Connect with us


Curitiba

Festas tradicionais animam fim de semana em Curitiba

Publicado em

Duas festas tradicionais marcaram o fim de semana em Curitiba. No pavilhão de eventos do Parque Barigui,  o 29º Imin Matsuri, festival cultural que comemora a entrada do inverno e os 111 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. Na Rua da Cidadania do Cajuru, no sábado (29/6), teve arrasta pé, balão de drone e fogueira da inovação para comemorar o Dia de São Pedro.

O prefeito Rafael Greca fez questão de visitar ambas comorações. Na Rua da Cidadania do Cajuru, a festa junina em homenagem ao Dia de São Pedro loutou de famílias a Praça da Rua da Cidadania.

A comunidade dançou quadrilha. Bandas locais como Som Nativo, Juvêncio Cardoso e Banda e Paulinho do Capão da Imbuia e seus convidados animaram a festança. Greca ficou animado com o repertório que trouxe canções conhecidas como as Mocinhas da Cidade composição de  Nhô Belarmino e Nhá Gabriela. “A festa do Cajuru resgatou a mais antiga tradição musical brasileira e curitibana, com a modinha as Mocinhas da Cidade, barracas de pescaria, pinhão e o convívio das famílias nesta linda noite de São Pedro”, disse Greca.

A secretária Christiane Wegrzynovski, moradora da Vila Camargo estava animada com a festa. “Maravilhosa, bem organizada. Os preços das comidas estavam bons, as músicas animadas, muitas famílias participaram. Uma festa muito boa”, elogia.

Leia mais:  Suspeitos de terem roubado veículo morrem baleados

Balão de drone

Outro morador animado era o empresário José Soares que participou do arraial cantando com a Banda Som Nativo. “Festa maravilhosa. É a segunda vez que venho e este ano está mais animada ainda”. Ele gostou do balão de drone. “Todos os balões que soltam deveriam ser assim”, disse o empresário José Soares.

O balão foi idealizado pelo professor Rogério Belando e confeccionado no Fab Lab Cajuru. “No lugar do balão que causa incêndio e é danoso ao meio ambiente, um balão de inovação criado com drone que veio do céu para acender a fogueira”, comemorou o prefeito.

O arrasta-pé do Cajuru foi até 21 horas. Participaram do evento, os secretários municipais, Emílio Trautwein, da secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, da Educação, Maria Silvia Bacila, o diretor de Relações do Trabalho da Fundação de Ação Social, Cesario Ferreira Filho, a Administradora Regional do Cajuru, Adriane dos Santos e os vereadores Serginho do Posto e Fabiane Rosa.

Imin Matsuri

A festa da imigração japonesa, neste sábado e domingo (29 e 30/6) tem apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba. Música, comida, dança e cosplayers de mangás (pessoas vestidas e maquiadas como personagens de histórias em quadrinhos) são atrações da festa. O prefeito participou da cerimônia que traz sorte quando é quebrada a tampa do barril de saquê.  “É uma alegria receber esta festa que nos oferece a comunidade japonesa todos os anos”, disse o prefeito. que caíram no gosto do curitibano, disse o prefeito Rafael Greca.

Leia mais:  Guarda Municipal manda 133 novos oficiais para aumentar segurança em Curitiba

O Consul Geral do Japão, Hajime Kimura, explicou que nas cerimônias de comemorações, no Japão, o barril é aberto para ofertar o saquê a Deus. “A bebida é feita de arroz, um alimento sagrado para nós japoneses, é o prato principal da nossa comida”. Em seguida a bebida foi oferecida às autoridades e convidados.

O prefeito agradeceu e reforçou a importância dos japoneses na nossa história. “Bendito seja Deus que nos deu a imigração japonesa no Paraná e no Brasil. Benditos sejam os nossos antepassados que no navio Kasato Maru atravessaram os mares, em 1908 e atracaram neste Novo Mundo”.

Em seguida, o prefeito assistiu a apresentação do flautista Reison Kuroda, que tocou a música do vento. Greca convidou o músico japonês para participar da próxima edição da Oficina de Música, em janeiro. Teve ainda apresentações dos grupos Kinawa (dança com tambor) e Wakaba Taiko (tambores).

Também estiveram no 29º Imin Matsuri, a Procuradora-Geral do Munícipio, Vanessa Volpi e os coordenadores do evento, Yuichi Oshima e Hermes Murakami.

 

 

Comentários Facebook

Curitiba

Polícia prende suspeito de assassinar jornalista em Curitiba

Published

on

Cristiano Luis Freitas (Redes sociais)

O homem, de 27 anos, era investigado pelos crimes de roubo e extorsão contra seis vítimas. A polícia localizou o indivíduo em um flat no Centro da capital

 

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu o homem suspeito de assassinar o jornalista Cristiano Freitas. A vítima foi encontrada morta em sua casa, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, na tarde de terça-feira (4).

J. B. C., de 27 anos, era investigado pelos crimes de roubo e extorsão contra seis vítimas. Segundo as investigações, ele marcava encontros por aplicativo e depois realizava ameaças, com uso de arma de fogo, para que as vítimas efetuassem transações via pix.

As investigações apontam que o suspeito criava perfis falsos em redes sociais e se infiltrava em sites de relacionamentos para marcar encontros. Uma das vítimas relatou à polícia que foi forçada a fazer várias transações bancárias sob ameaças.

O veículo utilizado pelo suspeito, um HB20, foi identificado pela polícia, o que ajudou a localizá-lo em um flat no Centro de Curitiba. Ele foi levado para a Delegacia de Furtos e Roubos.

Leia mais:  Deltan Dallagnol usou partido político para atingir ministro do Supremo

Morte de jornalista causou grande comoção

A morte de Cristiano Luis de Freitas provocou um choque e comoveu o meio. Nas redes sociais, foram muitas as homenagens ao jornalista de 48 anos.

Ele também integrava a equipe do Festival de Teatro de Curitiba, que divulgou uma nota de pesar:

“É com profunda tristeza que informamos o falecimento do jornalista Cristiano Freitas, membro da equipe de assessoria de imprensa do 33 º Festival de Curitiba, aos 46 anos. Apaixonado por arte e cultura, Cris teve uma trajetória marcante em diversos veículos de comunicação e se destacava como um grande conhecedor do teatro. Este ano, a convite do coordenador Maximilian Santos, realizou um antigo desejo ao integrar nossa equipe, trazendo sua experiência, talento e entusiasmo.

Infelizmente, nosso colega foi encontrado em sua casa, e a causa de sua morte ainda não foi esclarecida. Estamos todos consternados, em choque e profundamente tristes com essa perda repentina. Em poucos dias de trabalho conosco, Cris já havia deixado sua marca, contribuindo com entrevistas, ideias e pautas instigantes, sempre com dedicação e energia contagiante. Seu entusiasmo fará muita falta.

Leia mais:  Onda de frio chega a Curitiba com geada no fim de semana

Expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e colegas que tiveram o privilégio de conhecê-lo e compartilhar momentos ao seu lado”.

No Instagram muitas postagens lembram com carinho do jornalista. “Uma das melhores pessoas que eu tive o prazer de conhecer na vida. Me ensinou TANTO. Um homem gentil, educado, atencioso, extremamente competente, sensível e acolhedor. Com um tino inacreditável para lidar e ensinar adolescentes. Um comunicador nato”, escreveu a vereadora Laís Leão (PDT).

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262