Connect with us


Paraná

Em reunião com prefeitos da Amusep, Piana reforça apoio do Estado a municípios

Publicado em

O governador em exercício Darci Piana se reuniu nesta sexta-feira (12), em Maringá, com cerca de 30 prefeitos da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), para ouvir as demandas da região e discutir novos projetos. Durante o encontro, realizado na Expoingá, os prefeitos apontaram as prioridades de cada localidade e reforçaram que o trabalho em conjunto vai potencializar ainda mais o Estado do Paraná.

Piana afirmou que o bom relacionamento e a parceria do Governo com as prefeituras é fundamental para que as necessidades da população sejam atendidas, independente de diferenças políticas. “Desde 2019, os 399 municípios do Paraná tiveram as suas demandas respondidas sem distinção de partido político, porque a preocupação é com as pessoas”, disse.

“A atuação das associações, como a Amusep, a Amunorpi e tantas outras, é sempre bem-vinda porque simplifica o relacionamento entre os órgãos e centraliza o diálogo, permitindo que o Estado receba em mãos todas as demandas dos municípios da região”, acrescentou o governador em exercício.

Outros assuntos, como o projeto da Nova Ferroeste, corredor ferroviário de 1,5 mil quilômetros que o Estado planeja construir entre Maracaju (MS) e Paranaguá, e ações de apoio e fomento à produção agrícola, com estímulo aos pequenos produtores, também foram discutidos durante o encontro.

Leia mais:  Corregedoria Nacional encerra correição de fomento à resolutividade no Ministério Público do Paraná

A Amusep completou 51 anos em março deste ano e tem como objetivos ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios associados.

Segundo o presidente da entidade e prefeito de Ângulo, Rogério Bernardo, foi um encontro importante para aproximar Estado e municípios. “É muito importante essa proximidade com o Governo do Paraná para que possamos apresentar as demandas de toda a região, que são de interesse coletivo dos municípios, e que também serão encaminhadas à Assembleia Legislativa”, relatou.

Os municípios associados à Amusep são: Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itaguajé, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Paranacity, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Sarandi e Uniflor.

PRESENÇAS – Estiveram presentes no evento os secretários estaduais da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e da Saúde, Beto Preto; o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski; o deputado federal Luiz Nishmori; os deputados estaduais Maria Victoria, Alexandre Curi, Tiago Amaral, Do Carmo, Alisson Wandscheer, Alexandre Curi, Delegado Jacovós e Evandro Araújo; o prefeito de Maringá, Ulisses Maia; a presidente da sociedade rural de Maringá, Maria Iraclézia; e demais autoridades.

Leia mais:  319 novos soldados completam a formatura histórica da PM e reforçam a segurança do Oeste e Sudoeste

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Processo de Avaliação Seriada da UEM tem 23,5 mil inscrições; veja a concorrência dos cursos

Published

on

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), divulgou nesta sexta-feira (7) a concorrência da terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2025, que ocorrerá no dia 23 de novembro. Ao todo, foram 4.056 candidatos inscritos na última etapa, sendo 3.769 não cotistas e 287 cotistas. Mais 19,5 mil inscrições foram contabilizadas nas outras etapas do concurso.

O processo de avaliação seriada é a modalidade de ingresso no ensino superior que avalia o candidato ao longo dos três anos do ensino médio, em vez de uma única prova. No PAS, são ofertadas 758 vagas para ingresso no ano letivo de 2026, sendo 471 de ampla concorrência e 287 voltadas a políticas afirmativas.

O curso mais concorrido é Medicina, com 522 inscrições. A concorrência universal é de 104,4 candidatos por vaga e a de cotas sociais é de 83 candidatos por vaga. A segunda maior concorrência é de Biomedicina, pelo sistema de cotas sociais, com 49 candidatos por vaga; seguida por Engenharia de Software (anteriormente chamado de Informática), com 48 candidatos por vaga pelas cotas sociais e 41,4 por ampla concorrência.  

Leia mais:  Sete novos promotores substitutos ingressam na carreira do Ministério Público do Paraná

O curso de Nutrição, que é novidade neste concurso, teve 140 inscrições. A concorrência é de 41 candidatos por vaga pelo sistemas de cotas sociais e 35 candidatos/vaga para ampla concorrência. 

A lista completa de cursos com a quantidade de inscritos, vagas e a concorrência registrada está disponível no site do processo.

As provas do PAS estão marcadas para 23 de novembro, em Maringá e outras dez cidades – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama. As inscrições homologadas e os locais de prova já podem ser consultados no site do concurso, no Menu do Candidato ou no App Vestibular UEM.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262