Cidades
Greve dos professores chega ao sétimo dia com maior adesão, aponta APP

A greve do funcionalismo público do Paraná chega, nesta segunda-feira (1º) ao sétimo dia. O movimento, segundo a APP atinge 90% dos colégios estaduais do Paraná. Na região de Umuarama, conforme o sindicato dos professores, houve um aumento de 70 docentes nesta segunda-feira.
Neste 1º de julho, alguns representantes da categoria estiveram presentes em Curitiba para um ato unificado. Eles se concentraram na Praça Santos Andrade e realizaram uma marcha até o centro cívico, onde os servidores permaneceram até à tarde para a sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O objetivo da manifestação na ALEP foi pedir o apoio de deputados para que o governo negocie com os servidores. 10 representantes de Umuarama estiveram presentes na manifestação na capital do Paraná.
“O movimento está crescendo e a expectativa é que aumente nos próximos dias com os trabalhos que estamos realizando de diálogo com os professores”, diz o presidente da APP em Umuarama, Claudemir Müller.
De acordo com o presidente, os destaques são as cidades de Iporã e Cruzeiro do Oeste. Iporã está com 90% de adesão e Cruzeiro do Oeste, dos três colégios existentes, o Colégio Estadual Almirante Tamandaré está com 80% de adesão e o Colégio Estadual Anchieta com quase 100%. Em Umuarama, os colégios José Balan e Princesa Izabel são os que mais possuem adesão, ambos com 50%.
A principal reivindicação das categorias do funcionalismo público é que o governo pague a data-base acumulada em 17% (reposição da inflação) aos servidores, conforme dados repassados pelo sindicato. Professores, funcionários, policiais e profissionais de outras categorias estão com os rendimentos congelados desde 2016. A reivindicação é de 4,94%, referente a inflação dos últimos 12 meses, mais a negociação dos atrasados. O cálculo das perdas é equivalente a não receber mais de dois salários por ano. Até o momento, o governo não renegociou a questão com os funcionários públicos, o que faz com que o fim da greve esteja longe de acontecer, já que a categoria segue na resistência.

Araucária
Duas pessoas desaparecem após barco virar em Represa na Grande Curitiba

Caso ocorreu na Represa do Passaúna, em Araucária. Bombeiros fazem as buscas
Dois homens foram vítimas de afogamento na manhã desta quarta-feira (27), na Represa do Passaúna, em Araucária.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, um homem ouviu gritos de pedido de socorro e, na sequência, viu um barco virado sobre o rio.
As equipes estão há fazendo as buscas. As vítimas não foram localizadas até o momento.
Informações preliminares apontam que as vítimas são vigilantes de uma empresa que realiza patrulhamento de barcos. De acordo com os bombeiros, os coletes foram encontrados na embarcação.