conecte-se conosco

Cidades

Engenharíadas trazem mais de 6 mil estudantes a Umuarama e aquecem comércio

Publicado

O Bemdito

Umuarama está movimentada nos últimos dias com a vinda dos atletas universitários de todo o estado para o município. Isso porque a cidade é sede das Engenharíadas Paranaense, que acontecem entre os dias 20 e 23 de junho.

O evento conta com a participação de mais de seis mil pessoas, que fazem parte dos cursos das Engenharias e Arquitetura de várias universidades públicas e privadas do Paraná. Em Umuarama, percebe-se a movimentação dos jovens em praças esportivas, lanchonetes, bares, farmácias, postos de gasolina e comércio em geral. Além de promover o esporte, os jogos têm o objetivo de proporcionar a integração entre os atletas e a população da cidade.

No restaurante Chapão Brasão, por exemplo, a proprietária Michele Crispim conta que o faturamento do estabelecimento dobrou nos últimos dois dias. “Nós mal abrimos e o restaurante já estava lotado hoje [sexta-feira]. Ontem o estabelecimento não iria funcionar por conta do feriado, mas lembramos que os atletas viriam para a cidade e decidimos abrir. Foi uma decisão certeira porque os jovens vieram em massa para cá no almoço”, diz Michele.

De acordo com a proprietária do restaurante, nos dias normais de expediente, uma grade de coca-cola é o suficiente para suprir a demanda do local. Nesta sexta-feira, porém, os responsáveis pelo estabelecimento tiveram que comprar mais cinco grades para atender todos os consumidores. “Fizemos mais comida para que mais pessoas pudessem se alimentar e mantivemos nosso preço normal de venda. Achei que os jovens iriam dar trabalho com bagunça, mas eles se comportaram no restaurante e foram bem-educados”, destaca Michele.

Leia mais:  CREA divulga abre concurso público com vagas para Umuarama e Maringá

A vendedora do Posto Itamaraty, da avenida Paraná, Ana Clara Machado também afirma que a venda das mercadorias no estabelecimento aumentou nos últimos dias. “Os jovens vêm aqui, tomam uma cerveja, comem um pão de queijo ou salgado e interagem com as pessoas. Por conta da demanda tivemos que comprar mais bebidas e salgados, mas é bom porque melhorou a economia do local e também porque até nós conseguimos fazer amizades e conversar com os universitários”, declara.

Com a cidade cheia de pessoas novas, alguns bares decidiram aumentar seus horários de expediente e abrir os estabelecimentos mais cedo do que o comum. É o caso do Vikings Lounge Beer, por exemplo. Segundo o proprietário do bar, Rafael Franco, a expectativa é que o movimento cresça nestes dias, já que o bar está localizado perto do Campus III da Unipar, que é um ponto de aglomeração dos jovens. “O movimento no fim de semana já costuma ser grande e estamos otimistas para sábado”, conta Franco.

Visão dos atletas

Andando pela cidade de um espaço esportivo para outro e passeando pelas ruas centrais de Umuarama com uniformes das atléticas participantes, os atletas chamam a atenção da população com o espírito esportivo e a animação que carregam. Para o estudante da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Ronald Peres, a cidade também vem agradando os universitários. “Aqui a logística é boa, os locais são relativamente perto e o preço dos produtos são atraentes. Por exemplo, eu moro em Foz do Iguaçu, lá é muito difícil achar um restaurante que tenha buffet livre por R$ 10. Aqui nós encontramos vários com esse preço. Na quinta-feira eu consumi três chopes por R$ 10, lá não é assim”, ressalta Ronald.

Leia mais:  Agência do Trabalhador está com 117 vagas de emprego disponíveis

O estudante da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Ponta Grossa, Álvaro Campagnoli também elogiou a estrutura da cidade. “Aqui nós nos sentimos seguros para andar na rua e também percebemos uma receptividade boa dos comerciantes que nos atendem com educação e vendem os produtos a preços justos, sem explorações por conta dos jogos”.

As Engenharíadas Paranaense têm disputas esportivas de 12 modalidades em diversos centros esportivos da cidade. O evento conta com o apoio da Secretaria de Esportes de Umuarama, mas são os próprios universitários, por meio das atléticas, que comandam cada detalhe. Nos dez anos da competição, esta é a terceira vez que a cidade recebe os jogos. No total, 26 atléticas estão inscritas e, dentre elas, está a Duemtios, que representa os cursos de Engenharia da Universidade Estadual de Maringá, câmpus regional de Umuarama.

Comentários Facebook

Cidades

Prefeito evangélico é alvo de macumba em Mato Grosso

Publicado

O prefeito Jeferson Ferreira Gomes (DEM), de Comodoro, extremo oeste de MT, que é evangélico, foi surpreendido por um “despacho espiritural” no cemitério da cidade. A informação é do site Olhar Direto.

Segundo a publicação, o despacho foi descoberto na primeira quinzena neste mês.

No local havia um papel com nome do prefeito em cruz, garrafa de cachaça e um sapo morto. Tudo junto e misturado. O “trabalho” foi descoberto por uma moradora que visitava o túmulo de parente.

O despacho estava na porta, com terra de cemitério sobre o nome.

Não se sabe por quais motivos, alguém deseja a morte do prefeito, que não comentou o assunto.

Mistério!

Comentários Facebook
Leia mais:  Agência do Trabalhador está com 117 vagas de emprego disponíveis
Continue lendo

Mais Lidas da Semana