Paraná
Com aporte de R$ 2 milhões, passarelas e pontes em Telêmaco Borba e região serão reformadas
A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), assinou contrato para reforma e manutenção de três passarelas em Telêmaco Borba, duas pontes em Ivaí e uma ponte em Imbaú, nos Campos Gerais, além de uma ponte em Cândido de Abreu, na região central.
O investimento do Governo do Paraná será de R$ 2.012.054,19. As obras serão executadas pelo Consórcio OAEs Campos Gerais, vencedor do edital por ter apresentado a proposta de preços mais vantajosa para a administração pública e ter a sua documentação de habilitação aprovada por comissão de julgamento do DER/PR.
O prazo de execução será de quatro meses, a contar após a emissão da ordem de serviço. Os serviços previstos incluem reparo e recuperação de estruturas de concreto, instalação e recomposição de dispositivos de drenagem e acessos, recuperação de pavimento, novo contrapiso em argamassa, reparo e instalação de nova sinalização e dispositivos de segurança, limpeza, roçada, poda de árvores e pintura, entre outros.
- Sondagens e reuniões técnicas marcam início da nova fase da Ponte de Guaratuba
- Paraná delega rodovias à União e maior pacote de concessões do País avança mais uma etapa
Neste contrato estão inclusas a reforma de três passarelas em Telêmaco Borba, na PR-160, com reforço de estrutura e reparos visando a segurança dos pedestres. A passarela do km 212,96 vai receber um novo contrapiso, com a demolição do atual e substituição por um novo de concreto, com espessura de 3,00 cm. Já para passarela do km 213,96, está previsto o reforço em estruturas metálicas para as vigas de concreto.
Cerca de 25% do valor do contrato será investido na manutenção da Ponte do Rio Imbaú, na PR-340, no limite entre Telêmaco Borba e Imbaú, com estrutura de 64,1 metros de extensão e largura de 8,30 metros. A obra de arte especial também irá receber implantação de defensa metálica e novas barreiras de concreto New Jersey. Outras pontes importantes que serão revitalizadas são a Ponte Rio Ubazinho, na PR-535, em Cândido de Abreu, e a Ponte Rio dos Índios, na PRC-487, em Ivaí.
A localização de cada estrutura pode ser verificada AQUI, na aba CP 170/2022:
Ponte Rio Imbaú na PR-340, limite entre Telêmaco Borba e Imbaú
Ponte Rio dos Índios na PRC-487, em Ivaí
Ponte Rio Água Fria na PRC-487, em Ivaí
Passarela no km 215,02 da PR-160, em Telêmaco Borba
Ponte Rio Ubazinho na PR-535, em Cândido de Abreu
Passarela no km 212,96 da PR-160, em Telêmaco Borba
Passarela no km 213,96 da PR-160, em Telêmaco Borba
Fonte: Governo PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.