Connect with us


Paraná

Coronavírus: Secretário da Saúde diz que Paraná pode contratar até 600 leitos de UTI se houver ‘explosão de casos’

Publicado em

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que o estado pode contratar até 600 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) caso haja uma “explosão de casos” de coronavírus no Paraná.

Beto Preto apresentou detalhes do plano de contingência da Covid-19 no estado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na terça-feira (24), quando anunciou que o estado tinha 70 casos confirmados da doença.

A estimativa do Ministério da Saúde é que cerca de 10 mil pessoas sejam contaminadas com o vírus no Paraná, mas o secretário afirmou que o estado tem planos para um cenário mais grave, de até 30 mil casos no estado.

“Estamos preparando uma rede que possa receber mais casos do que estava previsto inicialmente, sempre trabalhando no excesso e não na falta. Se houver uma explosão de caso e a curva se agudizar em algum momento, nós temos a condição de neste período contratar 600 novos leitos de UTI”, disse.

Segundo o secretário, o plano de contingência atualmente prevê três cenários:

Leia mais:  Asfalto Novo, Vida Nova: governador libera R$ 45,3 milhões para 11 municípios
  • contratação de 200 novos leitos de UTIs e 300 leitos de enfermaria, caso a evolução do contágio aconteça conforme o previsto pelo Ministério da Saúde;
  • contratação de 350 leitos de UTI e outros 500 leitos de enfermaria, em um cenário intermediário;
  • contratação de 600 leitos de UTI, em um cenário extremo.

Inicialmente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) havia informado que previa a contratação de 300 leitos de UTI.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), estes números podem ser revistos, de acordo com o avanço da Covid-19 no estado.

O Beto Preto afirmou que os leitos contratados podem ficar à disposição do estado em até 45 dias.

Segundo a Sesa, atualmente existem cerca de 4 mil leitos à disposição em 61 hospitais no Paraná – nenhum deles sendo usado no momento para casos suspeitos de coronavírus.

Comentários Facebook

Paraná

Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

Published

on

Com o impacto, Ludmylla Moreno morreu no local.

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).

 

A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.

A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.

No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.

Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.

Leia mais:  Com quatro multas, Operação Quaresma combate pesca predatória na região Noroeste

Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).

Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.

O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.

A Polícia Civil investiha o caso.

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262