Connect with us


Paraná

Antes mesmo do frio mais intenso, Paraná já confirma 51 mortes por gripe

Publicado em

Sesa-PR

O informe semanal sobre os casos de gripe no Paraná registra 212 casos confirmados de gripe no estado, com 51 óbitos. São 8 mortes a mais que na semana anterior que apontava 43. Os óbitos confirmados aconteceram em Foz do Iguaçu, Maringá, Curitiba e Cambé.

Do começo do ano até agora, Foz do Iguaçu é o município que registra maior número de mortes com 13 confirmações. Na sequência, Curitiba com 7 óbitos confirmados desde o começo do ano.

O boletim também aponta que a faixa etária acima dos 60 anos é a mais atingida pela gripe. Depois vem as crianças menores de 6 anos.

PREVENÇÃO – Com a chegada do inverno, na próxima semana, a Sesa recomenda medidas preventivas. “A gripe é uma doença respiratória aguda que deve ser levada a sério”, ressalta o Enfermeiro Chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis Renato Lopes. Os sintomas são aparecimento súbito de calafrios, febre, tosse seca, mal-estar, dores no corpo e na garganta, fadiga. Podem ainda estar presentes: diarréia, vômito, fadiga, rouquidão.

Leia mais:  Amep realiza pesquisa anual de satisfação dos usuários do transporte metropolitano

Como medidas preventivas, a Sesa recomenda: freqüente higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos. Em caso de não haver disponibilidade de água e sabão, é recomendado o uso de álcool gel 70%; cobrir nariz e boca com a dobra do braço quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas e manter os ambientes bem ventilados.

Comentários Facebook

Paraná

Carnaval no litoral do Paraná reuniu quase 500 mil pessoas no fim de semana

Published

on

O Carnaval no litoral do Paraná reuniu cerca de 473 mil pessoas entre sábado (14) e domingo (15), conforme estimativas da Polícia Militar do Paraná (PMPR). A maior concentração de público foi registrada nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Antonina e Pontal do Paraná, que concentraram grande parte da programação carnavalesca e do fluxo turístico no período.

Matinhos liderou a movimentação no fim de semana, com aproximadamente 290 mil pessoas, impulsionadas por uma programação diversificada e distribuída em diferentes pontos da cidade. O município recebeu blocos tradicionais, apresentações de bandas carnavalescas e desfiles com trios elétricos na região central, em Caiobá e na Praia Mansa, mantendo fluxo intenso de foliões ao longo do dia e da noite.

Em Guaratuba, cerca de 83 mil pessoas participaram das festividades entre sábado e domingo. A programação foi marcada principalmente por desfiles de trios elétricos e blocos de Carnaval ao longo da orla e na área central, além de atividades voltadas ao público infantil, como matinês, ampliando o perfil dos frequentadores e garantindo presença constante de famílias e turistas.

Leia mais:  Soluções em saneamento: startups começam novo ciclo de inovação na Sanepar

Antonina reuniu aproximadamente 50 mil foliões no período, mantendo o formato tradicional do carnaval local. A cidade recebeu blocos de rua, apresentações de bandas musicais e desfiles de escolas de samba, realizados em áreas históricas do município, o que reforçou o caráter cultural dos festejos.

Já em Pontal do Paraná, a estimativa foi de cerca de 33 mil pessoas entre sábado e domingo, com eventos distribuídos em diferentes balneários. A programação incluiu desfiles de trios elétricos em Praia de Leste, Santa Terezinha e Ipanema, além de blocos carnavalescos e apresentações musicais em Pontal do Sul, contribuindo para uma movimentação expressiva e descentralizada ao longo da orla.

INTEGRAÇÃO – O planejamento operacional para o Carnaval 2026 foi estruturado de forma integrada, com base em análise técnica e no uso de recursos tecnológicos, visando a gestão de grandes fluxos de pessoas e a resposta rápida a ocorrências. As forças de segurança atuam de maneira coordenada no policiamento ostensivo, na organização dos espaços festivos e no ordenamento do fluxo de veículos e pedestres, com interdições programadas, controle de acesso e garantia de corredores livres para atendimento de emergências.

Leia mais:  Oportunidade: Agências do Trabalhador ofertam 13,6 mil vagas com carteira assinada

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262