conecte-se conosco

Esportes

“Aos nove anos, passei a ir treinar sozinho”: A trajetória de Edu até os Aspirantes

Publicado


O zagueiro Edu foi contratado pelo Rubro-Negro junto ao Cruzeiro em junho do ano passado. Passados quase 10 meses na nova casa, ele já está mais adaptado ao clube e tem mostrado suas qualidades.

Edu foi um dos pilares da defesa que conduziu o Athletico à final do Campeonato Brasileiro Sub-20, na última temporada. Integrado ao elenco de Aspirantes, o zagueiro foi titular na estreia do Campeonato Paranaense, diante do Cianorte.

Nascido em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Edu conta que sua infância foi baseada em brincadeiras de rua, principalmente o futebol, ao lado do irmão mais velho e de amigos do bairro. Foi também por conta do irmão que ele passou a levar o futebol mais a sério.

“Comecei vendo meu irmão jogar. Como ele é mais velho e não tinha a minha categoria onde ele treinava, minha mãe conversou com o treinador para que eu pudesse jogar com eles”, contou Edu.

Mesmo jogando com o irmão, as idas à escolinha não eram fáceis. Com dificuldades financeiras, a mãe fez “manobras” para que os filhos pudessem continuar praticando o esporte que amavam.

  São Paulo perde para Athletico e se despede do Brasileiro Sub-20 nas quartas de final

Leia mais:  Sexta de trabalho forte e preparação intensificada com a equipe do Internacional

“A pior parte [da trajetória] foi quando eu e meu irmão precisávamos treinar e minha mãe tinha que trabalhar, não tinha ninguém para nos levar. Às vezes, também não tinha dinheiro. Minha mãe pegava emprestado para nos levar e pagar mensalidade”, disse Edu. “Uma época, meu avô passou a me levar, mas ele infelizmente adoeceu e, aos nove anos, passei a ir treinar sozinho”, completou.

Com oito anos, ele iniciou a trajetória nas escolinhas de futebol do Cruzeiro. A qualidade demonstrada chamou a atenção do clube mineiro, que o integrou às categorias de formação. Ao todo, foram 12 anos na Raposa. Neste período, chegou a defender a Seleção Brasileira nas categorias Sub-15 e Sub-17 e estreou entre os profissionais.

O interesse do Athletico surgiu no ano passado e fez o garoto, com ainda 19 anos, tomar uma das principais decisões de sua vida. “[O Cruzeiro] foi o clube onde vivi por 12 anos. E por eu ser de Belo Horizonte, estava perto da família e amigos. Foi a decisão mais difícil até hoje”, revelou.

  Furacão terá 23 jogadores à disposição contra o São Paulo

Leia mais:  Flamengo vence o Sport por 2 a 0 e se aproxima do G4 do Brasileirão

Mas o clube fez questão de dar todo o suporte para que Edu se sentisse bem, mesmo longe da cidade natal. Com os familiares mais próximos vivendo em Curitiba, as coisas ficaram mais fáceis. “A minha adaptação ao Athletico foi muito tranquila, fui muito bem recebido por todos. Hoje, já me sinto em casa”, afirmou.

Agora, é o torcedor do Furacão que está de olho na jóia. Na temporada passada, no Brasileirão Sub-20, Edu fez 22 jogos, todos como titular, e ainda anotou dois gols. Ele compõe a equipe de Aspirantes na temporada 2021 e tem contrato com o Athletico até 2024.

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br – Arquivo

Comentários Facebook

Esportes

Danilo avança na transição física, e Palmeiras finaliza preparação para duelo com Sport

Publicado


O Palmeiras começou na tarde desta sexta-feira (22), na Academia de Futebol, a preparação para o confronto com o Sport, na segunda (25), às 21h30, no Allianz Parque, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. A novidade do dia foi o meio-campista Danilo, que avançou em seu processo de transição física.

Recuperado de canelite na perna direita e na perna esquerda, o camisa 28 trabalhou pela primeira vez com o grupo após o problema físico. O jogador, no entanto, atuou como ‘curinga’ (tendo podido tabelar com ambos os times) e saiu antes do final das atividades técnicas – as duas em dimensões reduzidas, sendo a primeira somente com atletas de linha e a segunda com a presença dos goleiros. Danilo jogou pela última vez contra o Juventude, no dia 3 de outubro, e foi desfalque diante de América-MG, Red Bull Bragantino, Bahia, Internacional e Ceará.

Mayke fez movimentações no gramado com profissionais da preparação física alviverde (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O lateral-direito Mayke, depois de ter feito uma cirurgia no joelho direito, realizou movimentações internas e também no gramado, inclusive com bola, sob a supervisão da preparação física alviverde. Jorge e Gabriel Menino cumpriram cronograma no centro de excelência com o Núcleo de Saúde e Performance.

  Palmeiras realiza últimos ajustes para clássico com o Corinthians

Leia mais:  Equipe principal do Athletico PR finaliza mais um dia de treinos

Autor do gol da vitória sobre o Ceará, na quarta (20), o atacante Deyverson valorizou o momento coletivo da equipe. “Pessoalmente, é muito bom voltar a marcar. Venho tendo oportunidades e tentando sempre aproveitá-las ao máximo. Em relação ao grupo, estão todos de parabéns pela segunda vitória consecutiva no campeonato após um momento turbulento, mas futebol é assim. Agora é continuar neste foco e nesta determinação para manter esta sequência”, afirmou.

O Verdão volta a treinar no sábado (23), às 10h. O Maior Campeão do Brasil ocupa no momento a terceira posição do Brasileirão com 46 pontos. No primeiro turno, no dia 4 de julho, o Palmeiras venceu o Sport por 1 a 0, com gol do meio-campista Gustavo Scarpa.

O atacante Dudu durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

fonte: https://www.palmeiras.com.br/pt-br/noticias/danilo-avanca-na-transicao-fisica-e-palmeiras-inicia-preparacao-para-duelo-com-sport/

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana