Norte do Estado
Grupamento ambiental de Arapongas totaliza 605 atendimentos em 2019 Por Da redação, TNOnline

A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) divulgou nesta quarta-feira (08) o relatório de atividades referentes à atuação do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) durante 2019. Ao longo de todo o ano, foram registrados 605 atendimentos.
Entre os destaques constam fiscalizações de locais com disposição e descarte de resíduos sólidos, contaminações hídricas, queimadas, desmatamento, maus tratos de animais, posse irregular de pássaros silvestres, entre outros. “No ano passado, houve também o aumento considerável nas ocorrências envolvendo a captura de animais silvestres no perímetro urbano, entre eles, capivaras, lagartos, tatus, ouriços e gambás. Vale salientar que a atuação do GDA conta com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para melhor eficácia na prestação dos serviços”, enfatiza o secretário de Segurança Pública, Paulo Argati.
Existente desde 2011 em Arapongas, o GDA busca através das fiscalizações o monitoramento e ações pontuais no combate a crimes ambientais e demais formas de agressões ao meio ambiente.
“O GDA executa ações em todo o território de Arapongas, visando contribuir na gestão ambiental e no apoio a toda a população. Esperamos para esse ano um ritmo ainda mais produtivo de trabalho”, diz Argati.
Em casos de irregularidades ambientais e demais informações, a população pode entrar em contato através do telefone: 153(GUARDA MUNICIPAL), ou 3902-1194(MEIO AMBIENTE).

Norte do Estado
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu

Automóveis bateram de frente na manhã de sexta-feira (17), em trecho de pista simples e sem acostamento da PR-445. Veículos ficaram totalmente destruídos.
O total de mortos no acidente entre dois carros que aconteceu na manhã de sexta-feira (17) na PR-445 em Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná, subiu para cinco.
Três pessoas morreram na hora e duas chegaram a ser socorridas com vida, mas não resistiram aos ferimentos. Uma delas faleceu durante o dia e a outra durante a noite.
A única sobrevivente do acidente foi uma criança, de seis anos, que na noite de sexta-feira (17) permanecia internada, estável.
De acordo com a Polícia Civil, um dos veículos envolvidos foi um sedan que transportava uma família de Goiás. Nele, estavam cinco ocupantes; três adultos e um adolescente, que morreram, e a criança sobrevivente.
No outro veículo, que tombou, estava apenas o motorista. Ele era morador de Campo Largo, cidade da região metropolitana de Curitiba, e morreu no local.
De acordo com informações apuradas pela RPC, as vítimas são:
- Laisa Fabrini Mendonça Machado, 36 anos (passageira do carro de Goiás);
- Everaldo Luís Miranda, 57 anos (motorista do carro de Goiás e marido de Laisa);
- Sirley Mendonça Cabral, 60 anos (passageira do carro de Goiás e mãe de Laisa);
- Victor Hugo Mendonça Souza, 16 anos (passageiro do carro de Goiás e primo de Laisa);
- Gerson José de Almeida, 42 anos (motorista do carro de Campo Largo).
Ainda segundo a apuração da RPC, a criança que sobreviveu é filha de Laisa e Everaldo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/N/chY9pfQAWriMvgSIHAxA/acidente-445-8.jpeg)
Estrutura de um dos carros ficou retorcida. — Foto: Kathulin Tanan/RPC
Segundo informações apuradas pela RPC, chovia no momento do acidente. O trecho em que os automóveis estavam é de pista simples e não possui acostamento.
Com o impacto da batida, os carros ficaram totalmente destruídos. Um deles foi arremessado para fora da pista e o outro tombou.
As causas do acidente estão sendo investigadas.