Curitiba
Empresa de investimentos virtuais pode ter lesado centenas de pessoas no PR

Uma empresa de investimentos virtuais, com sede em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, está sendo investigada devido a oferta de lucro em investimentos acima dos valores de mercado. As investigações preliminares apontam que seriam centenas de investidores lesados, que foram atraídos pela possibilidade de ganhos de aproximadamente 14% ao mês.
O titular da Delegacia de Crimes contra a Economia e Proteção ao Consumidor Adriano Chohfi ressalta que o número exato de vítimas só será possível determinar no curso das investigações, a partir da denúncia e comparecimento dos lesados.
“Eram oferecidos por essa empresa rendimentos bem acima do valor de mercado, aproximadamente 14% ao mês, o que já gera uma suspeita de uma possível prática de crime. Nós ainda aguardamos as demais vítimas, são inúmeras vítimas, que elas compareçam aqui na Delegacia do Consumidor ou até em São José dos Pinhais e essas pessoas serão ouvidas para que a gente possa estimar a quantidade de possíveis vítimas que foram lesadas”, disse.
Adriano Chohfi conta que as investigações começaram a partir de denúncias de investidores que não conseguiram receber por seus investimentos desde o mês de dezembro. O delegado destaca que o procedimento desta empresa é semelhante ao de outras que já aplicaram golpes em Curitiba e Região.
“Há fortes indícios de que pode haver a prática de crime sim, porque nas outras investigações de empresas deste ramo o modus operandi era o mesmo. Elas ofereciam rendimentos acima do valor de mercado, cumpriam de início o combinado e posteriormente não mais cumprindo, alegando dificuldades, problemas no sistema, entre outros”, detalhou.
O delegado conta ainda que os proprietários desta empresa teriam mudado de Estado e já estariam fazendo outros investimentos. Adriano Chohfi aconselha as pessoas que sempre desconfiem quando forem ofertados ganhos em dinheiro muito fáceis.
“A gente orienta que não existe milagre, não existe dinheiro fácil. Então, as pessoas que pretendem investir nesse tipo de moeda tomem muito cuidado, porque essas falsas promessas, as promessas de juros muito altos, elas podem caracterizar o crime de estelionato”, aconselhou.
As vítimas desta empresa de investimentos virtuais estão sendo ouvidas pela delegacia de Crimes contra a Economia e Proteção ao Consumidor, que fica no bairro Alto São Francisco em Curitiba.

Curitiba
Polícia prende suspeito de assassinar jornalista em Curitiba

O homem, de 27 anos, era investigado pelos crimes de roubo e extorsão contra seis vítimas. A polícia localizou o indivíduo em um flat no Centro da capital
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu o homem suspeito de assassinar o jornalista Cristiano Freitas. A vítima foi encontrada morta em sua casa, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, na tarde de terça-feira (4).
J. B. C., de 27 anos, era investigado pelos crimes de roubo e extorsão contra seis vítimas. Segundo as investigações, ele marcava encontros por aplicativo e depois realizava ameaças, com uso de arma de fogo, para que as vítimas efetuassem transações via pix.
As investigações apontam que o suspeito criava perfis falsos em redes sociais e se infiltrava em sites de relacionamentos para marcar encontros. Uma das vítimas relatou à polícia que foi forçada a fazer várias transações bancárias sob ameaças.
O veículo utilizado pelo suspeito, um HB20, foi identificado pela polícia, o que ajudou a localizá-lo em um flat no Centro de Curitiba. Ele foi levado para a Delegacia de Furtos e Roubos.
Morte de jornalista causou grande comoção
A morte de Cristiano Luis de Freitas provocou um choque e comoveu o meio. Nas redes sociais, foram muitas as homenagens ao jornalista de 48 anos.
Ele também integrava a equipe do Festival de Teatro de Curitiba, que divulgou uma nota de pesar:
“É com profunda tristeza que informamos o falecimento do jornalista Cristiano Freitas, membro da equipe de assessoria de imprensa do 33 º Festival de Curitiba, aos 46 anos. Apaixonado por arte e cultura, Cris teve uma trajetória marcante em diversos veículos de comunicação e se destacava como um grande conhecedor do teatro. Este ano, a convite do coordenador Maximilian Santos, realizou um antigo desejo ao integrar nossa equipe, trazendo sua experiência, talento e entusiasmo.
Infelizmente, nosso colega foi encontrado em sua casa, e a causa de sua morte ainda não foi esclarecida. Estamos todos consternados, em choque e profundamente tristes com essa perda repentina. Em poucos dias de trabalho conosco, Cris já havia deixado sua marca, contribuindo com entrevistas, ideias e pautas instigantes, sempre com dedicação e energia contagiante. Seu entusiasmo fará muita falta.
Expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e colegas que tiveram o privilégio de conhecê-lo e compartilhar momentos ao seu lado”.
No Instagram muitas postagens lembram com carinho do jornalista. “Uma das melhores pessoas que eu tive o prazer de conhecer na vida. Me ensinou TANTO. Um homem gentil, educado, atencioso, extremamente competente, sensível e acolhedor. Com um tino inacreditável para lidar e ensinar adolescentes. Um comunicador nato”, escreveu a vereadora Laís Leão (PDT).