Cidades
Engenharíadas trazem mais de 6 mil estudantes a Umuarama e aquecem comércio
Umuarama está movimentada nos últimos dias com a vinda dos atletas universitários de todo o estado para o município. Isso porque a cidade é sede das Engenharíadas Paranaense, que acontecem entre os dias 20 e 23 de junho.
O evento conta com a participação de mais de seis mil pessoas, que fazem parte dos cursos das Engenharias e Arquitetura de várias universidades públicas e privadas do Paraná. Em Umuarama, percebe-se a movimentação dos jovens em praças esportivas, lanchonetes, bares, farmácias, postos de gasolina e comércio em geral. Além de promover o esporte, os jogos têm o objetivo de proporcionar a integração entre os atletas e a população da cidade.
No restaurante Chapão Brasão, por exemplo, a proprietária Michele Crispim conta que o faturamento do estabelecimento dobrou nos últimos dois dias. “Nós mal abrimos e o restaurante já estava lotado hoje [sexta-feira]. Ontem o estabelecimento não iria funcionar por conta do feriado, mas lembramos que os atletas viriam para a cidade e decidimos abrir. Foi uma decisão certeira porque os jovens vieram em massa para cá no almoço”, diz Michele.
De acordo com a proprietária do restaurante, nos dias normais de expediente, uma grade de coca-cola é o suficiente para suprir a demanda do local. Nesta sexta-feira, porém, os responsáveis pelo estabelecimento tiveram que comprar mais cinco grades para atender todos os consumidores. “Fizemos mais comida para que mais pessoas pudessem se alimentar e mantivemos nosso preço normal de venda. Achei que os jovens iriam dar trabalho com bagunça, mas eles se comportaram no restaurante e foram bem-educados”, destaca Michele.
A vendedora do Posto Itamaraty, da avenida Paraná, Ana Clara Machado também afirma que a venda das mercadorias no estabelecimento aumentou nos últimos dias. “Os jovens vêm aqui, tomam uma cerveja, comem um pão de queijo ou salgado e interagem com as pessoas. Por conta da demanda tivemos que comprar mais bebidas e salgados, mas é bom porque melhorou a economia do local e também porque até nós conseguimos fazer amizades e conversar com os universitários”, declara.
Com a cidade cheia de pessoas novas, alguns bares decidiram aumentar seus horários de expediente e abrir os estabelecimentos mais cedo do que o comum. É o caso do Vikings Lounge Beer, por exemplo. Segundo o proprietário do bar, Rafael Franco, a expectativa é que o movimento cresça nestes dias, já que o bar está localizado perto do Campus III da Unipar, que é um ponto de aglomeração dos jovens. “O movimento no fim de semana já costuma ser grande e estamos otimistas para sábado”, conta Franco.
Visão dos atletas
Andando pela cidade de um espaço esportivo para outro e passeando pelas ruas centrais de Umuarama com uniformes das atléticas participantes, os atletas chamam a atenção da população com o espírito esportivo e a animação que carregam. Para o estudante da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Ronald Peres, a cidade também vem agradando os universitários. “Aqui a logística é boa, os locais são relativamente perto e o preço dos produtos são atraentes. Por exemplo, eu moro em Foz do Iguaçu, lá é muito difícil achar um restaurante que tenha buffet livre por R$ 10. Aqui nós encontramos vários com esse preço. Na quinta-feira eu consumi três chopes por R$ 10, lá não é assim”, ressalta Ronald.
O estudante da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Ponta Grossa, Álvaro Campagnoli também elogiou a estrutura da cidade. “Aqui nós nos sentimos seguros para andar na rua e também percebemos uma receptividade boa dos comerciantes que nos atendem com educação e vendem os produtos a preços justos, sem explorações por conta dos jogos”.
As Engenharíadas Paranaense têm disputas esportivas de 12 modalidades em diversos centros esportivos da cidade. O evento conta com o apoio da Secretaria de Esportes de Umuarama, mas são os próprios universitários, por meio das atléticas, que comandam cada detalhe. Nos dez anos da competição, esta é a terceira vez que a cidade recebe os jogos. No total, 26 atléticas estão inscritas e, dentre elas, está a Duemtios, que representa os cursos de Engenharia da Universidade Estadual de Maringá, câmpus regional de Umuarama.
Araucária
Duas pessoas desaparecem após barco virar em Represa na Grande Curitiba
Caso ocorreu na Represa do Passaúna, em Araucária. Bombeiros fazem as buscas
Dois homens foram vítimas de afogamento na manhã desta quarta-feira (27), na Represa do Passaúna, em Araucária.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, um homem ouviu gritos de pedido de socorro e, na sequência, viu um barco virado sobre o rio.
As equipes estão há fazendo as buscas. As vítimas não foram localizadas até o momento.
Informações preliminares apontam que as vítimas são vigilantes de uma empresa que realiza patrulhamento de barcos. De acordo com os bombeiros, os coletes foram encontrados na embarcação.
-
Curitiba6 dias ago
Nova barragem de água da Grande Curitiba começa a ser enchida no segundo semestre deste ano
-
Curitiba4 dias ago
Ônibus novos encolheram em Curitiba
-
Curitiba3 dias ago
Para reforma, ponte do Barigui fica interditada até o fim de fevereiro
-
Curitiba3 dias ago
Pimentel determina envio de medicamentos contra gastroenterite para apoiar Matinhos
-
Paraná6 dias ago
Criança de 1 ano e 8 meses morre no Paraná por suspeita de Metapneumovírus
-
Curitiba2 dias ago
Homem é atacado por abelhas em Curitiba; com mais de 100 picadas é encaminhado a hospital
-
Paraná5 dias ago
Visitas guiadas na Alep são aulas de história do Paraná
-
Paraná2 dias ago
Prefeitura fixa em 5,34% reajuste do IPTU 2025 em Paranavaí