrenos.

As empresas de construção civil que trabalham com o modelo off-site serão priorizadas. Elas substituem o “tijolo por tijolo” pela instalação de paredes pré-produzidas. As paredes são produzidas em indústria e chegam prontas para instalação, já com portas, esquadrias e sistemas elétricos e hidráulicos. O investimento deve ser de cerca de R$ 60 milhões, com padrão de custo por metro quadrado.

Esse processo acontecerá em paralelo ao repasse de até R$ 50 mil por família para reformas, cuja lei foi sancionada nesta terça-feira (11), chegando a um aporte planejado de R$ 50 milhões. Em outra linha, o Estado vai auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade de Rio Bonito do Iguaçu com R$ 1 mil por mês.

Equipes do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná (Ibape-PR) e da Cohapar, com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), estão desde domingo (9) em Rio Bonito do Iguaçu para avaliar as condições das edificações atingidas pelo tornado que devastou parte do município na sexta-feira (7). O grupo já mapeou cerca de 80% das residências e prédios públicos afetados.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262