Connect with us


Paraná

Justiça recebe denúncia oferecida pelo MPPR em Almirante Tamandaré contra ex-secretário municipal e servidores investigados por falsidade ideológica

Publicado em

O Judiciário recebeu denúncia criminal oferecida pela 4ª Promotoria de Justiça de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, contra quatro pessoas investigadas pelo crime de falsidade ideológica praticado durante procedimento licitatório. Os denunciados são dois servidores efetivos de Almirante Tamandaré, um ex-servidor público do Município, então ocupante de cargo em comissão, e um ex-secretário municipal.

Áudio do promotor de Justiça Márcio Soares Berclaz

A ação penal tramita na 1ª Vara Criminal de Almirante Tamandaré e se refere a falsidades ideológicas praticadas em um pregão presencial envolvendo a contratação de pessoa jurídica para a terceirização de recursos humanos pelo Município. O oferecimento da denúncia decorre de apurações conduzidas pela Divisão Estadual de Combate à Corrupção (Deccor) da Polícia Civil e de investigações iniciadas na Operação Via Fácil, deflagrada pelo MPPR em 2015.

O ex-secretário denunciado esteve à frente das pastas da Administração e da Fazenda, no período de janeiro de 2013 a julho de 2015.

Processo: 0009963-12.2018.8.16.0024

15/07/15 – OPERAÇÃO VIA FÁCIL – MP-PR cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em gabinetes da Prefeitura de Almirante Tamandaré

Leia mais:  Paraná alcança saldo de 78 mil novas empresas registradas na Junta Comercial em 2023

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook

Paraná

Procurador-Geral de Justiça do Paraná participa de reunião no STF sobre enfrentamento do crime organizado

Published

on

PGJ participa de reunião no STF sobre enfrentamento do crime organizado

O Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, participou de reunião com o Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Alexandre de Moraes, nesta segunda-feira (10/11), em Brasília, para discutir ações conjuntas de enfrentamento do crime organizado e estratégias de cooperação entre instituições. 

O encontro teve como pauta a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, conhecida como ADPF das Favelas, e a implementação de estratégias conjuntas para intensificar o combate às facções criminosas e garantir o cumprimento das determinações do STF sobre a realização de operações policiais em comunidades vulneráveis.

Protagonismo do MP

Francisco Zanicotti enfatizou que o Ministério Público precisa ser o protagonista nas discussões envolvendo o combate ao crime organizado, o controle externo da atividade policial e a segurança pública, o que foi acolhido pelo Ministro Alexandre de Moraes. “Essa é uma responsabilidade que nos cabe como titular exclusivo da ação penal pública em nome da sociedade brasileira”, afirmou Zanicotti.

O encontro contou com a presença do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta, dos demais Procuradores-Gerais de Justiça dos estados e do Distrito Federal e do Procurador-Geral do Ministério Público Militar.

Leia mais:  Por boas práticas, Agepar recebe certificações ouro e prata do governo federal

O Ministro Alexandre de Moraes destacou que o combate ao crime organizado exige planejamento, integração, uso de inteligência e maior eficiência da Justiça Criminal. Segundo ele, é necessário adotar medidas além do aumento de penas, como o fortalecimento do controle do Estado sobre o sistema penitenciário e o combate às fontes financeiras das organizações criminosas.

Marco do Crime Organizado

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, foi convidado por Alexandre de Moraes e participou de parte da reunião. Houve concordância sobre a necessidade de uma redação do Marco do Crime Organizado (Projeto de Lei 5.582/2025) que estabeleça com clareza as competências, sempre no intuito de ter mais efetividade no enfrentamento da criminalidade organizada.

Hugo Motta, anunciou que um novo relatório sobre o projeto de lei do deputado Guilherme Derrite poderá ser apresentado até o final do dia.

Integração e proteção de membros

Na reunião, foi destacada ainda a importância de ampliar a integração entre os Ministérios Públicos estaduais e federal, com uso de tecnologia e compartilhamento de informações para fortalecer a eficiência das investigações. Outro ponto abordado foi a proteção de membros do Ministério Público que atuam em casos sensíveis e o reforço dos mecanismos de cooperação institucional.

Leia mais:  Paraná alcança saldo de 78 mil novas empresas registradas na Junta Comercial em 2023

CNPG

Dando continuidade aos compromissos na capital federal, Francisco Zanicotti participou, na manhã desta terça-feira (11/11), da 9ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).

*Com informações do STF e do CNPG

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262