Connect with us


Paraná

Estiagem transforma paisagem do Rio Paraná, responsável pela energia gerada em Itaipu;

Publicado em

A estiagem transformou a paisagem do Rio Paraná, que é o principal responsável pela energia gerada pela Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no oeste do estado. O volume de água, acima da barragem da hidrelétrica, está 42% abaixo do normal.

Na primeira semana de abril, a vazão do Rio Paraná, acima da hidrelétrica, era de aproximadamente 6,7 milhões de litros por segundo, conforme a Itaipu Binacional.

Segundo a usina, essa foi a menor quantidade de volume de água dos últimos oito anos. Por causa dessa seca, veículos que estavam no leito do Rio Paraná foram revelados entre as pedras.

 

A Itaipu Binacional responde por 12% da energia consumida no Brasil e por mais de 90% do consumo do Paraguai, conforme a hidrelétrica.

A Itaipu represa o Rio Paraná para gerar energia e, segundo a hidrelétrica, o nível do lago está sendo mantido a cerca de dois metros abaixo do normal.

Dessa forma, a geração de energia da usina tem sido, em média, de 5,7 mil megawatts por dia, o que poderia abastecer praticamente duas cidades como Curitiba, com quase 2 milhões de habitantes cada.

Leia mais:  Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão em seis cidades em investigação de organização suspeita de fraudes a licitações

Fora do período de seca, segundo a Itaipu, a energia gerada diariamente varia entre 10 mil a 12 mil megawatts.

Conforme a usina, apesar da redução de energia gerada, tem sido possível atender a demanda por causa das medidas adotadas em combate ao novo coronavírus, que fecharam indústrias, comércio e escolas.

O Rio Paraná passa por grande parte do sul do Brasil e é o segundo maior rio da América do Sul.

Segundo a Itaipu, para a vazão do Rio Paraná aumentar, nas barragens da hidrelétrica, é necessário ocorrer chuvas no oeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul.

Comentários Facebook

Paraná

Processo de Avaliação Seriada da UEM tem 23,5 mil inscrições; veja a concorrência dos cursos

Published

on

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), divulgou nesta sexta-feira (7) a concorrência da terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2025, que ocorrerá no dia 23 de novembro. Ao todo, foram 4.056 candidatos inscritos na última etapa, sendo 3.769 não cotistas e 287 cotistas. Mais 19,5 mil inscrições foram contabilizadas nas outras etapas do concurso.

O processo de avaliação seriada é a modalidade de ingresso no ensino superior que avalia o candidato ao longo dos três anos do ensino médio, em vez de uma única prova. No PAS, são ofertadas 758 vagas para ingresso no ano letivo de 2026, sendo 471 de ampla concorrência e 287 voltadas a políticas afirmativas.

O curso mais concorrido é Medicina, com 522 inscrições. A concorrência universal é de 104,4 candidatos por vaga e a de cotas sociais é de 83 candidatos por vaga. A segunda maior concorrência é de Biomedicina, pelo sistema de cotas sociais, com 49 candidatos por vaga; seguida por Engenharia de Software (anteriormente chamado de Informática), com 48 candidatos por vaga pelas cotas sociais e 41,4 por ampla concorrência.  

Leia mais:  PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária a 1,2 mil pessoas em Imbituva

O curso de Nutrição, que é novidade neste concurso, teve 140 inscrições. A concorrência é de 41 candidatos por vaga pelo sistemas de cotas sociais e 35 candidatos/vaga para ampla concorrência. 

A lista completa de cursos com a quantidade de inscritos, vagas e a concorrência registrada está disponível no site do processo.

As provas do PAS estão marcadas para 23 de novembro, em Maringá e outras dez cidades – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama. As inscrições homologadas e os locais de prova já podem ser consultados no site do concurso, no Menu do Candidato ou no App Vestibular UEM.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262