Connect with us


Paraná

IAT abre inscrições para conselhos consultivos da Ilha do Mel e da Ilha das Cobras

Publicado em

O Instituto Água e Terra (IAT) lançou dois editais em que convoca a sociedade civil e representantes do Poder Público para colaborar com processos ligados à administração das ilhas do Mel e das Cobras, em Paranaguá, no Litoral do Paraná. Os interessados vão compor os conselhos consultivos das Unidades de Conservação (UC).

A medida é inédita e atende determinação da Lei Federal 9.985/2000, regulamentada pelo Decreto Federal nº 4.340/2002 e pela Portaria IAT nº 225/2023. As vagas para cada conselho são ilimitadas, de acordo com a inscrição prévia.

Os interessados podem formalizar a adesão até o dia 8 de junho enviando a documentação necessária por meio do e-protocolo para IAT/DIPAM/GEAP.

ILHA DO MEL – Cerca de 95% da superfície da Ilha do Mel constitui uma Estação Ecológica, criada por decreto em 1982, para preservação e reconstituição de manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais. Os outros 5% do território formam um Parque criado em 2002 para recuperação dos ambientes naturais remanescentes das praias e costões rochosos, importantes para proteção da diversidade biológica.

As áreas de preservação possuem como entorno belíssimas praias e atrativos turísticos, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, o Morro do Farol e a Gruta das Encantadas, que, ao longo dos anos, transformaram a Ilha do Mel num dos pontos mais visitados por turistas brasileiros e estrangeiros no Paraná.

Leia mais:  Pessoas privadas de liberdade recebem certificados de curso profissionalizante em Cascavel

ILHA DAS COBRAS – Localizada na Baía de Paranaguá, a Ilha das Cobras tem 52 hectares de área remanescente de Mata Atlântica e é parada de descanso e alimentação de tartarugas marinhas jovens. Era o local de veraneio de antigos governadores do Paraná.

A estrutura da Unidade de Conservação – que conta com trapiche, casa de força, espaço de apoio, alojamento de pesquisadores, residências do guarda e a casa principal – está sendo completamente adaptada pelo Governo do Estado para receber a Escola do Mar, instituição profissionalizante que vai oferecer cursos de gastronomia, hotelaria e educação ambiental, entre outros.

A casa principal é dividida em três. Na primeira ala ficará o alojamento, que conta com um espaço de 202 metros quadrados, dividido em oito suítes com dois leitos cada uma. O espaço vai atender os participantes de curso e usuários da ilha.

A segunda ala tem 220 metros quadrados e será reservada para o apoio e capacitação. Além de quatro suítes que atenderão professores e equipe, vai contar com biblioteca e uma sala multiuso que será utilizada para aulas e reuniões. A ala central vai abrigar a cozinha industrial, com uma bancada para atender até 16 alunos, e um restaurante com cerca de 60 lugares.

Leia mais:  Tribunal do Júri de Curitiba condena a mais de 27 anos de prisão homem que matou a convivente, em um caso de homicídio sem cadáver

Com a reforma concluída, o Governo do Estado vai abrir processo de chamamento para definir o modelo e a formato do convênio que será estabelecido com a instituição que administrará a Escola do Mar.

Confira a documentação necessária para participar dos conselhos consultivos:

PODER PÚBLICO

– Ofício do órgão público assinado pelo chefe da Instituição Pública indicando o representante para compor o conselho;

– Comprovante de residência ou trabalho nas localidades abrangidas pelas Unidades de Conservação;

– Decreto de nomeação do servidor;

– Documentos pessoais, RG, CPF e comprovante de endereço;

SOCIEDADE CIVIL

– Ofício ou carta assinado pelo presidente e/ou liderança da entidade e/ou comunidade indicando o representante para compor o conselho;

– Comprovante que a pessoa indicada tenha domicílio ou trabalhe na localidade da Unidade de Conservação;

– Documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de endereço.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Passagens aéreas da nova rota entre Curitiba e Lisboa já estão à venda

Published

on

As passagens aéreas para a nova rota entre Curitiba e Lisboa, que passam a ligar as duas cidades a partir de 2 de julho de 2026, começaram a ser vendidas nesta terça-feira (11) no site da companhia e agências de turismo. Para marcar o início da comercialização dos tíquetes, a TAP Air Portugal anunciou tarifas promocionais para trechos de ida e volta a destinos europeus – a partir de US$ 498, mais taxas.

Os voos vão ocorrer três vezes por semana, sempre às terças, quintas e sábados. O trajeto em direção ao Velho Mundo prevê saída do Aeroporto Internacional Afonso Pena, com uma parada técnica no Rio de Janeiro (Galeão), para então seguir rumo ao Aeroporto Humberto Delgado, na capital lusitana. O percurso entre Lisboa e Curitiba, por sua vez, será direto.

As aeronaves selecionadas para a rota são Airbus A330-200, com capacidade para 269 passageiros. O novo serviço internacional representa um marco histórico para o turismo e os negócios no Estado, o que promete ampliar o fluxo de turistas europeus para o Paraná, além de facilitar o deslocamento de turistas e empresários paranaenses para o velho continente.

Leia mais:  Bombeiras militares do Paraná ganham mais espaço e assumem todo tipo de missão

Com a entrada de Curitiba na lista de destinos, a TAP Air Portugal passa a ligar 14 cidades brasileiras a Lisboa. A companhia já trabalha com rotas para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus. Além disso, há voos entre Porto e São Paulo e Rio de Janeiro. É a empresa aérea europeia com maior presença no Brasil.

ROTAS INTERNACIONAIS – O Paraná passa a contar agora com oito voos, sendo três conquistados no ano passado. Além de Lisboa, o Aeroporto Afonso Pena já conta com duas rotas para Santiago (Chile) e uma para Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). Foz do Iguaçu também conta com uma conexão com Santiago.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262