Paraná
Estado participa de reunião do Conselho Estadual do Idoso em Cornélio Procópio
Começou nesta terça-feira (25) no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Cornélio Procópio a reunião ampliada e descentralizada do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi/PR). O evento, que tem o objetivo de levar as atividades do Cedi/PR para mais perto dos municípios, contou com a presença da secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte. O encontro termina na quarta-feira (26), quando é celebrado o Dia dos Avós.
Um total de 54 municípios participaram da reunião. Após a abertura do evento, os representantes dos municípios assistiram à palestra “Qualidade de vida para além da idade, com Elaine Pinheiro Neves de Macedo. Ela é professora no Curso de Especialização em Gerontologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e representante da UTFPR no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, além de pesquisadora no grupo de pesquisa Saúde do Idoso da Universidade Estadual de Londrina.
No primeiro dia também foram debatidos o papel do Ministério Público e dos conselhos municipais tanto no controle social quanto no âmbito das garantias dos direitos.
O presidente do Cedi/PR, Jorge Nei Neve, lembrou que é prerrogativa do Conselho realizar, pelo menos, duas reuniões descentralizadas ao ano. “A escolha de Cornélio Procópio para sediar nosso evento foi pensando no papel importante que o município desempenha nas atividades do cuidado à pessoa idosa”, disse.
A secretária Leandre Dal Ponte enfatizou o trabalho realizado pelo Paraná por uma política do cuidado e do protagonismo para as pessoas idosas.
“As cidades devem se preparar para acolher com dignidade, respeito e participação aqueles que envelhecem. Temos trabalhado em parceria com a OMS, através do programa Cidades e Comunidades Amigáveis às Pessoas Idosas, para auxiliar os municípios na preparação para um envelhecimento saudável através da medicina, preparação urbana e tecnologia”, afirmou.
Maria Gabriela Druzine, secretária da Mulher, Criança, Adolescente, Juventude e Idoso de Conélio Procópio, compartilhou um pouco da experiência do município com o Condomínio do Idoso, que foi entregue no ano passado pelo Governo do Estado. Atualmente, mais de 50 pessoas moram nas 40 casas do residencial.
“Cada um que está aqui hoje pode trazer uma realidade diferente que nós não temos conhecimentos e isso pode nos ajudar a trazer políticas públicas para nosso município, nossa região, e nosso Estado”, disse ela.
Após a abertura do evento, acompanhada do coordenador da Cohapar no Norte do Paraná, Vagno Orias, e da equipe da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), a secretária Leandre fez uma visita para conhecer o Condomínio do Idoso.
PRESENÇAS – Também participaram da abertura do evento, nesta terça-feira, a diretora de Igualdade Racial, Comunidades e Povos Tradicionais do Paraná, Clemilda Santiago; a coordenadora da Política da Pessoa Idosa da Semipi, Adriana Oliveir; o vereador de Cornélio Procópio, Anderson Cristiano de Araújo; a representante da população idosa de Cornélio Procópio, Rosangela Zavagli; o presidente do Conselho Municipal da População Idosa, Silvio Victor; e o representante da Casa de Saúde Dr. João Lima, o médico geriatra, João Batista.
Fonte: Governo PR
Paraná
Governador Ratinho Junior sanciona lei que prevê auxílio para famílias de Rio Bonito do Iguaçu
O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na noite deste domingo (9) a lei ( ) que altera o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) e agora prevê auxílio mais célere às famílias das cidades atingidas pelo tornado de sexta-feira (7). A Assembleia Legislativa aprovou o texto de maneira unânime em duas sessões extraordinárias neste domingo (9) em um esforço coordenado para auxiliar as vítimas.
Até então a lei permitia apenas repasse fundo a fundo com municípios e a mudança vai permitir o repasse direto de recursos financeiros às famílias que tiveram as casas destruídas, especialmente no município de Rio Bonito do Iguaçu. Os critérios serão estabelecidos por decreto, mas a ideia é liberar até R$ 50 mil por família. O investimento inicial deve ser de R$ 50 milhões.
“O objetivo era ser rápido e concluímos essa etapa com apoio fundamental dos nossos deputados estaduais. Esse esforço coletivo mostra que a união ajudará a reconstruir Rio Bonito do Iguaçu e outras localidades atingidas pelo tornado e os temporais dos últimos dias”, afirmou Ratinho Junior.
- Histórias comoventes: moradores de Rio Bonito do Iguaçu começam a reconstruir a vida
- Copel e Sanepar avançam na reconstrução dos serviços essenciais em Rio Bonito do Iguaçu
O Estado já iniciou o planejamento para a reconstrução de casas, da sede da Apae e das escolas de Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul. A reconstrução vai iniciar assim que as equipes de engenharia finalizarem os diagnóstico técnico e estrutural das residências. Cerca de 200 engenheiros da Cohapar e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR) iniciaram já neste domingo a avaliação dos prejuízos e também da condição estrutural das construções.
Em paralelo, a Cohapar também está elaborando um programa para a construção de novas casas na cidade, que teve 90% de sua estrutura comprometida, incluindo residências, comércio e prédios públicos.
O Governo do Estado do Paraná também está mobilizando um grande aparato de maquinários e equipes para o trabalho de limpeza e remoção de entulhos em Rio Bonito do Iguaçu. Desde a madrugada de sábado (8), mais de trinta equipamentos, entre escavadeiras, pás-carregadeiras, caminhões, pantaneiras e tratores, estão sendo utilizados para desobstruir vias, remover destroços e reorganizar os espaços públicos. Os maquinários foram cedidos pela Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, por municípios vizinhos e também por órgãos do Governo do Estado, como o DER-PR e a Defesa Civil Estadual.
CALAMIDADE – A Assembleia Legislativa também homologou o decreto estadual reconhecendo a situação de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, o que vai agilizar a reconstrução das moradias e garantir apoio imediato à população afetada.
Fonte: Governo PR
-
Polícial6 dias agoPCPR divulga foto de homem foragido por furto qualificado e associação criminosa em Curitiba
-
Entretenimento6 dias agoVirginia Fonseca curte dia de parque com as filhas em Madri: ‘Minhas princesinhas’
-
Economia7 dias agoSeminário reforça papel estratégico da gestão de riscos na modernização do comércio exterior
-
Brasil6 dias agoSecretaria Nacional de Aquicultura realiza oitiva da cadeia de peixes nativos e visita projeto de piscicultura sustentável em Rondônia
-
Agro6 dias agoMesmo com corte da Petrobras, gasolina sobe em outubro e etanol recua levemente, aponta Edenred Ticket Log
-
Paraná6 dias agoRatinho Junior recebe Troféu Guerreiro do Paraná durante posse de nova diretoria do MPP
-
Polícial2 dias agoMissão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
-
Entretenimento7 dias agoVirginia Fonseca e Vini Jr. posam agarradinhos: ‘Ele viaja para jogar’
