conecte-se conosco

Curitiba

Curitibana, de 94 anos, é símbolo da luta contra a covid-19

Publicado

A curitibana Adelaide Zanchet é símbolo de superação e da luta contra a covid-19 na capital paranaense. Com 94 anos, ela é a paciente mais idosa recuperada da doença no município, até o momento.

Depois de passar uma semana internada no hospital, o susto foi embora e agora ela “está muito bem, obrigada”, segundo a filha Leiry Zanchet, 74 anos.

Leiry conta que não tem ideia de como a contaminação ocorreu, uma vez que as duas estavam mantendo isolamento domiciliar há um mês, quando os primeiros sintomas apareceram. “Recebíamos comida em casa, e higienizávamos. Neste período, recebemos apenas uma visita, que ficou hospedada em nossa casa, mas essa pessoa não tinha sintomas”, lembra.

Repentinamente, Adelaide passou a ter febre de 37,8º C, dor de cabeça e dificuldade de respirar.

Leiry entrou em contato com o médico que faz o acompanhamento de sua mãe, que indicou que ela fosse levada ao hospital imediatamente e internada.

Adelaide ficou, ao todo, oito dias internada num hospital da rede privada. “Graças a Deus não precisou de UTI, respirador nada. No hospital, a febre dela abaixou, a saturação de oxigênio ficou boa”, conta Leiry, que é freira e tem licença da congregação para morar e cuidar da mãe. “Foi um período muito triste, mas que ficou para trás”, diz Leiry.

Leia mais:  Menina que desapareceu após sair de casa para emprestar livros em Curitiba é encontrada

Comentários Facebook

Curitiba

Curitiba é escolhida por revista americana como a cidade mais inspiradora em preservação de áreas verdes

Publicado

Curitiba foi escolhida, segundo a revista americana Wired, como a cidade mais inspiradora em preservação de áreas verdes. O ranking foi postado no perfil do Instagram da revista, que conta com 1,6 milhão de seguidores.

Além de Curitiba, representada na foto por uma belíssima capivara, estão no ranking as cidades de Seul (Coreia do Sul), Copenhagen (Dinamarca), Nova Iorque (Estados Unidos) e Singapura (cidade-estado situada na Ásia).
Ao citar Curitiba a Wired apresentou a capital paranaense como uma cidade planejada, com dez mini florestas, ou seja, os parques de Curitiba. Além disso destacou o reflorestamento de 136 mil árvores entre os anos de 2013 e 2016. A publicação destacou ainda que um dos parques, que é representado na postagem como o Barigui, tem capivaras como moradoras

Comentários Facebook
Leia mais:  Espécie em extinção, arara-azul nasce no Zoológico de Curitiba
Continue lendo

Mais Lidas da Semana