Connect with us


Paraná

Compagas aplica redução na tarifa de gás natural no Paraná

Publicado em

As tarifas de gás natural canalizado no Paraná terão uma redução média de 5% a partir de 1º de maio de 2023. A Companhia Paranaense de Gás – Compagas aplicará os novos valores, conforme a homologação realizada pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar).

A principal justificativa para a redução na tarifa se deve à queda no preço da molécula anunciada pela Petrobras em abril. A estatal é a principal supridora da Compagas e o contrato firmado prevê atualizações trimestrais do preço do gás, acompanhando as oscilações do petróleo tipo Brent e da taxa de câmbio.

A solicitação para redução do preço do gás na tarifa foi proposta pela Compagas à Agepar no início do mês de abril visando a manutenção da competitividade e da ampliação do uso do combustível no Paraná, mesmo sem o atingimento do gatilho estabelecido no mecanismo da conta gráfica para repasse imediato do menor preço aos consumidores.

Todos os segmentos atendidos pela Companhia serão contemplados com a atualização. O setor industrial, que responde por mais de 80% do volume distribuído pela Compagas, terá uma redução média na tarifa de 5,87%, com destaque para o segmento ceramista, que tem o gás natural como principal insumo de sua produção, com uma queda na tarifa de 6,67%.

Leia mais:  PCPR na Comunidade atende centenas de moradores da Cidade Industrial de Curitiba

O Gás Natural Veicular (GNV), na contramão dos aumentos dos combustíveis líquidos, terá uma redução de 5,68%. Já os clientes do setor comercial contarão com baixa de 4,06% e para o residencial, a queda será de até 3,52%.

Essa é a segunda atualização aplicada em 2023 no Paraná. A primeira, em fevereiro, reduziu, na média, em 11% as tarifas do gás natural canalizado. A Compagas destaca que ao longo do ano continuará suas ações em busca de novos supridores, por meio de chamadas públicas e modalidades contratuais alternativas de suprimento, para diversificar seu portfólio e firmar contratos com o objetivo de obter melhores condições comerciais e operacionais para atender seus mercados e oferecer ainda mais competitividade aos consumidores do gás canalizado.

As novas tarifas homologadas pela Agepar serão publicadas em Diário Oficial do Estado do Paraná e também estarão disponíveis para consulta no site da Compagas.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

Published

on

Com o impacto, Ludmylla Moreno morreu no local.

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).

 

A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.

A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.

No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.

Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.

Leia mais:  Centenas de profissionais da Copel trabalham para restabelecer energia no Paraná

Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).

Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.

O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.

A Polícia Civil investiha o caso.

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262