Paraná
Museu de Arte Contemporânea do Paraná abre chamada para artistas de performance
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) lança no dia 24 de setembro, das 10h às 18h, equinócio de Primavera, o 3º Encontro em Performance. Além de artistas convidados, o museu lança também uma chamada aberta a todas e todos que queiram integrar a programação com suas pesquisas e propostas de performance de arte, que acontecerá simultaneamente das 16h às 18h. Para enviar sua proposta, basta fazer uma inscrição através deste formulário.
Esse projeto trata do desenvolvimento de um programa contínuo de ocupação dos espaços expositivos do MAC Paraná, com encontros entre artistas através de práticas simultâneas e duracionais em performance arte. As dinâmicas desses encontros em performance arte partem de ações individuais, mas que são colocadas em relação às ações de outros corpos num espaço/tempo compartilhado: aqui e agora.
O último encontro ocorreu no solstício de inverno, dia 21 de junho. Inédito no Paraná, essas performances têm inspiração direta em um movimento internacional de artistas, o Same but Difference: Equinox. Em 2017, durante o simpósio Being in Public: Encounters Outer Place/Inner Space, realizado na Irlanda do Norte, um artista chamado Chumpon Apisuk propôs a instauração de ações públicas pela liberdade e democracia realizadas sempre nos equinócios de março e setembro.
Serviço:
3º Encontro em Performance MAC Paraná+ equinócio de Primavera
Data: 24 (domingo), das 10h às 18h
Local: MAC no MON – Salão de eventos
Inscrições AQUI
Artistas confirmados
10h – Karina Marques
11h – Mônica Galvão (SP)
12h – Matheus Henrique, Matheus e Matheyas
13h – Vitória Gabarda
14h – Raphael Couto (RJ)
16h-18h: “Equinócio de Primavera” – performance aberta
Fonte: Governo PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.