Paraná
Ministério Público denuncia professor de escola pública de Campo Largo por assédio sexual supostamente cometido contra oito alunas adolescentes
O Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, denunciou um professor de uma escola pública, da rede estadual de ensino, por 11 crimes de assédio sexual. O docente teria cometido os atos contra pelo menos oito vítimas, todas adolescentes na época dos fatos, ocorridos entre 2021 e 2023.
As informações sobre os casos surgiram a partir de um projeto da Promotoria de Justiça que inclui palestras em escolas públicas. Em uma dessas exposições, o representante do MPPR explicou que em alguns crimes – especialmente os que envolvem violência doméstica, assédio sexual e abusos – a palavra da vítima adquire maior relevância como prova para a condenação.
Alunas que assistiram à palestra sentiram-se então estimuladas a comunicar a situação de assédio que estavam sofrendo em sala de aula. Ouvidas pelo Ministério Público, as vítimas descreveram detalhadamente as condutas do professor, que se amoldariam ao tipo penal de assédio sexual, o que motivou o oferecimento da denúncia. De acordo com as vítimas, ele usaria o fato de ter sido secretário municipal de educação para desestimulá-las a registrar qualquer acusação contra ele, alegando que não teriam resultado.
Além da condenação pelos possíveis crimes, o MPPR requer liminarmente que o denunciado seja proibido de entrar na escola em que leciona, bem como de manter contato com as vítimas e testemunhas por qualquer meio de comunicação. Pede também que ele seja afastado do cargo.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249
Fonte: Ministério Público PR
Paraná
Processo de Avaliação Seriada da UEM tem 23,5 mil inscrições; veja a concorrência dos cursos
A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), divulgou nesta sexta-feira (7) a concorrência da terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2025, que ocorrerá no dia 23 de novembro. Ao todo, foram 4.056 candidatos inscritos na última etapa, sendo 3.769 não cotistas e 287 cotistas. Mais 19,5 mil inscrições foram contabilizadas nas outras etapas do concurso.
O processo de avaliação seriada é a modalidade de ingresso no ensino superior que avalia o candidato ao longo dos três anos do ensino médio, em vez de uma única prova. No PAS, são ofertadas 758 vagas para ingresso no ano letivo de 2026, sendo 471 de ampla concorrência e 287 voltadas a políticas afirmativas.
O curso mais concorrido é Medicina, com 522 inscrições. A concorrência universal é de 104,4 candidatos por vaga e a de cotas sociais é de 83 candidatos por vaga. A segunda maior concorrência é de Biomedicina, pelo sistema de cotas sociais, com 49 candidatos por vaga; seguida por Engenharia de Software (anteriormente chamado de Informática), com 48 candidatos por vaga pelas cotas sociais e 41,4 por ampla concorrência.
O curso de Nutrição, que é novidade neste concurso, teve 140 inscrições. A concorrência é de 41 candidatos por vaga pelo sistemas de cotas sociais e 35 candidatos/vaga para ampla concorrência.
A lista completa de cursos com a quantidade de inscritos, vagas e a concorrência registrada está disponível no site do processo.
As provas do PAS estão marcadas para 23 de novembro, em Maringá e outras dez cidades – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama. As inscrições homologadas e os locais de prova já podem ser consultados no site do concurso, no Menu do Candidato ou no App Vestibular UEM.
Fonte: Governo PR
-
Brasil7 dias agoComitê do Navegue Simples apresenta cronograma de reuniões para 2026
-
Paraná7 dias agoForça-tarefa contra escorpiões mantém mobilização e leva orientação às escolas
-
Educação7 dias agoGoverno do Brasil institui Sistema Nacional de Educação
-
Entretenimento7 dias agoMari Marquini usa fantasia com 11 kg de cristais: ‘Musa da Colorado do Brás
-
Educação7 dias agoEnem 2025: confira o passo a passo para visualizar o local de prova
-
Paraná7 dias agoEstado investirá R$ 16 milhões para fortalecer envelhecimento ativo e Universidade do Idoso
-
Agro7 dias agoAcordo comercial entre EUA e China impulsiona soja e eleva preços em Chicago
-
Paraná7 dias agoParaná, Mato Grosso do Sul e Paraguai alinham calendário de vacinação nas fronteiras
