Paraná
Município de Moreira Sales cumpre termo de ajustamento de conduta celebrado com o Ministério Público e regulamenta ocupação de cargos em comissão
O Município de Moreira Sales, no Centro Ocidental do estado, publicou decreto que regulariza a ocupação de cargos em comissão nos quadros da Administração Municipal. A edição da normativa é resultado de atuação do Ministério Público do Paraná que, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Goioerê, sede da comarca, firmou termo de ajustamento de conduta com o Executivo Municipal, a partir do qual o prefeito de Moreira Sales comprometeu-se a sanar irregularidades identificadas pelo MPPR nas apurações e regulamentar o tema.
O Decreto Municipal nº 392/2023, publicado no final do último ano, estabelece a obrigatoriedade de realização da chamada “due diligence”, processo estruturado de auditoria e investigação prévia às contratações de pessoal. O objetivo é impedir casos de nepotismo, acúmulo ilegal de cargos, conflitos de interesse, entre outras ilegalidades. A celebração do termo de ajustamento entre o MP e o Município foi resultado de inquérito civil instaurado com a finalidade de apurar a regularidade na destinação de cargos em comissão dos poderes públicos dos Municípios que integram a comarca.
Além da publicação da norma, o chefe do Executivo Municipal também comprometeu-se, a partir da assinatura do TAC, a exonerar alguns ocupantes de cargos em comissão em que foram constatadas irregularidades, bem como a abster-se de criar quaisquer novos cargos em comissão e nomear novos servidores em cargos atualmente vagos até que seja atingido o percentual abaixo dos 54% da despesa corrente líquida do Município com gastos com pessoal.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.