Paraná
Até 2040, Paraná terá 118 idosos para cada 100 crianças, estima governo
Sensibilizar a sociedade para o combate à violência contra pessoas idosas e pensar políticas públicas de promoção e proteção da pessoa idosa foram temas de um seminário em alusão ao 15 de Junho, Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento aconteceu no auditório Mario Lobo, do Palácio das Araucárias, em Curitiba, e foi promovido pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, por meio da Escola em Educação de Direitos Humanos (Esedh) e da Coordenação da Política Pública da Pessoa Idosa.
O painel foi destinado a pessoas idosas, gestores, conselheiros municipais e estaduais, técnicos da área, escritórios regionais e demais interessados da comunidade no tema. O intuito da Secretaria é aprofundar as ideias para alcançar mais cidades no Paraná. Essa é uma das prioridades do governador Carlos Massa Ratinho Junior por conta do envelhecimento da população – estimativas apontam que, até 2040, a proporção será de 118 idosos a cada 100 crianças no Paraná.
Durante o evento, o secretário da Sejuf, Ney Leprevost, enfatizou como essa diretriz vai impactar o Estado. “Nossa prioridade é a população idosa, por isso estamos estudando a implantação nos municípios do Espaço Intergeracional, voltado a programas, atividades e ações solidárias. Jovens e idosos vão fortalecer os vínculos entre gerações”, disse.
“Quando falamos em violência contra os idosos lembramos da violência física. Mas a violência contra o idoso tem muitas faces e se manifesta no cotidiano de várias formas. Por isso é hora de pensar em um projeto de futuro, com a conscientização de uma sociedade que todos nós sonhamos”, complementou a chefe do Departamento de Políticas Públicas para Crianças, Adolescente e Idoso, Ângela Mendonça.
Para o Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Jorge Nei Neves, que também participou do seminário, no Paraná, 340 municípios já realizaram conferências municipais para discutir o papel do idoso na sociedade e, especialmente este ano, o debate vai girar em torno do papel das políticas públicas e os desafios de envelhecer no século 21. “A violência contra os idosos se dá de várias maneiras, até na falta de acessibilidade do espaço urbano”, lembrou. O Conselho foi implantado em 1997, mesmo ano da implantação do Disque Idoso.
Denúncia – No seminário, o coordenador da Política da Pessoa Idosa da Sejuf, Matheus Modsek, fez uma explanação sobre a política no Estado e sobre o funcionamento do canal que já recebeu mais de 590 denúncias nos primeiros cinco meses de 2019, a grande maioria delas por violência física praticada por familiares, com associação ao uso de drogas e bebidas alcoólicas.
“Isso reflete no nosso atendimento, que se tornou mais humanizado devido a qualificação dos nosso profissionais e aproximação com instituições e organizações que trabalham com a área da pessoa idosa”, disse.
O Disque Idoso é um serviço telefônico estadual gratuito ligado a um banco de dados que coloca à disposição da população orientações sobre os direitos da pessoa idosa, presta informações, encaminha denúncias e sugestões sobre serviços públicos. Ele está disponível nos 399 municípios paranaenses.
Para denunciar ligue para o 0800 41 0001 (ligação gratuita e sigilosa). Atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. E-mail: [email protected].
Paraná
Rei do pó vai em cana no Paraná
Um jovem de 20 anos, que gosta de ser chamado de rei do pó foi preso no início da semana com 450 gramas de cocaína avaliadas em R$ 25 mil, no Conjunto Floresta, em Sarandi, cidade da Região Metropolitana de Maringá, no Paraná, no dia seguinte a Polícia Militar o deteve pela segunda vez.
Sarandi é uma das cidades mais violentas do Paraná e o município é usado como base para o tráfico de drogas em Maringá.
Na primeira vez, uma equipe da Rotam da PM de Sarandi descobriu que ele vendia drogas por um meio de disk entrega, o cliente ligava para o celular dele para receber em casa ou em qualquer outro lugar marcado, com auxílio de motoboys, com pagamento via pix.
O suspeito no momento da prisão estava embalando o entorpecente em casa, já tinha preparado mais de 400 papelotes da droga, foi feito o flagrante e liberado.
O MP-PR recorreu da decisão da soltura e uma nova ordem judicial foi expedida pela juíza da vara criminal de Sarandi.
A Polícia Civil foi até a casa do traficante e cumpriu a decisão, encaminhando o jovem para o departamento penitenciário.
Em abril do ano passado, o rei do pó foi vítima de uma tentativa de homicídio e recebeu mais de 10 tiros, mesmo assim sobreviveu e depois disso iniciou o disk pó.
-
Curitiba6 dias ago
Nova barragem de água da Grande Curitiba começa a ser enchida no segundo semestre deste ano
-
Curitiba4 dias ago
Ônibus novos encolheram em Curitiba
-
Curitiba3 dias ago
Para reforma, ponte do Barigui fica interditada até o fim de fevereiro
-
Curitiba3 dias ago
Pimentel determina envio de medicamentos contra gastroenterite para apoiar Matinhos
-
Paraná6 dias ago
Criança de 1 ano e 8 meses morre no Paraná por suspeita de Metapneumovírus
-
Curitiba2 dias ago
Homem é atacado por abelhas em Curitiba; com mais de 100 picadas é encaminhado a hospital
-
Paraná5 dias ago
Visitas guiadas na Alep são aulas de história do Paraná
-
Paraná2 dias ago
Prefeitura fixa em 5,34% reajuste do IPTU 2025 em Paranavaí